BENEFÍCIOS DA FÉ - Parte 2

Leia a primeira parte do artigo sobre os Benefícios da Fé Parte 1

Continuando a nossa reflexão sobre os Benefícios da Fé, na primeira parte enumerámos alguns dos benefícios naturais da fé. Hoje podemos apontar mais alguns extremamente importantes no plano espiritual.

1. DÁ A SALVAÇÃO ETERNA
“Porque é pela graça que estão salvos, mediante a fé. E isto não é mérito vosso, é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8-9 (BPT)
A fé não somente nos oferece a salvação espiritual, como inicia em nós a eternidade. Começamos a conhecer ao Senhor Jesus nesta existência, mergulhamos em intimidade com Ele, e um dia O veremos face a face (João 17:3), em perfeição e glória. Apreendermos o que significa estarmos com Deus para sempre, está para além da nossa capacidade mental, mas uma coisa temos a certeza: será mais grandioso, admirável e genuíno do que alguma vez possamos imaginar!

2. TORNA-NOS AMIGOS DE DEUS
“nos alegramos por causa daquilo que Deus fez por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, que agora nos tornou amigos de Deus.” Romanos 5:11 (NTLH)
Temos no Pai o nosso melhor confidente, parceiro, protector e amigo íntimo que possamos desejar, e a amizade de Deus não é interesseira nem passageira: Ele não precisa de nada que lhe possamos dar, nem depende de quaisquer habilidades, status ou bens para se impressionar. Ele quer-nos na sua companhia, pelo simples prazer de estar connosco: não há nada que possamos fazer para alterar o Seu infinitivo amor por nós.

3. TEMOS VISÃO SOBRENATURAL
“Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.” 2 Coríntios 5:7 (NTLH)
A visão é um sentido excepcional: permite-nos avaliar uma situação, interagir com o universo ao nosso redor, tomar decisões (por vezes em milésimos de segundo) e admirarmos a beleza e a harmonia. Porém, se a visão estiver turva, distorcida ou desajustada, pode prejudicar-nos com gravidade. A visão sobrenatural é um sentido espiritual que se treina, através dos Dons do Espírito Santo, da prática da Palavra de Deus e das experiências com Cristo. Quanto mais afinada for a nossa “visão RX sobrenatural”, melhor descobriremos armadilhas, falsos atalhos, “amigos da onça” e mais correctamente saberemos tomar as decisões certas e com maior eficácia.

4. TEMOS VITÓRIA CONTRA O MUNDO
“esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” 1 João 5:4 (RC)
As pessoas que crêem, são 2 ou 3 vezes mais propensas a agir e a envolver-se na sociedade, por terem uma melhor auto-estima e um maior sentimento de compaixão, do que aquelas que não crêem. Há um sentimento interior de que podemos fazer a diferença. Digamos que a fé desperta em nós a incapacidade de ficarmos parados e carrega no nosso espírito as habilidades necessárias para fazer aquilo para que somos chamados. Um cristão que não se envolve em nada, nem participa de coisa alguma, dificilmente será vitorioso na vida, antes demonstra pela sua inacção que se conformou com este mundo e que é indiferente à dor alheia.
Recentemente ouvi a história de uma idosa que perguntou a Deus o que poderia fazer para cumprir a sua chamada nesta Terra, dado ter bastantes limitações. Poucos dias depois ouviu a filha de uma vizinha chorar e que queixar-se que ninguém gostava dela. Pediu autorização à mãe para ler algumas histórias bíblicas com a criança e fazer-lhe companhia. Em pouco tempo, não só a menina começou a ser uma criança feliz, como convidou outros amigos para ouvirem as histórias da vizinha. Aquela idosa evangelizou mais de 70 crianças, que se tornaram instrumentos de avivamento naquela cidade. Espantoso não é?

5.  TEMOS VITÓRIA CONTRA O DIABO
“Sejam prudentes e estejam alerta, pois o vosso inimigo, o Diabo, anda à vossa volta, como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Estejam firmes na fé, resistam-lhe” 1 Pedro 5:8 (BPT)
Sermos ignorantes das artimanhas do nosso inimigo invisível é descabido, dado que estamos numa guerra espiritual. A nossa fé, contudo, já nos garantiu a vitória, pois Jesus já rasgou a certidão de escravatura “que era contra nós nas suas ordenanças, (…) cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo." Colossenses 2:14-17 (RC)
Se estivermos cientes dos outros benefícios da fé, este último será como que uma consequência dos anteriores.
A Deus toda a Glória pelo que Ele fez por nós!



BENEFÍCIOS DA FÉ - Parte 2, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS