O SEGREDO DA AMIZADE COM DEUS

"Vão ao encontro de Deus e ele virá ao vosso encontro." Tg 4:8 (BPT)

Deus é tão apaixonado por nós que o seu pensamento é focado em nós intensa e constantemente; mas somos nós que determinamos o nível de relação profunda e íntima que temos com Deus. "Deus exige que o Espírito que fez habitar em nós o ame a Ele somente." Tg 4:5 (BPT)
O fundamento que nos leva a amar a Deus de forma extravagante, é o Temor do Senhor. Temor significa: reverência, honra, respeito e obediência. Não tem nada a ver com medo ou pavor. Pelo contrário, quem bem conhece os atributos admiráveis de Deus, sabe quem Ele é, e quer estar perto Dele.
Quanto mais compreendemos a grandeza de Deus, maior capacidade teremos de reverenciá-lo.
Ex: os cientistas calculam que existam bilhões de galáxias no Universo. Só a nossa Via Láctea tem bilhões de estrelas. Salmos 147:4-5 diz que Deus chama cada estrela pelo seu nome! Isto não é fantástico? O entendimento do Senhor é imensuravel!
"Conta o número das estrelas, chamando-as a todas pelos seus nomes. Grande é o nosso Senhor e de grande poder; o seu entendimento é infinito." Salmos 147:4-5 (RC)
Quem se importa por Quem Deus é não o que Ele pode fazer por nós, essa pessoa está mais interessada em conhecer o seu Pai do que as bênçãos. Essa pessoa atrai Deus e torna-se amigo de Deus.
Temer ao Senhor significa:
  1. Ficar aterrorizado de estar longe da presenca de Deus. Lá diz o ditado: "Quem não deve não teme". Só tem medo de Deus, quem tem algo a esconder (Adão escondeu-se, quando pecou, porque ficou com medo Gn 3:8). Aqueles que vivem no esconderijo do Altíssimo, precisam tanto da glória divina, como do ar para respirar.
  2. Venerar ao Senhor (honrar, respeitar e ficar maravilhado perante o Deus do Universo). É amar o que Deus ama e odiar o que Deus odeia. O que é que Deus odeia? O pecado. Em todas as suas formas e de todos os tamanhos.
  3. Tremer perante a sua Presença e a sua Palavra. O que significa isto?
    1. Obedecer imediatamente e mesmo que não faça sentido
    2. Obedecer mesmo que doa e que não haja proveito algum
    3. Obedecer até ao fim
O Temor do Senhor implica que nós:
  1. Reconhecemos o Senhorio de Cristo totalmente (Ef 1:20-23)
  2. Somos rápidos a obedecer e obedecemos em tudo (I Sm 15:22)
  3. Reverenciamos a Sua Santidade e Autoridade (Sl 47:9)
  4. Honramos as autoridades que Ele instituiu na Terra (Rm 13:1-2)
As pessoas têm reduzido Deus a uma mera figura distante:
"Este povo aproxima-se de mim só com palavras, honra-me apenas com os lábios, pois o seu coração está longe de mim. O culto que me tributam não passa dum hábito ou duma tradição humana." Is 29:13 (BPT)
Viver uma vida de amizade com Deus é conhecê-lo em intimidade.
É viver em aliança.
É  saber o que Ele vai fazer de antemão.
Deus só partilha os seus segredos com os seus amigos.
"A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança." Sl 25:14
Nem todos no mundo são amigos de Deus. Mais chocante, nem todos os que se dizem "crentes" são amigos de Deus.
Abraão foi chamado amigo de Deus, porque o seu temor foi imediato, a sua obediência foi até as últimas consequências, mesmo quando doeu e mesmo que não fez sentido. Afinal que pai amoroso quereria matar o seu filho?
Mas por causa da sua relação íntima, Abraão recebeu o livramento, intercedeu pelo seu sobrinho Ló, abençoou reis, venceu batalhas e mudou a história de uma nação.
"Agora já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo quanto aprendi de meu Pai." Job 15:15 (BPT)
Há 2 categorias de crentes no mundo hoje: os servos e os amigos.
Os servos não sabem os segredos do mestre, mas os amigos fazem tudo o Deus lhes ordena e mudam a história.
O que quer ser? Servo ou amigo?
O SEGREDO DA AMIZADE COM DEUS, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

A DEFESA DO EVANGELHO