A IGREJA E AS TRIBOS HUMANAS

Tenho presenciado ao longo de anos, vozes que se levantam para criticar negativamente a Igreja de Cristo. 

Não falo de jornalistas mal-intencionados à procura de “furos” sensacionalistas, mais importados com audiências do que com a verdade, mas de pessoas que destilam juízos, críticas e polémicas, dando munições ao diabo e ao mundo para denegrir a Igreja.

Isto entristece-me sinceramente e, de nada serve, a não ser de escândalo.

O que é a Igreja? O que é o Corpo de Cristo?

“Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. E clamavam em alta voz: "A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro.” Apocalipse 7:9-10 (NVI)

Jesus Cristo tem chamado “filhos de Deus” a todos os que O reconhecem como Único Salvador! Um dia, todas as nações, tribos, povos e línguas estarão diante do Cordeiro de Deus, louvando-O e bendizendo-O porque nos livrou do mais horrendo destino: a morte eterna no Lago de Fogo Ardente (Ap 20).

Não entender isto, é não ter visão de reino! É ignorar que somos todos membros de UM SÓ CORPO, mas com diferentes funções. É desconhecer qual a sua missão na Terra e, não cumprir a sua parte.

“Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.” Romanos 12:4-5 (NVI)

“O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos. (…) Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, há muitos membros, mas um só corpo.” 1 Coríntios 12:14-20 (NVI)

Não entender isto, é odiar o Corpo de Cristo… é desnutri-lo e descuidá-lo…

“Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo.” Efésios 5:29-30 (NVI)

A igreja não é uma entidade impessoal ou só composta pelo clero. A igreja somos eu e você! A igreja são pessoas, humanas, imperfeitas, em transformação, com vitórias e quedas, a crerem que é Deus quem estabeleceu a Igreja e que Ele é o Senhor e o Cabeça dela e é a Ele que cumpre a disciplina e a ordem [1].

A nossa igreja local é o que NÓS fazemo-la ser. Se a nossa comunidade tem lacunas ou imperfeições, SOMOS NÓS que a fazemos assim, porque a Igreja é constituída de tribos humanas imperfeitas.

"Os olhos não podem dizer à mão: «Não precisamos de ti.» A cabeça não pode dizer aos pés: «Não preciso da vossa ajuda.» Pelo contrário, o que parece mais fraco no corpo é, por vezes, o mais preciso." 1 Coríntios 12:21-22 (BPT)

A liderança de uma igreja não pode fazer tudo! Não pode responder a todas as necessidades! É humanamente impossível! Os líderes de uma igreja são seres humanos como você e eu… têm as mesmas necessidades de descanso, afeição e respeito, como nós… O nosso dever é apoiá-los, protegê-los com oração, ser sinceros e diligentes no serviço. Se todos ajudarem, nada é pesado para ninguém, mas infelizmente são sempre poucos os que servem.

É na igreja local que devemos permanecer plantados para sermos treinados, equipados e aperfeiçoados. Para quê? Para o propósito ímpar e intransmissível que Deus tem para cada um de nós [2]. Atenção que eu disse PERMANECER PLANTADOS: ninguém planta uma flor e a seguir anda a transplantá-la entre vasos, pois não? Isso mataria a planta. 

A razão por que muitos nunca se firmam numa igreja local, é justamente a sua incapacidade de se sujeitarem, o tempo necessário, para serem aperfeiçoados, em humildade e obediência, custe o que custar [3].

"(...) não abandone o seu posto; a tranquilidade evita grandes erros." Eclesiastes 10:4 (NVI)

Devemos perguntar ao Senhor em que igreja local devemos ser plantados. É a Ele que cabe ordenar-nos onde devemos estar. Ele é o Senhor da Igreja e da nossa vida.

Assim como há muitas tribos humanas, com diferenças culturais, linguísticas e de costumes, uma igreja local deve saber integrar-se na sua comunidade. Por isso Jesus chama cada ministério a trabalhar em diferentes campos e de diferentes formas: eu e você devemos integrar-nos na visão em que melhor nos enquadramos e não desvalorizar as restantes.

Se uma comunidade é chamada a trabalhar especificamente com os pobres, desalojados ou toxicodependentes regionais e outra, com missões transculturais ou tráfico humano, ambas estão a seguir o encargo específico que Deus lhes deu, dentro da Grande Comissão. Nenhuma é melhor que a outra. Um único ministério não pode fazer tudo.

Se uma igreja tem louvor e adoração e outra comunidade prefere hinos, ambas louvam ao Senhor, porque a adoração não é música, é um estilo de vida!

O seu papel e o meu, é plantarmo-nos, sermos equipados, treinados e tomarmos o arado. Há tanto para todos fazerem!

Qual é realmente a Missão da Igreja?

“Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".” Mateus 28:18-20 (NVI)

Temos uma escolha: honrar o nosso posto no Corpo de Cristo, edificando o reino e enchendo os Céus, ou ajudar satanás a levar milhões para o Inferno. Quando somos desleais, rebeldes ou criticadores é exatamente isso que estamos a fazer: a afastar as pessoas de Deus e a fazer o jogo do diabo.

Deus nunca irá levantar alguém murmurador, orgulhoso, inconstante ou insubmisso. Vi muitos assim ao longo de 40 anos de caminhada com Deus… nenhum construiu nada que fizesse a diferença.

Se tem feito escolhas erradas que prejudicam a Igreja na Terra, arrependa-se agora e determine nunca mais ser usado pelo inimigo para denegrir a Noiva de Cristo.

Lembre-se, um dia todos estaremos diante do Tribunal de Cristo e prestaremos contas das nossas ações, palavras e até das intenções do nosso coração.

Seja uma bênção na terra, cumprindo o propósito específico de Deus para si.


[1] “Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.” Colossenses 1:18 (NVI)

[2] “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.” Hebreus 10:25 (NVI)

[3] "E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.” Efésios 4:11-13 (NVI)

A IGREJA E AS TRIBOS HUMANAS, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS