SER EM EQUILÍBRIO: MALEFÍCIOS DO PÂNICO
"No dia em que eu temer, hei de confiar em ti."
Salmos 56:3
Como filhos de Deus,
NÃO PODEMOS ceder ao MEDO!
O salmista enfrentou muitas vezes os pavores da morte e o terror da noite sem fim (Sl 55:4-5), mas ele encorajava a sua alma para não ceder ao pânico e profetizava para si mesmo:
"O justo jamais será abalado (...). Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor." Salmos 112:6-7 (NVI)
O QUE É O PÂNICO?
É um sentimento esmagador de medo ou ansiedade extremos. Pode ser um medo repentino, uma ansiedade por antecipação ou uma reação exagerada às circunstâncias. Em qualquer dos casos, é nocivo e pernicioso. Invade disimuladamente e ataca sem aviso.
As nossas amígdalas cerebelosas [1], são compostas por aglomerados de neurónios compactos, que são o centro das emoções e do comportamento emocional em geral, como as reações de medo e de agressão. Uma reação exagerada face a uma ameaça, aumenta a ansiedade e pode levar ao pânico.
O "organismo entra num modo de “fuga ou luta”. A respiração fica mais acelerada e as glândulas suprarrenais libertam adrenalina no sangue, o que leva a um aumento dos batimentos cardíacos e a uma maior tensão muscular." [2]
Descontrolado, este medo irrealista, pode tornar-se em transtorno de pânico ou outros tipos de patologias como crises de ansiedade, depressão, fobias, etc. Algumas pessoas pensam até que estão a ter um ataque cardíaco, dado certos sintomas serem semelhantes.
COMO COMBATÊ-LO?
A Bíblia avisa-nos em Mateus 24:7-8 e Lucas 21:11 que, catástrofes naturais, fomes, guerras e pestes, terão lugar no final dos tempos.
A história humana está repleta de epidemias [3], como a Peste Negra (50 milhões de mortos), a Varíola (300 milhões de mortos) e a Tuberculose (1 bilhão de mortos), qualquer uma delas estatisticamente bem mais grave para a densidade populacional mundial daquelas épocas, do que a atual. Não estou com isto a minimizar os riscos ou as fatalidades de agora, entenda-me. Cada vida é valiosa!
No entanto, o pânico mundial instalado, não é proporcional à realidade dos factos, divulgados hoje pela Organização Mundial de Saúde [4].
Se olharmos para outras doenças extremamente ativas, o HIV já ceifou 32 milhões de vidas, a Tuberculose continua entre as 10 maiores causas de morte em todo o mundo e o Cancro continua a liderar a maior mortalidade no planeta, com 9.6 milhões de fatalidades, só em 2018!
Então porquê este pânico e como combatê-lo?
- Em primeiro lugar seja prudente. Respeite as diretrizes das autoridades mundiais de saúde e proteja-se a si e aos outros. Quero aplaudir os profissionais de saúde em todo o mundo que estão na linha da frente combatendo não apenas o vírus, mas o medo."O receio do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro." Provérbios 29:25 (RC)
- Em segundo lugar, pare de dar ouvidos ao medo: falsas notícias, redes sociais alarmistas, conhecidos desinformados. Não ouça os noticiários o dia inteiro! Fique calmo. Guarde o seu coração. Tudo tem um princípio, meio e fim. Isto também vai passar!
"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." Filipenses 4:7 (RC) - Em terceiro lugar, proclame a Palavra de Deus:"Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair." Salmos 55:22 (NVI
"Busquei ao Senhor, e Ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores." Salmos 34:4 (RC)
"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, (...) pois por meu intermédio os seus dias serão multiplicados, e o tempo da sua vida se prolongará." Provérbios 9:10-11 (NVI)
Ativando a nossa fé e esperança, não só nos protegemos a nós e as nossas famílias, mas podemos ajudar aqueles que estão debaixo do ataque deste inimigo tenebroso.
Nesta semana, proclame a Palavra de Deus aos seus familiares, amigos e vizinhos, nas suas redes sociais.
Quer na vida ou na morte, nós somos do Senhor!
[1] "Esta região do cérebro faz parte do sistema límbico e é um importante centro regulador (...) conteúdos emocionais das nossas memórias. A amígdala é uma estrutura cerebral altamente implicada na manifestação de reações emocionais e na aprendizagem de conteúdo emocionalmente relevante." In Wikipédia
[2] https://www.medis.pt/mais-medis/bem-estar-e-desporto/sos-ataque-de-panico-saiba-como-proceder/
[3] https://super.abril.com.br/saude/as-grandes-epidemias-ao-longo-da-historia/
[4] https://experience.arcgis.com/experience/685d0ace521648f8a5beeeee1b9125cd (a 23-03-20: 14,510 mortos pelo coronavirus em 189 países)
SER EM EQUILÍBRIO: MALEFÍCIOS DO PÂNICO
Comentários
Enviar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário. Convide os seus amigos para o blog. | Thank you for your comment. Invite a friend.