NEEMIAS E O PODER DA ORAÇÃO

Neemias 1 a 2:8, Versão Bíblia para Todos
Capítulo 1
1
 "No mê
s de Quisleu do ano vinte, do reinado de Artaxerxes, encontrava-me eu na fortaleza de Susa, quando chegou, da província de Judá, Hanani, um dos meus irmãos com mais alguns homens. Pedi-lhes notícias de Jerusalém e dos judeus que tinham escapado ao cativeiro da Babilónia. 3 Eles disseram-me o seguinte: «Esses que ficaram na pátria e não foram para o cativeiro encontram-se em grandes dificuldades e em grande miséria. Quanto a Jerusalém, as muralhas continuam em ruínas e as portas ainda destruídas pelo fogo.»
4 Ao ouvir isto, sentei-me a chorar e, durante vários dias, andei muito triste, fiz jejum e dirigi a minha oração ao Deus do céu:
5 «Ó SENHOR, Deus do céu, Deus grande e terrível, tu és fiel para com a aliança e és misericordioso para com aqueles que te amam e cumprem os teus mandamentos. 6 Peço-te, por isso, que escutes e atendas a minha oração, que eu faço dia e noite pelos teus servos israelitas. Reconheço que, tanto eu como os meus antepassados, temos pecado contra ti. 7 Ofendemos-te muito, pois não cumprimos os mandamentos, as leis e preceitos que nos deste por meio do teu servo Moisés. 8 Recorda-te que disseste a Moisés que havias de nos dispersar por toda a parte, se nós transgredíssemos os teus preceitos. 9 Mas também disseste que, se nos convertêssemos e cumpríssemos os teus mandamentos, ainda que estivéssemos desterrados nos confins do mundo, havias de nos reunir e fazer regressar ao lugar escolhido para lá ser adorado o teu santo nome10 Nós somos teus servos; somos o teu povo que libertaste com o teu poder e a tua força. 11 Escuta agora a minha oração e as orações dos outros servos que te querem honrar. Faz com que eu seja bem sucedido e que o rei seja bom para comigo. Por aquela altura, era eu copeiro do rei Artaxerxes.
Capítulo 2
1
 N
o mês de Nisan do ano vinte do seu reinado, quando eu ia servir-lhe o vinho, o rei deu-se conta de que eu estava muito triste, o que antes nunca tinha acontecido. Perguntou-me ele então: «Que é que tu tens? Tu não estás doente. Portanto, isso só pode ser uma grande preocupação!»
Eu, com bastante receio, respondi-lhe: «Que Sua Majestade viva para sempre! Como não hei-de eu andar triste, se a cidade onde estão os túmulos dos meus antepassados está em ruínas e as portas das muralhas destruídas pelo fogo?»
4 Perguntou-me o rei: «Que queres tu que eu te faça?» Então eu, elevando a minha prece ao céurespondi-lhe: «Se parecer bem a Sua Majestade e se eu estou nas suas boas graças, permita-me que eu possa ir à província de Judá, à cidade onde estão sepultados os meus antepassados, para que eu a reconstrua.»
6 O rei, que tinha a rainha sentada a seu lado, perguntou-me: «Quanto tempo durará a tua viagem e quando é que voltarás?» Eu então indiquei-lhe datas e ele consentiu em me deixar ir. Pedi-lhe também consentimento para que me fossem entregues cartas dirigidas aos governadores que estão a ocidente do rio Eufrates, para que eles me deixassem seguir livremente para a terra de Judá. 8 Pedi igualmente uma carta para Assaf, que era o guarda das florestas do rei, com o fim de conseguir dele madeira para as portas da fortaleza próxima do templo, para as portas das muralhas da cidade e para a casa onde eu iria habitar.
E o rei concedeu-me tudo o que eu pedi, porque o meu Deus me ajudou."

O CARÁCTER DE NEEMIAS
Apesar de ter nascido no cativeiro babilónico para onde os judeus tinham sido levados prisioneiros por terem pecado contra Deus, Neemias surge como uma personagem com características pessoais e espirituais que nos ensinam algo valioso sobre o carácter do cristão.
  1. Era consagrado ao Senhor
    Sabia quem era como povo eleito, nação santa e separado para Deus.
  2. Era um patriota
    Tinha um amor profundo pelo seu país e pelo seu povo. Chorava e intercedia com ferver pelo estado miserável a que tinha chegado a sua nação)
  3. Era humilde, isento de cobiça e não se deixou corromper por este mundo
    Tanto na sua posição como copeiro do Rei na corte de Artaxerxes da Pérsia, nem como Governador de Jerusalém, cargo que ocupou 36 anos.
  4. Era compassivo e piedoso para com os pobres e aflitos
    Era incapaz de ver uma injustiça e não agir para a corrigir.
  5. Era sábio, convicto, corajoso e íntegro
    Tudo o que fazia, buscava primeiro orientação em Deus e depois agia com intrepidez e lealdade.
O SEGREDO DE NEEMIAS
O segredo da liderança eficaz de Neemias estava no seu hábito de uma vida de oração constante. Neemias voltava-se para a oração em todas as circunstâncias quotidianas, quer fosse para chorar, quer fosse para pedir sabedoria ou ajuda a Deus ou para pedir perdão pelos pecados.
O livro de Neemias menciona pelos menos 11 vezes em que ele ora a Deus, intercede, pede ajuda, coragem ou sabedoria.

O segredo da sua vida de oração:
“O hábito de orar
constantemente abre caminho
para um maior fluxo da graça,
ajuda e sabedoria de Deus
na vida do crente.”

In Bíblia Estudo Pentecostal, pág. 731
1. Era constante
2. Usava-a para todas as circunstâncias
3. Estava repleta de contrição pelo pecado da nação
4. Era baseada na Palavra de Deus
5. Era específica e direccionada
6. Era acompanhada de um grupo de intercessores

APLICAÇÃO PRÁTICA
Estabeleça motivos de oração concretos e horários regulares àcerca desses assuntos e ore todos os dias por isso.

NEEMIAS E O PODER DA ORAÇÃO, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS