DIZ-ME COM QUEM ANDAS, DIR-TE-EI QUEM ÉS

Anda com os sábios e serás sábio; quem anda com os maus tornar-se-á mau." Provérbios 13:20 (BPT)

O provérbio do Rei Salomão sobre a influência das companhias na nossa vida, continua verdadeiro. O próprio autor, foi corrompido pelo paganismo de 700 mulheres e 300 concubinas. A Bíblia relata, como a influência de hábitos e costumes idolatras, afastaram Salomão de uma fé genuína: "elas foram sem dúvida responsáveis por ele ter desviado o seu coração do Senhor, especialmente no tempo já da sua velhice." I Reis 11:4 (O Livro) e lhe causaram profundos desgostos: "um só erro pode deitar a perder muitas coisas boas." Eclesiates 9:18 (BPT)
Confrontado com a futilidade da vida, refletindo em tudo o que tinha realizado e de quantos prazeres se tinha regalado, em más companhias, Salomão concluiu pesaroso: 
Realizei grandes coisas. (...) Fui mais importante e mais rico do que todos os que existiram antes de mim (...) nem deixei de saborear nenhum prazer. Pus-me a reconsiderar todas as coisas que eu próprio tinha feito e o esforço que me tinham custado. Realmente, é tudo ilusão. 
Ec 2:4, 9, 10, 11
"O coração dos humanos está cheio de maldade, a ignorância domina-os completamente durante a vida e, depois de tudo, acabam por morrer." Ec 9:3 (BPT)
"Realizei grandes coisas. (...) Fui mais importante e mais rico do que todos os que existiram antes de mim (...) nem deixei de saborear nenhum prazer. Pus-me a reconsiderar todas as coisas que eu próprio tinha feito e o esforço que me tinham custado. Realmente, é tudo ilusão." Ec 2:4, 9, 10, 11 (BPT)

Estes conselhos aplicam-se a novos e a velhos: podemos ser sempre influenciados por maus caminhos, seja em que altura da vida for, por isso, o melhor, é termos pessoas sábias e exemplares na nossa vida, que nos puxem para a excelência, e nos alertem para os perigos das más escolhas.
Valores elevados nunca passam de moda! As pessoas de maior sucesso no planeta, sabem cercar-se de bons conselheiros e amigos verdadeiros que os motivem a serem cada vez melhores.
Jovens com visão, sabem construir uma carreira estudando com os melhores, e concentrando-se no futuro.
Casais vitoriosos sabem proteger a sua relação, não se expondo a situações perigosas e defendendo a sua família.
Adultos sábios sabem afastar os insensatos, irresponsáveis, desonestos e mentirosos. Para quê perder tempo com gente dessa?
"Se as más companhias te quiserem seduzir, não lhes dês ouvidos, meu filho (...) não vás com gente dessa, afasta-te dos seus maus caminhos." Provérbios 1:10, 15 (BPT)

Tem pessoas assim na sua vida? Está na hora de perseguir a justiça e a verdade, e escolher o que é melhor para si. Afaste-se do mal em todas as suas formas, sejam maus hábitos, mentalidades medíocres ou pessoas insensatas, e honre ao Senhor com uma vida exemplar!
Ouça o conselho do Rei Sábio:
"Respeita a Deus e guarda os seus preceitos. Isto é tudo para o homem. De facto Deus pedirá contas de todas as ações, mesmo quando feitas às ocultas, sejam boas, sejam más." Ec 12:13-14 (BPT)

DIZ-ME COM QUEM ANDAS, DIR-TE-EI QUEM ÉS, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS