UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS

 

Olá, queridos, leitores,

Permitam-me uma reflexão sobre a atualidade, que me parece pertinente, de uma perspetiva histórica e profética.


Celebra-se a 9 de novembro, o Dia Internacional contra o Fascismo e o Antissemitismo, uma data dedicada à importância da tolerância, da diversidade e do respeito mútuo.

O dia foi criado pelo Parlamento Europeu, aludindo à Noite de Cristal de 9/11/1938 que inaugurou a perseguição aos judeus na Alemanha Nazi.

Antissemitismo é a expressão utilizada para explicar a aversão preconceituosa e xenofóbica contra os judeus. Dizer não ao fascismo e ao antissemitismo é o objetivo desta data que luta contra o racismo e a xenofobia no Mundo.


Há milhares de anos que os judeus são perseguidos, escravizados e expulsos da sua terra, por isso, os israelitas têm conhecido várias diásporas e uma história de massacres e tragédias:

  1. As Invasões Assírias em 722 A.C. praticamente destruíram as Tribos do Norte e trouxeram outros povos para aculturar a região.

  2. Com o Exílio Babilónio em 586 A.C. o Reino do Sul seria levado ao cativeiro e, 70 anos mais tarde, só retornariam pouco mais de 50 mil pessoas, quando a Babilónia caiu para o Império Medo-persa em 539 A.C..

  3. O Império Grego deixaria uma marca mais cultural através da influência do helenismo, mas já morte Alexandre o Grande, e repartido o seu Império, Israel vê-se debaixo dos Ptolemeus inicialmente e depois dos Selêucidas. A rejeição do estilo de vida helenista era considerado uma forma de rebelião e iniciaram-se brutais perseguições gregas aos judeus que desencadearam a revolta dos Macabeus.

  4. O judaísmo mal sobrevivera aos gregos, foi quase esmagado em 135 D.C. quando o Imperador Romano Adriano expulsa definitivamente os hebreus da Judeia e muda o nome da região para Síria Palestina, para erradicar a memória de Israel.

  5. Os judeus vagam pela Europa, são perseguidos pela Inquisição (476- 1789) onde se pensam que morreram mais de 40 mil e foram desalojados outros tantos.

  6. E na Idade Moderna, sofrem o genocídio do Holocausto (1938–1945) que assassinou 6 milhões de homens, mulheres e crianças. Até os animais domésticos dos judeus foram perseguidos pelos nazis.

Infelizmente, o sábado de 7 de novembro, que amanheceu com o brutal ataque do Hamas a Israel com o sequestro de 242 pessoas e morte de mais de 1.400 indivíduos, incluindo bebés, e outros milhares de feridos veio reavivar velhos ódios. A exageração unilateral dos media da subsequente resposta militar israelense à Faixa de Gaza, onde ficaram encurralados 2.2 milhões de Palestinianos pelo Hamas, que usa o seu próprio povo como escudos humanos, foram seguidos de um aumento alarmante no antissemitismo.


Os países árabes promoveram “Dias de Ódio” aos Judeus com manifestações do Qatar ao Iraque, e lamentavelmente, mal informados das razões do conflito, seguiram-se movimentos em Brasília, Bruxelas, Lisboa, Londres, Paris, Washington…


A Liga Anti Difamação relatou um aumento de 388% no antissemitismo nos Estados Unidos desde o ataque do Hamas. Na Europa, a Comissão Europeia descreveu o aumento dos incidentes antissemitas como tendo atingido "níveis extraordinários", como por exemplo um crescimento de 300% nos ataques de ódio na Áustria.

Já em 2018 o primeiro-ministro de França Edouard Philippe, avisava para um aumento de 69% nos incidentes antissemitas naquela que é maior população judaica da Europa - cerca de meio milhão de pessoas. Hoje em dia, esse número escalou exponencialmente.

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, lamentou que o antissemitismo esteja a reaparecer 78 anos após o fim o genocídio Nazi e afirma que “Combater o antissemitismo exige solidariedade diante do ódio”.


Qual o nosso papel como Igreja de Cristo na Terra?

Mais do que nunca, devemos denunciar o ódio e a intolerância. Cada pessoa merece respeito e dignidade, independentemente da sua origem ou crença. Mas, mais do que isso, temos de entender que a origem deste ódio não é meramente étnica, cultural ou financeira – é espiritual.


Jesus e Paulo avisaram-nos dos sinais dos fins dos tempos:

"Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá terremotos em vários lugares e também fomes. Essas coisas são o início das dores." Marcos 13:8


"Naquele tempo, muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos." Mateus 24:9-11


"Nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder." 2 Timóteo 3:1-5


O verdadeiro inimigo dos judeus não são pessoas, governos ou religiões, é o próprio Satanás! Ele sabe que:

  1. Israel é o povo escolhido de Deus

    "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados.” Génesis 12:2-3


  2. De Israel veio o Messias, o Salvador da Humanidade

    "Mas tu, Belém-Efrata, embora pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim Aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos." Miquéias 5:2


  3. Será em Jerusalém que Jesus voltará para Reinar na Terra

    “Naquele dia, os seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras, a leste de Jerusalém (…) Então o Senhor, o meu Deus, virá com todos os seus santos.” Zacarias 14:4-5

Então é nosso papel, fazer o que o salmista nos pede, sabendo que a nossa intercessão não só é necessária, como é profética.

“Orai pela paz de Jerusalém! Prosperarão aqueles que te amam. Haja paz dentro de teus muros e prosperidade dentro dos teus palácios. Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: haja paz em ti! Por causa da Casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem.” Salmos 122:6-9


Que sejamos Agentes de Reconciliação na Terra!

Tininha


Obs.
Este artigo não pretende justificar ou desculpar ações de Israel contra qualquer pessoa ou nação.


Fontes:

https://radiopeaobrasil.com.br/caes-e-gatos-dos-judeus-tambem-foram-vitimas-do-holocausto/

https://pt.euronews.com/my-europe/2023/10/25/associacao-judaica-europeia-alerta-para-antissemitismo

https://www.politico.com/news/2023/11/05/anti-defamation-league-antisemitism-00125438

https://pt.euronews.com/2023/11/06/ataques-antissemitas-aumentam-300-na-austria

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

A DEFESA DO EVANGELHO