E SE JESUS VOLTASSE HOJE?


OS DIAS DE NOÉ CUMPRIDOS ATUALMENTE
Os nossos dias são idênticos aos dias de Noé, há milhares de anos atrás:
Noé era a única pessoa justa e honesta que havia no seu tempo e cumpria sempre a vontade de Deus. (...) Para Deus, a terra estava completamente corrompida e cheia de violências. Ao olhar para a terra, Deus só encontrava corrupção, pois todos os seus habitantes seguiam caminhos errados. Por isso, Deus disse a Noé: «Decidi pôr fim a todos os seres humanos, pois a terra está cheia de violência, por causa deles. Vou destruí-los juntamente com a terra.” Gn 6:9-13 (BPT)



A Bíblia avisa-nos que Jesus virá sem aviso:
“Como aconteceu no tempo de Noé, assim vai acontecer com a vinda do Filho do Homem. (...) antes do dilúvio, as pessoas comiam e bebiam e casavam-se, até ao dia em que Noé entrou na arca. Não se aperceberam de nada, até que veio o dilúvio e os levou a todos [. Com a vinda do Filho do Homem acontecerá a mesma coisa. (...) Estejam alerta! Porque não sabem em que dia o vosso Senhor há de vir.” Mt 24:37-42 (BPT)
A pergunta é: se Jesus voltasse hoje, nós subiríamos com Ele?

O PECADO SEPARA-NOS DE DEUS
Há apenas uma razão que nos impede de estarmos com Deus: o pecado que nos separa Dele. E o pecado tanto separa crentes, como não crentes, pois “Não há um justo, nem um sequer” Rm 3:10 RC.
Se nos enganarmos a nós próprios pensando que somos boas pessoas ou, porque vamos à igreja estamos salvos, seremos surpreendidos no Dia do Juízo Final. Deus não tolera o pecado! “Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus: e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” Is 59:2 (RC)
O pecado é o pior de todos os males: é pior do que o diabo, o inferno, a morte, a miséria, é pior do que tudo.
O pecado promete bens e paga com prisão e morte. Custa tudo. É a única fortaleza que Satanás tem em nós. O seu patrão é Lúcifer e o salário é a morte (Rm 6:23)
O pecado é cheio de enganos: pode até trazer prazer momentâneo, mas nunca produz alegria duradoura. Deus vai tratar duramente quem peca e ficará sempre sozinho, por isso este é outro engano.
O pecado é cruel, não compensa.

TIPOS DE PECADO
Todos pecamos em várias formas e Deus vê e sabe tudo. Ele não se deixa enganar.
Há 2 tipos de pecado e temos de dar contas a Deus por ambos os tipos.
1.  Pecado por Acção
Por palavras - mentiras, murmurações, desonestidades, agressões verbais (Tg 3:2)
Por frutos - as acções e reacções erradas (Mt 7:16)
Por obras - as más obras (até uma criança sabe quando está a fazer mal) (Jd 1:15).
Por pensamentos - o foro íntimo, desejos ocultos, intenções (At 8:22)
2.  Pecado por Omissão
Significado: ausência, lacuna, descuido, lapso, deixar de fazer ou dizer, é não agir quando deveria, esquecimento, negligência. "Não digas ao teu semelhante que volte amanhã, se o podes ajudar já hoje." Pv 3:28 (BPT)

DISTINÇÃO ENTRE PECAR E VIVER EM PECADO
Há uma distinção muito séria entre pecar ocasionalmente e viver em pecado.
Todos somos pecadores e podemos cair em pecado, MAS HÁ PERDÃO para isso! Porém, viver na prática do pecado, de forma consciente e arrogante, sabendo que está a praticar o mal e a violar a Lei de Deus, é desprezar o sacrifício de Jesus na Cruz, é anular o poder do Seu sangue. Deus ama as pessoas mas abomina o pecado e não o tolerá, antes exercerá a Sua ira sobre toda a rebelião e desobediência.
“Como é que desprezas a grande bondade de Deus, a sua paciência e tolerância? Não sabes que é a bondade de Deus que te leva ao arrependimento? Mas tu tens um coração endurecido que não quer arrepender-se. Por isso estás a aumentar o castigo para o dia do juízo, em que Deus dará a conhecer a sua justa sentença. Ele dará a cada um conforme as suas obras. Dará a vida eterna aos que praticam com perseverança as boas obras e buscam glória, honra e vida imortal. (...) Pois Deus não faz distinção de pessoas.” Rm 2:4-11 (BPT)
“Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.” I Jo 1:6 (BPT)
“Se dissermos que não cometemos pecado, fazemos de Deus mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” I Jo 1:10 (BPT)

QUAL A SOLUÇÃO PARA O PECADO?
Pedir perdão, simplesmente, não traz perdão. O que traz perdão é o arrependimento e mudança de vida. Arrependimento significa abandonar por completo e para sempre o pecado. É dar uma volta de 180º às práticas que nós sabemos que estão erradas, seja por acção ou omissão. è abandoná-las por completo para nunca mais as praticar.
Quem pede perdão e não abandona o erro, está simplesmente a acumular pecados para o Dia do Juízo.
O verdadeiro arrependimento não é chorar com remorsos, é mudar de vida.
“Aquele que diz que está unido a Deus tem de seguir o caminho que Jesus seguiu.” I Jo 2:6
Deus exige mudança!
Arrependimento é uma ordem de vivência diária. Pratiquemos o arrependimento hoje e sempre!
Todo aquele que pratica a justiça é justo tal como Cristo é justo. Todo aquele que peca pertence ao Diabo, porque o Diabo pecou desde o princípio. E o Filho de Deus manifestou-se precisamente para destruir as obras do Diabo. Todo aquele que nasceu de Deus não comete pecado, porque nele permanece a semente de Deus. Não pode pecar porque nasceu de Deus.” I Jo 3:7-9 (BPT)

E SE JESUS VOLTASSE HOJE?, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS