IGREJA COMPROMETIDA OU NÃO?

No fim dos tempos existirão duas igrejas em paralelo nesta terra: Filadélfia e Laodicéia, uma quente, outra morna.
Cada um de nós, filhos de Deus, podemos ser uma ou outra - é nossa responsabilidade sabermos que tipo de igreja somos e em que áreas da nossa vida e espiritualidade temos de melhorar. Senão vejamos:

FILADÉLIA

Ap 3:7-12

LAODICÉIA

Ap 3:14-22
ESTADO DA IGREJA
Ap 3:8, 10
Igreja fiel que guarda a Palavra e não nega a Cristo. 
Resiste à conformação e às tendências malignas do mundo. 
Preserva na lealdade a Cristo e na verdade do Evangelho.
Ap 3:15-17
Igreja morna, é idêntica ao mundo em comportamento.
Diz ser cristã, mas é igual aos ímpios. Acha que está tudo bem, mas espiritualmente “desgraçada”, ou seja, sem a  Graça divina.
É auto-suficiente e mundana. Preocupa-se com as coisas da vida terrena e não com a vida eterna. É insensível ao propósito divino.
O mal do Homem é que ele verdadeiramente não se conhece a si próprio nem quer conhecer-se.
PROMESSA/ CONVITE
Ap 3:10
Livramento na hora da provação, que inclui:
  1. A ira de Satanás contra os fiéis (está a aumentar o nível de perseguição aos fiéis, em todo o mundo, sinal do ódio que o diabo tem contra a Igreja)
  2. A ira de Deus sobre o mundo (o cálice da ira de Deus tem vindo a aumentar, com milhares de anos de pecado, depravação, injustiça, malignidade acumulada na Terra. Chegará a hora em que o Juízo Divino se manifestará sobre a Humanidade, mas a Sua Noiva será poupada).
Ap 3:18, 20
Jesus bate à porta para entrar na vida de Laodicéia e ter comunhão com ela, para a restaurar da sua apatia e comodismo espiritual.
Este texto nunca foi indicado para um significado evangelistíco, porque "comunhão" refere-se a que é conhecido e íntimo. A igreja que anda distraída com muitos afazeres e prazeres desta vida, não disfruta da íntima comunhão que o Espírito Santo quer ter com cada filho de Deus.
ACÇÃO PEDIDA POR JESUS
Ap 3:11
  • Fidelidade a Cristo/ Palavra = inclue não comprometer valores, saber dizer não ao supérfulo e seguir o Evangelho em tudo.
  • Vigiar constantemente em oração para não sermos enganados = a oração é defesa contra distrações e ataque contra armadilhas.
  • Fechar a mente contra pensamentos tentadores que nos podem desviar
Ap 3:19
 Arrependimento sincero e         JÁ. Como?
  • Compre o ouro = Palavra (leia-a, estude-a, medite nela diariamente para transformar mentalidade e vontade)
  • Vestes brancas = Santidade (viva uma vida recta, pura, íntegra, exemplar)
  • Colírio = Revelação (busque na intimidade do Espírito de Deus, a direcção para cada dia)
RECOMPENSA
Aquele que vencer há de ser para mim como uma coluna no templo do meu Deus, de onde não pode sair mais. hei de escrever nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que vai descer do Céu de junto do meu Deus. Também hei de escrever nele o nome novo que eu tenho. Ap 3:12 BPT
Deus quer que sejamos colunas na sua casa. O que é ser coluna?
  • É ser inabalável, mesmo na fraqueza ou provação
  • É ser alguém de quem se pode depender e em quem se pode confiar
  • É ser exemplo de vida para muitos
  • É ser força e estabilidade
Aqueles que vencerem hão-de sentar-se comigo no meu trono, tal como eu também venci e me sentei com meu Pai no seu trono.
Quem tem ouvidos para ouvir preste atenção àquilo que o Espírito diz às igrejas.
Ap 3:21-22 BPT

Deus quer limpar a nossa casa do erro e pôr a nossa vida em ordem.
Ele quer enriquecê-la com as bênçãos do Céu, mas isso só vai acontecer com uma nova entrega a Cristo e uma reconsagração total de vida nas mãos Dele.
Que tipo de Igreja vai ser? Escolha bem, escolha em função da eternidade.

IGREJA COMPROMETIDA OU NÃO?, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS