BENEFÍCIOS DA FÉ - Parte 1


Desde a década de 80 que a Organização Mundial de Saúde atestou que a fé influencia o estado de saúde mental, emocional e física. Na última década, diversos estudos de universidades americanas [1], têm demonstrado que a crença traz benefícios à saúde e que aqueles que professam a sua fé são mais felizes do que a média da população, apresentam menores níveis de stress após um diagnóstico médico, e recuperam mais depressa do que descrentes.
O ícone da medicina moderna, Dr. William Osler, já em 1910 relacionava a fé com a capacidade de superar e recuperar dos pacientes que criam e concluiu que “a fé despeja uma inesgotável torrente de energia”.
Fé é “Confiança, crença, esperança, fidelidade” [2] e os seus benefícios permeiam tanto a vida natural, como a espiritual daqueles que a praticam.
Na primeira parte deste artigo, veremos apenas alguns dos benefícios da fé no campo natural:

1. MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA
“mas o justo, pela sua fé viverá” Habacuque 2:4 (RC)
Uma pesquisa de 2009 divulgou que, quem frequenta cultos religiosos pelo menos uma vez por semana, tem 29% mais chances de aumentar os seus anos de vida, por mudanças de comportamento. Há um compromisso pessoal com a saúde física e mental, no abster-se de comportamentos de risco e hábitos nocivos. A espiritualidade também promove o optimismo e o espírito de comunidade. Até mesmo os não-crentes são beneficiados pela solidariedade oferecida pelas instituições religiosas. A fé auxilia o fortalecimento do sistema imunológico e vascular, sendo que, pacientes com uma forte espiritualidade, recuperam mais depressa e têm uma menor taxa de mortalidade.

2. REFORÇA A MORAL E A ÉTICA
“Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem.” Romanos 12:21 (BPT)
“O raciocínio moral não faz sentido sem Deus.” [3] Para se identificar o mal, temos de reconhecer que existe o bem, que há padrões morais e que existe um Legislador Moral que originou essa distinção e colocou no coração do Homem a capacidade de os distinguir. Quem pensa que pode viver de qualquer maneira e nunca prestará contas, a sua vida é lamentavelmente miserável, mas a verdade é que todas as nossas escolhas têm consequências, sejam de vida ou de morte. Com a fé vem a reverência e o desejo de viver uma vida recta e justa.

3. FIRMEZA DE CARÁCTER
“Estejam alerta e firmes na fé. Sejam corajosos e fortes.” 1 Coríntios 16:13 (BPT)
Ter carácter como o de Cristo faz parte do nosso processo de santificação. Sem santidade ninguém verá o Senhor (Hb 12:14) e esse processo começa pela renovação da nossa mentalidade (Rm 12:1-3). Para rejeitar padrões errados e a lavagem imoral que ocorre pela sociedade é preciso ter uma firmeza de carácter enraizada na doutrina de Cristo e numa fé pura e verdadeira. O mundo e os seus desvios estarão sempre prontos a tentar e a confrontar o carácter do cristão. A nossa defesa é a nossa fé: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” 1 João 5:4 (RC).

4.  UMA VIDA EM PAZ
“Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.” Romanos 5:1 (NTLH)
Em João 16:33 Jesus assegurou-nos que teríamos aflições nesta vida, mas a sua Paz seria uma promessa na qual nos poderíamos refugiar. A paz de Cristo nada tem a ver com tranquilidade de circunstâncias, sucesso profissional ou família feliz. De facto, a melhor metáfora que me ocorre é esta: podemos estar no meio da devastidão de um furacão emocional, físico ou financeiro, e ainda assim sentirmo-nos tranquilos, porque a Paz e Cristo nos assegura que tudo contribui para o nosso bem, e no fim da tempestade estaremos mais fortes, mais sábios e mais próximos de Deus.


Continuaremos este tema no próximo artigo.

[1] Dr. Harold G. Koenig, The Healing Power of Faith, Duke University in https://spiritualityandhealth.duke.edu/index.php/the-healing-power-of-faith, acesso a 25-06-18
[2] Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
[3] ZACHARIAS, Ravi, A Morte da Razão, Ed. Vida, 2011, p. 44

BENEFÍCIOS DA FÉ - Parte 1, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS