A PERSPECTIVA DA ETERNIDADE - Parte 1

Como é que encara a vida?


São 70 ou 80 anos para nascer, viver e morrer, ou será que haverá uma dimensão mais profunda e genuína chamada eternidade?

Significado de Eternidade: "ausência de princípio e fim, assim como de toda e qualquer mudança; vida eterna" in www.infopedia.pt

Imagine que alguém lhe fazia esta proposta: "a forma como viver amanhã determinará os próximos 50 anos da sua vida". De que forma ia viver o dia de amanhã? Focado e com um propósito em vista, ou sem qualquer senso de responsabilidade?
Quem tem uma perspetiva de curto prazo, não prepara o futuro, nem reflecte na vida.
Todavia, quem vive esta vida com os olhos postos na eternidade, vive de forma muito diferente.
Esta é uma vida de fé e sabedoria.
"Ensina-nos a contar nossos dias para que alcancemos um coração sábioSeja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos." Sl 90:12, 17 (Almeida21)
"Quem aprende a reflectir trabalha para o seu próprio bem; quem se aplica ao entendimento encontra a felicidade." Pv 19:8 (BPT)
Deus quer que sejamos bem-sucedidos em tudo, mas não só. Ele espera que vivamos esta vida, da perspetiva da vida eterna. O conceito de eternidade é impossivel de compreender com a mente, porque nós somos sujeitos ao tempo e ao espaço. Mas Eclesiastes 3:11 diz que Deus colocou a eternidade no coração dos homens. Isto significa que nós podemos entender a eternidade com o nosso espírito.
A eternidade reside no próprio Deus: a Sua Palavra é eterna e verdadeira e nunca passará (Mc 24:35).
É sobre essas palavras que devemos construir a nossa vida, obedecendo-lhes em todas as áreas. É também sobre essas palavras que todas as pessoas serão julgadas ou recompensadas no final dos tempos.
"Pois é necessário que todos sejamos apresentados diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba retribuição pelo que fez por meio do corpo, de acordo com o que praticou, seja o bem, seja o mal." II Co 5:10 (Al21)
"(...) o Senhor, (...) não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os motivos dos corações. Então cada um receberá seu reconhecimento da parte de Deus." I Co 4:5 (Al21)
Então como vivemos pela perspectiva da eternidade?
"Espera no Senhor e segue o Seu caminho, e ele te exaltará (...)." Sl 37:3 (Al21)
  • Quais são as suas verdadeiras motivações na vida? Está apenas preocupado em ter uma carreira, pagar contas, ser feliz e um dia reformar-se com o máximo de poupanças, ou interessa-se pelo que Deus ama e paga o preço do que Ele já lhe pediu para fazer?
  • Quem está no controle na transformação do seu carácter? Deus ou a sua carne? Continua a fazer os erros de ontem ou as pessoas ao seu redor notam que está diferente para melhor?
  • Já descobriu qual é o sonho de Deus para a sua vida? O Criador colocou-nos nesta terra com um propósito único e exclusivo. Ninguém pode cumprir o que Deus o chamou para fazer...
  • De que forma está a viver o propósito de Deus para si? Deve tomar passos concretos para cumprir a sua chamada, isso pode incluir ter de estudar, mudar de país, afastar-se de más companhias, começar tudo de novo, arriscar fazer o que ainda não teve coragem para fazer, ou simplesmente continuar a esperar no Senhor...
  • O que está a fazer para cooperar na construção do reino celestial? Devemos estar plantados numa igreja local. É lá que o Senhor nos ensinará, treinará e disciplinará. É também lá que dará os primeiros passos no cumprimento do seu ministério, seja leigo ou a tempo integral.
  • Que frutos a sua vida está a gerar? Quantas pessoas, comunidades ou nações a sua vida já tocou? Qual será o seu legado quando partir? A sua família está estruturada em valores eternos ou perdida sem rumo?
Jesus avisou: quem viver pelo temporal, perdará tempo, mas quem viver pela eternidade, receberá galardão no julgamento dos santos: "Quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas quem perder a vida, por causa de mim e do evangelho, a salvará." Mc 8:34-35 (BPT)
Então, como decida hoje, viver da forma certa. Arrependa-se do erros passados, da forma egocêntrica como talvez tem vivido, descentre-se no sistema do mundo e comece a viver o propósito espiritual único e exclusivo que Deus tem para si.

A PERSPETIVA DA ETERNIDADE, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS