SONHOS RESTAURADOS



Uma das coisas que caracteriza o Homem é a sua capacidade de sonhar, de fazer projectos e planos a médio e a longo prazo.
Muitos filósofos e pensadores apontam os sonhos como o impulsionador da humanidade: as grandes conquistas, descobertas científicas bem como os principais avanços tecnológicos foram fruto dos sonhos de homens.
E como disse o Poeta António Gedeão: “Sempre que o homem sonha, o mundo pula e avança, como a bola colorida nas mãos de uma criança.”


Em relação aos Sonhos existem 3 TIPOS DE PESSOAS:
"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, 
e Ele tudo fará." 
Salmos 37:5 (RC)
a) Os que não têm sonhos
b) Os que tem sonhos
c) Os que perderam os seus sonhos

DEUS QUER DAR-NOS SONHOS
Abraão – Génesis 15:1-7 
Abraão apenas queria um descendente, mas Deus deu-lhe o sonho de uma grande nação e de uma terra como herança.
José – Génesis 37:5-11
José era um jovem imaturo quando Deus lhe deu 2 sonhos do que iria acontecer no futuro. Através dele, não só a sua família, mas outras nações seriam salvas de uma terrível fome que devastaria o crescente fértil.
Ana – I Samuel 1:1-20 e 24, 2:11 e 20-21 
O Sonho de Ana era ter um filho, mas Deus levantou o último Juiz de Israel e grande profeta.

Entre o sonho e a sua realização há um tempo de espera. Esta espera é um tempo de qualificação. Um tempo de tratamento de carácter. Deus tratou com o carácter de Abraão, José e Ana.
Antes da realização do sonho, 
Deus primeiro tem de transformar o nosso carácter!
I Sm 1:5 – O próprio Senhor a tinha deixado estéril – Deus conhecia o coração de Ana – se Deus lhe tivesse dado logo um filho, provavelmente todo o plano de Deus não se tinha realizado!

I Sm 1:11 – Finalmente Ana entendeu: Deus realiza os nossos sonhos se nós os entregarmos a Deus para Ele fazer com eles o que acha melhor. Não pelas nossas forças, não pelos nossos dons ou talentos, não pelo nosso labutar, mas é somente pelo Senhor e no tempo Dele é que os nossos sonhos se vão concretizar.
"Não é pela força nem pelo teu poder que tu triunfarás mas pelo meu espírito." Zacarias 4:6 (BPT)
Ex: formação académica, profissão, ministério, casamento, filhos, etc. – o que faremos com os nossos sonhos assim que os tivermos nas mãos? "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4:3

I Sm 1:20 – Deus respondeu ao sonho de Ana. "Com o passar dos dias Ana ficou grávida e deu à luz um filho a quem pôs o nome de Samuel, «porque foi ao Senhor que eu o pedi», dizia ela."
I Sm 1:24, 28 e 2:11 – Ana cumpriu a sua promessa, mesmo sendo difícil, pois Deus a preparou. Por vezes depois de vermos os nossos sonhos realizados, queremos voltar atrás com a nossa consagração de os entregar ao Senhor: temos que confiar que Deus tem o melhor para nós. "Agora entrego-o ao Senhor e ficará para sempre ao seu serviço, pois ele foi consagrado ao Senhor.» E então inclinaram-se por terra, adorando o Senhor." 1:28
I Sm 2:18 - Samuel tornou-se levita, sacerdote, profeta, conselheiro e juiz. "Entretanto Samuel continuava a servir o Senhor, e usava uma túnica votiva de linho."
I Sm 2:21 – Deus deu muito mais a Ana do que ela podia imaginar"De facto, o Senhor abençoou Ana e ela ficou de novo grávida e teve mais três filhos e duas filhas. Entretanto Samuel continuava a crescer ao serviço do Senhor."
Entreguemos os nossos sonhos e projectos
ao Senhor, e Ele fará muito mais!
"Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém." Efésios 3:20-21 (RC)

OS MATADORES DE SONHOS
Cuidado! Pois durante o tempo em que Deus está a qualificar-nos, muitas coisas tentarão matar os nossos sonhos.

ATRAVÉS DE OUTROS
Crítica
Vai sempre existir alguém que não entende o nosso sonho e a nossa fé de que um dia o vamos alcançar e que tentará resistir-nos ou até impedir-nos. Muitas vezes são as pessoas mais próximas de nós que nos desacreditam e nos deitam abaixo.
Consolo 
Gera acomodação e conformismo. Nós não queremos ser consolados, nós queremos é ver o nosso sonho realizado. Amigos verdadeiros dir-nos-ão sempre a verdade, sobre o que teremos de mudar, ajustar ou trabalhar para alcançar o sonho.
Incompreensão
As circunstâncias e as pessoas podem dizer-nos que nunca iremos alcançar o sonho, mas Deus é Deus. Perante limitações, negatividade, obstáculos e cansaço, até nós próprios podemos duvidar. Porém, se o Sonho é Dele e se o entregámos de volta a Ele, para ser feito conforme a Sua vontade e no Seu tempo, então o Senhor vai realizá-lo.

ATRAVÉS DE NÓS PRÓPRIOS
Pecado
Bloqueia a nossa comunhão com Deus e impede-nos de recebermos as bençãos. Quando o pecado se torna hábito na vida, deixamos de sonhar, pois ficamos longe da fonte da vida que é Cristo. "São as vossas faltas que cavam um abismo entre vós e o vosso Deus; são os vossos pecados que o levam a desviar o olhar, para não atender os vossos pedidos." Isaías 59:2 (BPT)
Incredulidade
"Sem fé ninguém pode agradar a Deus. Quem se aproxima de Deus deve acreditar que ele existe e recompensa os que o procuram." Hebreus 11:6 (BPT)
Sem fé Deus não pode agir. Nós é que escolhemos a bênção ou a maldição sobre a nossa vida (Pv 18:21), somos nós que decidimos confiar ou não em Deus para Ele realizar os Seus sonhos.
Feridas da Alma
Auto-imagem negativa, rejeição, angústia, medo, desilusão, revolta, falta de perdão, falta de perseverança, etc.
Deus primeiro cura-nos e depois ressuscita os Seus sonhos em nós.

DEUS QUER RESSUSCITAR SONHOS
O sonho de Marta era a cura do irmão: João 11:20-21 
A sua decepção com a morte de Lázaro afectou-a tanto, que nem sequer teve forças para ir ao encontro de Jesus. Todas as suas expectativas tinham sido abortadas.
Da mesma forma nós por vezes já nem ousamos sonhar, por medo de nos frustrarmos novamente, de falharmos ou de sermos ridicularizados. Contudo Deus nunca esquece os Seus Sonhos que um dia Ele implantou em nós. Mesmo até quando já nem conseguirmos acreditar, Ele vem ao nosso encontro, no tempo certo [pode parecer tarde demais... os sonhos já morreram...] e da mesma forma que fez com Lázaro, Jesus caminha na nossa direcção para ressuscitar os nossos sonhos.

Qual é o seu Sonho? Deus vai ressuscitá-lo! Jesus garantiu-lhe: «Teu irmão há de ressuscitar.»  João 11:23

SONHOS RESTAURADOS, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS