Honrar o Shabbat é para os Cristãos?
A vida é feita de ciclos:
Os ciclos da natureza, por exemplo, são intervalos naturais que determinam os processos de sustentação da vida: nascer - crescer - morrer.
Temos outros ciclos, como:
- o ciclo das estações;
- o ciclo das 24 horas - manhã - tarde - noite;
- o ciclo das semanas... períodos de 7 dias ou 168 horas, que organizam a nossa vida.
Qual o significado da palavra SHABBAT?
A palavra "Shabbat" tem origem no hebraico antigo, significa "cessar" ou "descansar" ou "desistir". O termo é derivado do verbo "shavat", que significa "parar" ou "descansar". "O significado primário é o de cessação de qualquer trabalho." in Dicionário Ilustrado, p. 1484
Portanto, o Shabbat na Bíblia refere-se ao dia de descanso e cessação das atividades de trabalho, para nos dedicarmos à adoração e comunhão com Deus.
"Shabbat" é também a fonte para o termo "sabbatum" que deu origem a "Sábado" em português. Por isso, a palavra "sabático" – referindo-se ao ano sabático na Bíblia ou ao ano que uma pessoa tira sem trabalhar – também vem dessa raiz.
Ora portanto, o Shabbat tem a ver com DESCANSO, LAZER em família, fazer um HOBBY ou algo prazeroso, qualquer atividade que não tenha a ver com trabalho e que sirva para relaxar, ter comunhão com quem amamos e mostrar gratidão a Deus pelas Suas bênçãos.
Quando começou o SHABBAT?
A Bíblia mostra-nos que Deus criou a Terra, a fauna e a flora, e o ser humano em 6 dias e no sétimo dia descansou.
"Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e tudo o que neles há. E, havendo Deus terminado no sétimo dia a sua obra, que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que tinha feito. E Deus abençoou o sétimo dia e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, tinha feito." Génesis 2:1-3 (NAA)
No Vídeo A Aliança do Arco-Íris, falei de como na simbologia bíblica o nº sete representa a totalidade, a perfeição, algo completo e acabado.
Quando o SHABBAT se tornou um Mandamento?
Na Lei de Moisés, em Êxodo 20:8-11.
É o Quarto dos Dez Mandamentos:
"Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou." Êxodo 20:8-11 (NVI)
O Shabbat hebraico não segue o ciclo lunar, antes afirma a semana de 7 dias da Criação, e reafirma o sábado como 7º dia.
"O Sábado se tornou um dia de assembleia sagrada e de adoração (Lv 23:1-3), uma lembrança da aliança com Deus (Ex 31:12-17)." in Dicionário Ilustrado, p. 1485
O Sábado tornou-se o coração da Lei mosaica, de tal forma que hoje o Talmude considera 39 ações proibidas no período entre o pôr-do-sol da sexta-feira até ao pôr-do-sol do sábado.
Duas razões são dadas para se observar o Sábado:
- Deus descansou no sábado, o 7º dia após ter feito toda a Criação e tornou-o santificado.
- o Sábado era também uma lembrança da redenção dos israelitas da escravidão no Egito por 400 anos.
Qual o dia em que os cristãos devem descansar? Sábado ou Domingo?
Apesar dos cristãos da Igreja Primitiva se reunirem inicialmente aos sábados, ao longo da história da igreja passou-se a preferir o Domingo, pela sua ligação com a Ressurreição de Cristo.
Embora seja apontado o Concílio de Laodicéia, de 364 DC, como tendo instituído o Domingo como o Dia do Senhor e dia de descanso, a verdade é que 100 anos antes desse concílio da Igreja Grega regional, já Anatólio, bispo de Laodicéia, escrevia: “A nossa consideração pela ressurreição do Senhor, que se efetuou no dia do Senhor, nos leva a guardá-lo baseado no mesmo princípio.”
Não houve portanto uma "ordem oficial" da Igreja de Roma para mudar o dia de descanso de sábado para domingo, foi uma transição que simplesmente aconteceu ao longo dos anos.
