OBRAS DE PALHA OU DE DIAMANTES?

2020 ficará seguramente marcado para a história, como ano da pandemia mundial do COVID-19. À semelhança do 11 de Setembro, o mundo nunca mais será o mesmo. As nossas vidas têm de se adaptar a novas realidades. Esta situação obrigou-nos a olhar para dentro de nós próprios.
Como cristãos, é inevitável questionarmo-nos sobre o mérito da nossa vivência.
Quero meditar convosco hoje, sobre o valor das nossas obras (ações e intenções) no que respeita ao nosso propósito divino e chamada ministerial, aqui na Terra.
"(...) cada um deve prestar bem atenção ao modo como constrói. Ninguém pode colocar outro alicerce além daquele que já existe e que é Jesus Cristo.
Sobre esse alicerce, cada um é livre para construir com materiais de ouro, prata ou pedras preciosas, ou ainda madeira, feno ou palha. Mas a obra de cada um há de ver-se.
No dia do juízo, vai ficar à vista de todos, pois esse dia será como o fogo que vai pôr à prova o trabalho de cada um conforme o valor que tiver.
Se o edifício construído por alguém resistir, essa pessoa receberá um prémio. Se o edifício arder, essa pessoa fica sem prémio. Todavia será salva, mas como que pelo fogo." 1 Coríntios 3:11-15 (BPT)
O QUE SIMBOLIZAM ESTES MATERIAIS?
Ouro                Na natureza, o ouro é produzido a partir da colisão de duas estrelas de neutrões. encontra-se normalmente em estado puro, em forma de pepitas, rochas metamórficas ou depósitos aluviais. É facilmente maleável, tem resistência à corrosão e a sua estrutura cristalina é estável até pressões incrivelmente altas. É considerado como um dos metais mais preciosos, tendo o seu valor sido empregue como padrão para muitas moedas ao longo da história.Na Bíblia, é relacionada com Deus-Pai e símbolo de Divindade(Apocalipse 3:18), Justiça Divina (Salmos 119:142) e Glória (Hebreus 1:3).
Prata                Metal precioso que aparece em forma compacta como pepitas ou grãos, muito maleável. É um subproduto da mineração de chumbo, usada desde pelo menos o quarto milênio A.C. usando-se a mineração de superfície.
                            Na Bíblia, significa Redenção e está relacionada com o Filho.
“O ouro e a prata são provados pelo fogo, mas é o Senhor que revela quem as pessoas realmente são.” Provérbios 17:3 (NTLH)
Pedras preciosas  Entre as gemas naturais preciosas, temos os diamantes, esmeraldas, rubis e safiras, que se caracterizam-se por: índice de refração, peso, dureza e brilho. Levam de milhões de anos para se formarem na natureza. O diamante é a substância natural mais dura que se conhece, podendo apenas ser riscado por outro diamante. Os diamantes são formados sob enorme pressão a 160 km da superfície da terra em rochas chamadas Peridotitos, Lherzolitos e Wehrlitos [1] sob uma temperatura de aproximadamente 1050 C°.Na Bíblia simbolizam como os Salvos são preciosos para Deus e também como a Obra de Deus deve ser feita na dependência do Espírito Santo, apenas com os seus Dons (1 Coríntios 12:8-11) e Fruto(Gálatas 5:22), e não por astúcia, estratégia ou sabedoria humana.
“E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.” Malaquias 3:17 (ACF)
Madeira        Foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade.Na Bíblia, representa a fragilidade da natureza humana, por isso a Arca da Aliança era feita de madeira de acácia revestida a ouro e Jesus se fez Homem, para se identificar connosco. “Em Sua mão está a vida de cada criatura e o fôlego de toda a humanidade.” Jó 12:10 (NVI)
Feno                Forragem animal de melhor qualidade que tem em conta o aspeto nutritivo das plantas e o seu calibre, para animais e alimentação mais exigente, e é tratado em 3 etapas: o corte, a secagem e o enfardamento, sendo que todas impõem muito trabalho. Também podia ser usado em tipos de palha longa para forrar telhados.
Na Bíblia, simboliza tudo o que é instável e o que está debaixo de escravidão espiritual.
Palha               Ao contrário do trigo que nutre, a palha é um falso alimento. É um subproduto vegetal que quando desidratado serve apenas para forragem animal ou combustível para o fogo.
“Ele tem a pá na sua mão; e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palhacom fogo que nunca se apaga.” Lucas 3:17(NVI)
É preciso que haja discernimento e maturidade espiritual, do povo de Deus, para que não aceitemos qualquer vento de doutrina só porque se intitula “cristão” (Efésios 4:14). Como digo constantemente aos meus alunos: “Cuidado! Nem tudo o que brilha é ouro!”
A palha representa a palavra do homem, seca, infrutífera e enganosa, por oposição à genuína Palavra de Deus.
O apóstolo Paulo apresenta-nos aqui uma metáfora para as obras que fazemos para Deus depois de sermos salvos. Deixem-me ressalvar que somos salvos PELA FÉ e não por obras, mas devemos fazê-las porque fomos “criados em Cristo Jesus para as boas obras (Efésios 2:10).
Obviamente, tudo o que é construído com palha, feno ou madeira será devorado pelo fogo do Juízo de Deus. Quanto mais precioso é o material, maior será a valorização divina, logo as nossas obras podem ser mais valiosas (boas) ou sem valor algum (más), sendo o fundamento em que assentam, o fator decisivo.
“Deus avaliará a qualidade da vida, da influência, do ensino e do trabalho na igreja, de cada pessoa e, especialmente, de cada obreiro. Se a sua obra for julgada indigna, ele perderá o seu galardão, mas, pessoalmente será salvo.” [2]
O Julgamento dos Crentes, será apenas para recompensa, daquilo que fizemos com o nosso tempo, os nossos talentos, o nosso ministério aqui na terra. E o Galardão será dado apenas aos salvos que, quanto às AÇÕES e às INTENÇÕES de coração, se sacrificaram pelo Reino de Deus, em fé, em perseverança e em amor, mas com intenções genuínas de temor ao Senhor e respeitando a Sua soberana vontade.
Todos nós podemos ter obras destes dois tipos de categorias - boas e más – mas deixo-vos algumas indagações para refletirem seriamente:
  • Tenho feito a obra de Deus, enraizada no único fundamento que Deus aprova: Jesus Cristo?
  • Quando as minhas obras forem avaliadas pelo Fogo de Deus, elas vão permanecer ou serão queimadas totalmente?
  • Alguma coisa do que fiz para Deus aqui na Terra subsistirá ao Juízo Divino?
  • Terei galardão ou passarei a eternidade sem qualquer recompensa?

Arrependemo-nos HOJE de vivermos negligentemente e voltemos à Palavra de Deus para direção e admoestação.
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” 2 Timóteo 3:16-17 (NVI)
Amém.

Bíblias
ACF        Almeida Corrigida Fiel
BPT        Bíblia para Todos
NTLH     Nova Tradução Linguagem Hoje
NVI         Nova Versão Internacional
Obras de Palha ou de Pedras Preciosas? por Sandra Rosa

[1] https://blog.poesie.com.br/diamantes/como-se-formam-os-diamantes/#ixzz6P6gMfcxn
[2] Bíblia de Estudo Pentecostal, Ed. CPAD, pág. 1741

Comentários

  1. É por isso que é extremamente importante estudar a Palavra de Deus em profundidade. Sugestão: inscreva-se num dos nossos cursos presenciais ou online
    Contate: instituto@kletos.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Convide os seus amigos para o blog. | Thank you for your comment. Invite a friend.

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS