A INCONSTÂNCIA E A FIDELIDADE

Vivemos numa época inconstante e impersistente
Modas, políticas, carreiras, valores – tudo se tornou variável, impermanente, precário e inseguro. Todas estas palavras a negrito, são sinónimos de inconstância: algo ou alguém que não é fiel. As pessoas tornaram-se infiéis ao patrão, à família, à sua igreja local, a Deus. Este é um dos sintomas de que nos avisou o apóstolo Paulo:

“Lembre-se disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. As pessoas serão egoístas, amantes do dinheiro, orgulhosas e arrogantes. Elas falarão mal de Deus, desobedecerão aos pais, serão ingratas e não se incomodarão com as coisas de Deus. Elas não terão amor pelos outros, não perdoarão a ninguém, serão caluniadoras, não terão domínio próprio, serão cruéis e inimigas do bem. Elas também serão traidoras, atrevidas, estarão cheias de orgulho e amarão mais os prazeres do que a Deus. Elas farão de conta que são religiosas, mas rejeitarão o poder da religião.”
2 Timóteo 3:1-5 (VFL)

Antigamente, as pessoas viviam por causas, defendiam o Bem, faziam sacrifícios inimagináveis para criar os filhos com valores, davam a vida pela pátria. Hoje vemos homens e mulheres inconstantes, em todas as áreas importantes da vida. Não sabem Quem São nem o Que Querem, por isso mudam de opinião, de emprego, de cônjuge ou de igreja, como quem muda de camisa.

O grau de inconstância da nossa vida, revela o nível de infidelidade do nosso caráter. Esta é uma advertência para a Igreja, não para o mundo.

É hora de sermos constantes nas nossas decisões.
É hora de acabarmos o que começamos, com firmeza de caráter e fidelidade.
É hora de sermos maduros e responsáveis, não mudarmos de posição, só porque é inconveniente, dá muito trabalho, ou a pressão aumenta.

O autor de Hebreus revela-nos que:

“Estamos, pois, rodeados por esta enorme multidão de testemunhos de fé. Portanto, afastemos de nós o peso que nos impede de andar e o pecado que tão fortemente nos prende, e perseveremos na corrida que Deus nos propõe.” Hebreus 12:1 (BPT)

1. A nossa vida está a ser observada por “uma tão grande nuvem de testemunhas”. Os nossos atos estão a ser registados nos livros do Céu e têm consequências.

2. É nossa responsabilidade tratarmos as fraquezas do nosso caráter, desembaraçando-nos “do pecado que tão de perto nos rodeia”. Como? Aniquilando toda a inconstância e infidelidade, ao criarmos raízes profundas onde estamos.

3. Só então, poderemos correr “a carreira que nos está proposta”. O nosso propósito de vida é único e intransmissível.

Já alguma vez se debateu com alguma destas situações?

  •    Começa algo e não acaba.
  •    Muda constantemente de emprego.
  •    Tem dificuldade em tomar decisões e assumi-las.
  •   Já mudou várias vezes de igreja e não consegue enraizar-se em nenhuma.
  •    Abandonou amigos, discípulos que dependiam de si, ou até família.

“Pois a inconstância dos inexperientes os matará,
e a falsa segurança dos tolos os destruirá;” Provérbios 1:32 (NVI)

A gravidade da inconstância é tamanha que a Bíblia chama-a de INFIDELIDADE e, pode comprometer, o legado de uma vida inteira.

Veja o que diz o profeta Ezequiel:

“Se, porém, um justo se desviar de sua justiça e cometer pecado e as mesmas práticas detestáveis dos ímpios, deverá ele viver? Nenhum de seus atos justos será lembrado! Por causa da infidelidade de que é culpado e por causa dos pecados que cometeu, ele morrerá.” Ezequiel 18:24 (NVI)

Pecado não confessado é pecado não perdoado. Ou seja, qualquer ação, pensamento ou intenção do coração, que viola a Lei Santa de Deus, é pecado e precisa ser confessado para ser perdoado. Caso contrário, “o salário do pecado é a morte” (Rm 6:23). A Bíblia não se refere apenas à morte física, mas também à morte espiritual (separação de Deus e do Seu Plano perfeito para nós) e emocional (andarmos às voltas na vida, sem rumo).

A raiz da inconstância de muitos crentes está aqui: nunca se arrependeram dessa instabilidade, porque nunca a reconheceram como pecado de infidelidade. E cada vez que a pressão aumenta, fogem dela, em vez de tratar o problema.

Tenho novidades para si: o que ficar por resolver irá persegui-lo. Não importa se mudou de profissão, de esposa ou país!

Conheço casos, que este pecado é tão grave, que por onde passaram deixaram dívidas, gente despedaçada e até fugiram da Lei para outro país, mas nada mudou: a vida continua-lhes no mesmo ciclo destrutivo, por nunca lidaram com a inconstância.

“(…) o caminho do infiel é áspero.” Provérbios 13:15 (NVI)

Deus chamou-nos à MATURIDADE, não à inconstância.
Um dos passos para ser fiel é, em enraizar-se profundamente, no solo espiritual da sua igreja local.

“(…) não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros (…)” Hebreus 10:25 (RC)

A maneira como lida com as pessoas, dentro da igreja, espelha a maturidade ou inconstância das outras áreas da sua vida: NÃO SAIA DE ONDE ESTÁ!
Fique firme, mesmo que as coisas sejam difíceis.
Se for inconstante, nunca construirá nada de valor.

“não abandone o seu posto;
a tranquilidade evita grandes erros.” Eclesiastes 10:4 (NVI)

Lembre-se:

SER CONSTANTE  =  SER FIEL

Arrependamo-nos agora das inconstâncias que nos tornam infiéis e, Deus curará as nossas vidas. Amém.

“Curarei a sua infidelidade, eu de mim mesmo os amarei”
Oseias 14:4 (RA)


A INCONSTÂNCIA E A FIDELIDADEpor Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS