LOUVOR COM EXCELÊNCIA - Considerações para Levitas

 O QUE É EXCELÊNCIA?
“Alto grau de bondade ou perfeição, superioridade, tratamento devido a pessoas ilustres, mérito, eminência, especialidade, primazia, nobreza, sublimidade, soberania, primor.” In Dicionário da Língua Portuguesa

Qual é a coisa mais importante na adoração? 
Adorar, é claro! (João 4:23-24)

"Porém, está a chegar a hora e é agora mesmo em que aquele que adora o Pai o há de adorar no Espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito e os que o adoram devem fazê-lo no Espírito e em verdade." João 4:23-24 (BPT)
Amar a Deus é o primeiro e mais importante mandamento de todo o cristão. Adorar não é uma opção, é uma ordem - Ex 20:1-5 
Deus é um Deus zeloso (ciumento, diligente). Porque fomos criados para adorar, existe um vazio em nós que não pode ser preenchido por mais nada, a não ser por um relacionamento real com Deus. 
Nunca teremos realização e alegria completas, com estímulos exteriores a Deus. Muitas vezes procuramos satisfazer-nos através de outras pessoas, objetivos ou até mesmo no serviço a Deus, mas o nosso relacionamento com Deus deve ser prioritário.

O conceito de louvor sacrificial está por vezes muito longe das nossas mentes. Cantamos as músicas que queremos e resmungamos das que não gostamos, por causa de preferências musicais. Optamos por um estilo musical e ignoramos a unção na letra. 
Colocamos tudo à frente de Deus e, quando chegamos a correr à Igreja, esperamos que a unção tape todas as nossas falhas: falta de preparação técnica, falta de oração, falta de consagração, uma vida centrada nas nossas necessidades, nos nossos "achos" e na nossa vontade.

Onde está o sacrifício, onde está a excelência?
Adorar é servir. Servir com excelência.
É rendermos totalmente a nossa vontade a Deus em submissão. Se adorar fosse cantar, então Jesus teria cumprido muito mal o seu ministério, porque só há um registo dele a cantar. 

Se queremos ser adoradores, sejamos SERVOS. 
"Se quiser ser o melhor dos adoradores seja servo de todos." Mt 23:11 Jesus foi o servo em extremo: “A cruz foi o maior ato de adoração que o universo jamais viu.”
COMO MEDIR O SEU NÍVEL DE ENTREGA E EXCELÊNCIA NO SEU RELACIONAMENTO COM DEUS E NO SEU SERVIÇO À IGREJA?
1. PERSONALIDADE E CREDIBILIDADE
Como é que as pessoas nos veem?
Será que somos vistos como adoradores, como pessoas que desejam adorar o Senhor e serem servos? Será que somos respeitados? As pessoas confiam em nós? Como é que somos vistos fora da Igreja, na família, no trabalho, na escola? As pessoas veem Deus através de nós? Ao ganharmos a confiança das pessoas com o espírito de servos, então teremos crédito para as ensinar a adorar.

2. ORAÇÃO
Estamos a pagar o preço em oração?
Temos vidas consagradas em oração? Oramos pelo povo para que Deus se mova nos seus corações, para eles cresçam e se tornem verdadeiros adoradores? Oramos por aqueles que estão em autoridade sobre nós?

3. A EQUIPA DE LOUVOR
[Especificamente para os que de entre nós são adoradores cantores ou músicos:] 
Trabalhamos a unidade da equipa?
Isso é semear para o futuro: novos líderes de louvor são levantados através “do ser fiel no pouco” Lc 16:10. A equipa deve partilhar a responsabilidade de ensinar o povo, em todas as oportunidades que tiver, para passar a visão do que é ser um verdadeiro adorador.

4. APOIO DE FORA
Trazer outros líderes idóneos na área do louvor para ministrarem ensino sobre louvor, muitas vezes reforça o ensino já dado e abre espaço para revelação e fortalecimento. Adoração é um ministério para toda a igreja praticar e não somente os cantores e músicos. Todos os filhos de Deus são chamados a cumprirem o seu ministério de adoradores.

5. MATERIAIS
Audio-visuais, livros, estudos, workshops, etc. deve fazer parte das ferramentas de comunicação para melhorar a compreensão do povo e da equipa de louvor, sobre adorar a Deus. De que modo podemos educar o povo fora das reuniões de celebração?

O nosso ministério é muito diferente das outras áreas de serviço da igreja. Embora todas sejam benéficas e nenhuma mais importante que a outra (ver 1 Co 12), poucos estão comissionados para levar a congregação ao trono da graça do modo que uma equipa de louvor o faz.” 
Colin & Carol Owens, Only for God’s Glory.
COMO SERVIR COM EXCELÊNCIA?
1. COM ADORAÇÃO
Demonstrar uma adoração sincera e verdadeira. As pessoas estão à espera do genuíno, de pessoas reais com paixões reais! Claro que só daremos aquilo que tivermos cá dentro, por isso, se não buscarmos Deus individualmente, não expressaremos nada de verdadeiro coletivamente.

2. COM HUMILDADE
Deus opõe-se e resiste aos orgulhosos (Tg 4:6). Adoração e orgulho nunca podem estar juntos. Quando pensamos que somos alguém ou que a unção se manifesta por causa do nosso dom, estamos a desonrar a Deus e a roubar a glória que Lhe é devida (Is 42:8). Nós fomos criados para estarmos na presença de Deus a adorá-Lo.

3. COM CONFIANÇA E CORAGEM
Ser um adorador requer coragem e confiança. O nosso estado de alma tem poder para influenciar os outros, por isso, mais vale não ministrarmos quando não estamos bem, seja em que área for.

4. SEM PRESSAS
É melhor cantar menos músicas, mas ministrá-las bem do que cantar tudo a correr, só para cumprir uma sequência.

5. COM “UM OLHO NO BURRO E OUTRO NO CIGANO”
Um adorador-cantor ou músico, deve ser exímio na adoração, e deve levar os outros a fazê-lo também. Isso significa ter em conta onde as pessoas estão e, guiá-las através do Tabernáculo até à presença real de Deus. A congregação não deve impor o ritmo de um culto, mas uma equipa de louvor não a pode abandonar à sua própria perícia. Sensibilidade ao ambiente da reunião, passa por saber quais as músicas, ritmos e expressões de louvor, estão a funcionar ou não, um determinado momento do culto.

6. COM ESPONTANEIDADE ENSAIADA
Uma equipa de louvor que ensaia bastante, trabalha muito em “jam” e o fluir espontâneo juntos, estará preparada para fluir com à vontade técnico no culto. Como?
  • Repetir os refrões, trechos ou a música um predeterminado nº de vezes
  • Ter as músicas que todos conhecem bem ensaiadas e decoradas
  • Ensaiar o louvar em línguas ou em português
  • Ensaiar introduções, medleys, finais e transposições, etc.
7. NÃO DIZER NADA SE NÃO TEM NADA PARA DIZER
"A boca fala do que o coração está cheio." Lc 6:46. 
Se durante a semana a nossa boca não se encheu de Palavra e não confessou a Palavra, é melhor não dizer nada, do que aplicar chavões ocos.

8. COM BOA PREPARAÇÃO TÉCNICA
Uma música deve ser a segunda natureza de um levita. Deve treinar-se até estar “de cor e salteado”, tanto a letra como as cifras.

9. COM NOVIDADE DE VIDA
Devem-se ensaiar músicas novas à congregação pelo menos de 2 em 2 meses em momentos especiais, para se dar oportunidade das pessoas as aprenderem. Mesmo os hinos mais antigos podem ter novos arranjos refrescantes. O louvor deve ser criativo, podendo combinar dança, teatro, poesia, leitura da Palavra, etc., tudo com ordem (1 Co 
14:40).

10. SEM DESANIMAR
Seja realista: às vezes as coisas não correm tão bem. Adoração coletiva não é de um show muito bem organizado e sem falhas. É um culminar de diferentes expressões por cada membro do corpo de Cristo:  alegria, júbilo, quietude, meditação, etc.. Ainda que alguns estejam desafinados ou fora do ritmo, o estado do coração é que determina se Deus aceita ou não a nossa adoração.

Não há chamada mais elevada do que liderar pessoas no propósito e destino final das suas vidas – adorar!” Tommy Walker.
RESPONDA “SIM / NÃO-PORQUÊ?” Para refletir e Orar.
  1. LÊ E ESTUDA A PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS?
  2. ORA TODOS OS DIAS?
  3. INTERCEDE PELO POVO PARA SE TORNAREM VERDADEIROS ADORADORES?
  4. ESTUDA DIARIAMENTE COM O SEU INSTRUMENTO?
  5. QUANDO ADORA A DEUS, ADORA-O REALMENTE?
  6. TEM ESTUDADO SOBRE LOUVOR E ADORAÇÃO?
  7. QUANTAS MÚSICAS SABE DE COR? 
  8. ACHA-SE INDISPENSÁVEL À SUA EQUIPA/IGREJA?
  9. CONSIDERA-SE REALMENTE UM SERVO?
  10. TEM CORAGEM PARA ENFRENTAR AS LUTAS DO MINISTÉRIO?
  11. ACHA-SE BEM PREPARADO TECNICAMENTE? E ESPIRITUALMENTE?
  12. QUE LUGAR OCUPA A SUA POSIÇÃO DE LEVITA NA SUA VIDA? 
  13. ADORA REALMENTE COM EXCELÊNCIA?
  14. O QUE ESTÁ DISPOSTO A FAZER PARA MUDAR? 
LOUVOR COM EXCELÊNCIA, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS