ACERCA DA PREOCUPAÇÃO

«É por isso que eu vos digo: Não andem preocupados com o que hão de comer ou beber, nem com a roupa de que precisam para vestir. Não será que a vida vale mais do que a comida e o corpo mais do que a roupa? Olhem para as aves do céu, que não semeiam, nem colhem, nem amontoam grão nos celeiros. E no entanto, o vosso Pai dá-lhes de comer. Não valem vocês muito mais do que as aves? Qual de vós, por mais que se preocupe, poderá prolongar um pouco o tempo da sua vida?
E por que hão de andar preocupados por causa da roupa? Reparem como crescem os lírios do campo! E eles não trabalham nem fiam. Contudo digo-vos que nem o rei Salomão, com toda a sua riqueza, se vestiu como qualquer deles. Ora se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada, quanto mais vos há de vestir a vocês, ó gente sem fé?
Não andem preocupados a dizer: “Que havemos de comer? Que havemos de beber? Que havemos de vestir?” Os pagãos, esses é que se preocupam com todas essas coisas. O vosso Pai celestial sabe muito bem que vocês precisam de tudo isso. Procurem primeiro o reino de Deus e a sua vontade e tudo isso vos será dado. Portanto, não devem andar preocupados com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã já terá as suas preocupações. Basta a cada dia a sua dificuldade.» Mateus 6:25-34 (BPT)

Preocupação
"Estado de um espírito ocupado por uma ideia fixa a ponto de não prestar atenção a nada mais. Inquietação. Desassossego. Pressentimento triste." Dicionário Priberam

A preocupação normalmente assalta-nos numa de 3 áreas e imagina os piores cenários acerca da nossa:
Sobrevivência - como sustentar a minha casa, assegurar o futuro da minha família, planear para a reforma, simplesmente sobreviver?
Saúde - e se uma doença ou a velhice me impedir de trabalhar? 
Imagem - e se ninguém gostar de mim?
Jesus deu uma conclusão inteligente: de que adianta preocupar-nos se isso nem sequer acrescenta tempo à nossa vida (6:27)? Pelo contrário, inquietar-se e ficar ansioso só contribui para:
  1. Prejudicar a saúde
  2. Consumir-se com desassossego
  3. Diminuir a nossa produtividade
  4. Afetar negativamente os que nos rodeiam
  5. Roubar a nossa fé em Deus
Planear o futuro é sempre uma medida inteligente, mas preocupar-se é simplesmente perda de tempo. Na verdade, 90% das coisas que nos preocupam nem chegam a acontecer! São apenas ladrões de paz e energia e revelam a nossa falta de confiança que o Senhor que cuida da Terra também cuidará de nós.

A próxima vez que for tentado a preocupar-se, com ou sem motivos, respire fundo e declare: não me vou preocupar, antes vou entregar este fardo a Deus e descansar Nele. Até posso não ver a solução, mas Deus é infinitamente mais inteligente do que eu e Ele irá cuidar de mim. Recuso-me a perder a minha paz! Confio nas promessas de Deus e que Ele tem o melhor para mim, seja o que for que tenha de passar! Amém!

ACERCA DA PREOCUPAÇÃO, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

A DEFESA DO EVANGELHO