OS DONS DO ESPÍRITO SANTO, PARTE 1

O FUNCIONAMENTO DO CORPO DE CRISTO
“Nós temos dons diferentes conforme Deus os quis dar gratuitamente a cada um.” Rm 12:6a (BPT)
Cada um de nós deve descobrir o dom que lhe foi dado e servir a Deus fielmente na tarefa para a qual fomos escolhidos. Quando nos convertemos, recebemos uma medida do Espírito Santo e se ainda estamos vivos é porque temos uma missão para cumprir.
“Todos juntos constituem o corpo de Cristo e cada um por si é uma parte dele. Deus deu a cada um o seu próprio lugar na igreja:” I Co 12:27-28a (BPT)
A Igreja é composta de diferentes tipos de pessoas com habilidades e dons distintos. Devemos usar os dons para o Reino de Deus e nunca cair num de dois extremos:
(1) Pensar que não temos nada para dar (todos começamos com pelo menos 1 dom);
(2) Pensar que somos muito espirituais por causa dos dons e ficarmos orgulhosos.
Ambas as atitudes enfraquecem a igreja: usar mal os dons ou não os usar de todo, é um abuso contra a igreja e contra Deus.

“O Espírito manifesta-se em cada um para o bem comum. (…) é um só e o mesmo Espírito que faz tudo isto e que distribui dons a cada um, conforme lhe parece.” I Co 12:7, 11 (BPT)
Os dons servem para edificar a Igreja: existem para suprir as necessidades do Corpo de Cristo – são instrumentos dados por Deus para tornarem a Noiva eficaz na propagação do Evangelho: o trabalho só avança graças ao Espírito Santo.
“Os dons são diferentes, mas o Espírito é o mesmo. Há funções diferentes, mas o Senhor é o mesmo. Há trabalhos diferentes, mas é o mesmo Deus que dá a todos força para agirem.” I Co 12:4-6 (BPT)

Os Dons são do Espírito Santo: são Dele e não podem existir fora Dele, ou seja não podemos usar os dons que queremos, quando queremos, nem somos nós que os escolhemos. É o Espírito Santo que dá conforme Lhe parece melhor (I Co 12:11).
Na verdade, não é o homem que usa os dons, é o Espírito Santo que possui o crente e o usa num determinado momento e situação. A glória é sempre Dele!
Nenhum dom é superior aos outros. Todos são importantes e vitais para o bom funcionamento do Corpo de Cristo.
Há muitos dons diversos: de administração, de contribuição, de ensino, de encorajamento, de liderança, de misericórdia, de serviço, etc. (Rm 12:6-8; I Co 12:27-31) e sem eles, a igreja ficaria mais empobrecida e avançaria mais devagar.

COMO RECEBER OS DONS DO ESPÍRITO SANTO?
I Coríntios 12:7 diz que a manifestação dos dons é dada “para o bem comum” segundo a “medida do dom de Cristo” (Ef 4:7) logo:
  1. Devemos procurar saber quais são os nossos dons
  2. Devemos estudar sobre os dons e depois pô-los em prática, desenvolvendo-os
  3. Se reprimirmos a manifestação dos dons, ou seja, se não nos deixarmos ser usados, entristecemos o Espírito Santo e coibimos os dons
  4. Bíblia deve ser sempre a Autoridade máxima para o uso dos dons: como, quando e onde
  5. Amor é o único caminho como devemos usar os dons
A atitude correta para sermos usados pelo Espírito Santo com dons é:
  1. Humilhar-se continuamente (dar sempre glória a Deus e nunca ser o centro)
  2. Dedicar-se em pureza (sem santidade ninguém pode ser usado)
  3. Obedecer quando o Espírito Santo precisar de nos usar (reprimir os dons extingue o Espírito)
QUAIS OS DONS DO ESPÍRITO SANTO? 
“Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a ; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente, a cada um, como quer.” I Co 12:8-11 (RC)
REVELAÇÃOELOCUÇÃOPODER
Palavra de Sabedoria
Palavra de Conhecimento
Discernimento de Espíritos
Diversidade de Línguas
Interpretação de Línguas
Profecia
Fé sobrenatural
Dons de curar
Operação de Milagres

PALAVRA DE SABEDORIA
Aplicação sobrenatural da Palavra de Deus
É impossível ter este dom em operação sem se conhecer a Bíblia, mas não depende de estudo humano. Ex. Jesus resistiu ao diabo na Tentação do Deserto com “está escrito” (Mt 4:1-11).
Sabedoria é muito mais do que mero conhecimento. É uma habilidade sobrenatural de saber interpretar fatos de modo espiritual.
Este dom é necessário à operação de todos os outros.
Manifesta-se em momentos difíceis ou para a resolução de problemas impossíveis. Ex. Salomão resolveu a questão das 2 mulheres e o bébe (I Rs 3:16-28) ou Jesus evitou a armadilha dos fariseus quanto ao tributo (Mt 22:15-22) e quanto à mulher adúltera (Jo 8:4-5) pela palavra de sabedoria.

PALAVRA DE CONHECIMENTO
Informação específica sobre uma necessidade ou algo ocultoEste dom é ativado pela oração em espírito e cresce através da quietude e da adoração.

DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS
Habilidade sobrenatural para detetar a fonte de uma manifestação 
Opera particularmente em coisas ocultas impossíveis de se saberem por meios humanos. Ex. o pecado de Acã que levou à derrota de Aí (Js 7); Eliseu sabia sempre das invasões sírias (II Rs 6).
Pode manifestar-se na forma de revelação, sonho ou visão. Ex. Pedro soube que Ananias estava a mentir (At 5:3-4) pela palavra de conhecimento.
Mutas vezes Deus avisa-nos de perigos ou alerta-nos para interceder através deste dom: pode ser uma mera impressão, um impulso ou uma imagem rápida; também pode ser uma revelação quando estamos a ler a Bíblia e passamos a entender determinado assunto.
Todos os crentes devem ter este dom em operação, quer na sua vida pessoal, quer no ministério.
Sem este dom podemos ser facilmente enganados e até desviados da fé pela apostasia e engano: “o Espírito Santo diz claramente que, nos últimos tempos, alguns deixarão a fé, para prestar atenção a espíritos mentirosos e seguir doutrinas de demónios.” I Tm 4:1 (BPT)
I Jo 4:1 diz-nos para provarmos os espíritos, ou seja, discernirmos quem está a dizer o quê. Qualquer manifestação ou atmosfera só pode ter proveniência de Deus, do Homem ou do diabo. Ex. Pedro percebeu a ação do Espírito Santo em Cornélio (At 10:45-48), por sua vez identificou a ambição humana em Simão o mágico (At 8:20-23) e Paulo detetou a interferência de demónios na escrava adivinha (At 16:16-19).
Quanto mais experiências tivermos com os dons do Espírito Santo, mais alerta devemos estar no dom de discernimento de espíritos.

Continua no próximo artigo.

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO, PARTE 1, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS