GUIADO POR DEUS
O QUE SOU?
Sou um ser espiritual – eterno
Tenho uma alma – eterna
E habito num corpo – mortal
“Com o meu corpo entro em contacto com o âmbito físico. Com a minha alma entro em contacto com o âmbito intelectual.Com o meu espírito entro em contacto com o reino espiritual.” K. Hagin, Como Ser Dirigido pelo Espírito de Deus, pág. 18
COMO SOU GUIADO POR DEUS?
“Peço a Deus, (...) que vos dê o Espírito de sabedoria e revelação para melhor o conhecerem. Que ele ilumine o vosso entendimento para poderem descobrir a grande esperança que o seu chamamento nos traz, a riqueza maravilhosa da herança que destinou aos seus escolhidos” Ef 1:17-18 (BPT)
1. PALAVRA DE DEUS
Mas como “ser guiado pela Palavra” se nunca a lermos?
Comece nos Evangelhos - conheça a maravilhosa pessoa de Jesus e como Ele se conduziu na Terra, com sabedoria, empatia e sempre com a resposta certa. Jesus é o nosso maior exemplo em tudo!
Depois leia as cartas dos apóstolos e aprenda como devemos ser Igreja.
Para salmodiar, os Salmos são um consolo certo e um hinário maravilhoso.
Para conselhos, que bom ler Provérbios.
Mas esforce-se para chegar a uma rotina anual em que consegue ler a Bíblia toda num ano, pois “Toda a Escritura é inspirada por Deus e serve para ensinar, convencer, corrigir e educar, segundo a vontade de Deus, a fim de que quem serve a Deus seja perfeito e esteja pronto para fazer tudo o que é bom.” II Tm 3:16 (BPT)
2. TESTEMUNHO INTERIOR
O nosso espírito, depois de nascer de novo, é como que misturado com o Espírito Santo. “Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele”. I Co 6:17 (RA)
Esta convicção profunda é sobrenatural, ainda que não seja espectacular, como visões, sonhos ou profecias.
A direcção do Espírito geralmente vem a nós através de um testificar interior no nosso espírito. É uma intuição, ou um impulso dentro do nosso coração (o nosso verdadeiro “Eu”).
“(...) o testemunho interior é o modo nº 1 de Deus guiar todos os seus filhos. [é] um sentimento no meu espírito (...) um sentimento aveludado (...) um sinal para avançar (...).” Ibid., pág. 29, 33
O nosso Testemunho Interior só é fidedigno depois de aceitarmos a Cristo como salvador. Sem salvação, o espírito humano está morto. Só depois que o espírito Santo entra no nosso espírito, pelo milagre do Novo Nascimento, em Cristo, é que o nosso espírito está apto a receber a direcção do Espírito de Deus.
“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito, que somos filhos de Deus”. Rm 8:16 (RC)
Depois de salvos, temos de viver vidas puras. Um estilo de vida pecaminoso estará em contínua rebelião com a santidade do Deus que agora vive em nós. Somos Templos Vivos onde Deus habita e Ele merece a mais alta dignidade: "Vocês não sabem que são templo de Deus e que o Espírito de Deus habita no vosso interior? (...) o templo de Deus é santo e vocês são esse templo." I Co 3:16 (BPT)
Não basta não praticar o pecado: é preciso termos cuidado para que a nossa consciência não fique cauterizada. Uma consciência queimada já não distingue o bem do mal e já não se importa quando erra, porque abafou a voz do seu espírito. "Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência (...)" I Tm 4:2
Quando somos repreendidos no nosso interior, não é o Espírito Santo que nos condena, porque Ele é o Consolador (Jo 14:16): é a voz da nossa consciência que conhece o nosso erro e o quanto entristecemos o Espírito de Deus que habita em nós. Ignorar a voz da consciência, é extremamente perigoso, porque chegará uma altura que já não conseguiremos ouvi-la. Isso significará que estaremos tão afastados do bem que já não distinguiremos o mal que cometemos. Ao não distinguirmos o mal, não há arrependimento e sem arrependimento genuíno, não há perdão dos pecados.
Assim, sempre que a sua consciência o avisar de fez algo errado, arrependa-se, peça perdão a Deus e ao próximo e faça restituição, se for o caso.
O Ser Humano foi criado por Deus para ter comunhão com Ele. Toda a nossa existência, só tem sentido quando nos voltamos para Ele e cumprimos os Seus propósitos para nós, os quais são pessoais e intransmissíveis.
Como então, podemos ser guiados por Deus?
Deus usa vários métodos de nos guiar. Nesta primeira parte, estudaremos apenas dois: a Palavra e o Testemunho Interior.
“Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho.” Sl 119:105 (RC)
“Toda a palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.” Pv 30:50 (RC)
A Bíblia é o nosso primeiro guia e, o mais confiável e simples de usar. Todas as outras formas de Deus nos guiar, devem ser sujeitas ao julgamento seguro e objectivo das Sagradas Escrituras. Se algo não estiver de acordo com a Bíblia, não vem de Deus, pois a Palavra e o Espírito Santo NUNCA se contradizem.
Quando sentirmos uma certa direcção ou impressão no nosso espírito e não estivermos certos de que é a voz do Senhor, devemos em oração submeter esta impressão a Deus. Pedir-Lhe que confirme ou negue através da Sua Palavra. Alguma passagem bíblica relacionada com a questão chamará a nossa atenção e nos iluminará.
Por isso é tão importante uma disciplina diária de leitura da Bíblia! Leia pelo menos 1 capítulo por dia, enquanto toma o seu pequeno-almoço, ou faz um intervalo no trabalho ou na escola, ou antes de dormir. Arranje um horário habitual, onde tira uns minutos para ler e estudar a Palavra de Deus. Se viaja constantemente, pode ter a Bíblia no seu telemóvel ou ouvi-la em CD.
Quando Cristo habita no interior dos nossos corações, começamos a experimentar, pela fé, o conselho ou a orientação do Espírito Santo, através de uma convicção no nosso Homem Interior, ou seja, no nosso espírito humano. A Bíblia usa frequentemente a expressão “coração”.
Todos os seres humanos nascem com espírito e a sua voz é comummente conhecida como CONSCIÊNCIA. Até um bebé sabe quando faz alguma coisa errada. A voz do seu espírito, a sua consciência, diz-lhe imediatamente que fez asneira.
Para que possamos ouvir a Voz do Espírito Santo guiando o nosso espírito ou homem interior, a nossa consciência tem de ser pura e tenra: "Guardando o mistério da fé, numa consciência pura (...)" I Tm 3:9
CONCLUSÃO
Estude a Palavra de Deus que é Vida e Sabedoria.
Treine para ouvir a voz do seu espírito interior, o qual, estando regenerado pelo Novo Nascimento, o guiará conforme a vontade do Espírito Santo dentro de si.
Quanto mais caminhar com Deus, maior será a sua intimidade com Ele.
GUIADO POR DEUS, por Sandra Rosa
Comentários
Enviar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário. Convide os seus amigos para o blog. | Thank you for your comment. Invite a friend.