Contudo, tanto o Judaísmo como o Cristianismo advogam a importância de se retirar um dia para Descanso e este é o meu ponto de vista neste vídeo. Descansar um dia por semana, não só é essencial para renovar as forças físicas e mentais, como é um ato de fé e confiança. Talvez o seu dia de folga seja ao Sábado, ou talvez seja ao Domingo. No meu caso, o meu Shabbat (Dia de Descanso) é à Segunda-Feira.
O importante é tirarmos um dia para DESCANSAR e ADORAR.
Vejamos 3 pontos PORQUE o princípio do Shabbat também é para os Cristãos.
1. O Propósito do Descanso:
O próprio Deus, descansou no sétimo dia depois de ter feito toda a Criação, abençoando-o e o santificando. É claro que Deus não se cansa, logo o objetivo foi ensinar-nos sobre a importância do princípio do 7º dia: parar de trabalhar.
Isto também nos ensina que o descanso é vital: tanto física quanto espiritualmente. O descanso nos permite renovar nossas energias, refletir, buscar Deus e cuidar de nós mesmos.
2. Um Ato de Confiança e Fé:
Ao observar um dia de descanso, demonstramos que confiamos em Deus como provedor, mais do que a força do nosso braço! Ao descansar, estamos reconhecendo que Deus é quem sustenta todas as coisas e que não precisamos nos esforçar constantemente para alcançar sucesso ou segurança. Descansar é um ato de fé, confiando que Deus cuidará de tudo, mesmo quando não estamos a trabalhar.
3. Uma Pausa para Adoração:
O dia de descanso é também um tempo para adorar a Deus. É um momento para nos afastarmos das preocupações do dia-a-dia e nos voltarmos para o nosso Criador. Meditar no que Ele tem feito na nossa vida, estudar a Sua Palavra de Deus, buscar a Sua presença, fortalece a nossa fé e conecta-nos com o nosso propósito de vida.
4. Uma Oportunidade de ser Feliz:
Incorporar o descanso na nossa rotina semanal, sob a forma de hobbies, passatempos ou atividades que tragam alegria aliviam o stress da vida moderna e proporcionam a liberação de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina. A dopamina ajuda a reduzir a ansiedade, melhora o ânimo e gera energia e motivação, e a serotonina atua no aumento da capacidade de tomada de decisão. Assim dia de descanso é uma ótima maneira de exercitar a criatividade e até adquirir mais conhecimento, que por sua vez nos torna pessoas mais interessantes, não é verdade?
Conclusão:
Os Cristãos devem então respeitar o Shabbat?
- De um ponto de vista Religioso, NÃO! Não advogo a guarda do Sábado como o Talmude ou a Igreja Adventista do Sétimo Dia defendem - não é a guarda do Sábado que salva ninguém! A Salvação está apenas em Cristo Jesus como Salvador.
- Do ponto de vista do Princípio, SIM! Absolutamente! Parar para descansar 1 dia por semana faz bem ao corpo, à alma e ao nosso espírito. Paramos para recuperar forças, para desfrutar da vida, para ter comunhão com os nossos entes queridos e sobretudo, para adorarmos a Deus pela bênção da vida.
O princípio do Shabbat lembra-nos a importância do descanso na nossa vida quotidiana. Ao descansar, demonstramos confiança em Deus como provedor, encontramos renovação física e espiritual, e fortalecemos nosso relacionamento com Ele. Embora a aplicação prática do Dia de Descanso possa variar entre culturas e cada pessoa individual, a essência do princípio do Shabbat permanece como um lembrete de que o descanso é um presente de Deus para nós. Que possamos buscar um equilíbrio saudável entre trabalho e descanso, honrando o princípio do descanso em nossas vidas.
Neste espírito, quero anunciar que no mês de Agosto será um tempo de descanso para mim, por isso voltarei em Setembro.
Até lá, desejo um maravilhoso descanso a todos e que esta reflexão possa ajudar a trazer um maior equilíbrio à sua vida.
Bibliografia:
Dicionário Bíblico Ilustrado (2018), São Paulo, Ed. Vida
Comentários
Enviar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário. Convide os seus amigos para o blog. | Thank you for your comment. Invite a friend.