EVANGELHO NÃO É CONFORMISMO

“Não pensem que vim trazer paz à terra. Não vim trazer paz, mas espada.” Mateus 10:34 (NVI)

Esta paradoxal afirmação de Jesus deixa-nos perplexos à primeira vista.

Afinal Ele é o Príncipe da Paz (Isaías 9:6)! Muitos dos seus sermões contem instruções sobre sermos pacificadores, amarmos o próximo e até os nossos inimigos. O autor de Hebreus reforça esta filosofia de vida: “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos (…)” Hebreus 12:14 (NVI)

Então a que PAZ e a que ESPADA Jesus se refere neste contexto?

Os judeus viviam há séculos debaixo de jugo: primeiro os Assírios tinham esmagado o Reino do Norte, a seguir os Babilónios arrasaram com Judá, o Império medo-persa tinha permitido que um pequeno remanescente voltasse à pátria, para serem conquistados mais tarde por Alexandre o Grande, e por fim Roma.

As profecias prediziam um Messias da linhagem davídica que estabeleceria o Reino dos Céus, mas “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.” João 1:11 Jesus não veio para uma revolução política ou uma libertação nacional. Poucos reconheceram o Cristo, tanto na Judeia, como poucos o seguem hoje.

A verdadeira PAZ alinha-se com o ministério do Reino: trazer o Homem de volta para Deus, para a posição espiritual que ele perdeu no Éden. A PAZ suprema é alcançada quando nos reconciliamos com Deus e reconhecemos que Ele é o único digno de ditar o rumo da nossa vida. Quando nos sujeitamos total e incondicionalmente ao SENHORIO de Cristo, deixando desejos mesquinhos ou até sonhos legítimos e passamos a desejar os SEUS sonhos e a SEUS propósitos para a nossa vida.

Para tal é preciso deixarmos que Jesus aplique a ESPADA. A espada que é “mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.” Hebreus 4:12

Esta espada é a Bíblia. Ela contêm a mente de Deus. É um espelho autêntico que revela até as intenções mais escondidas do nosso coração. As verdadeiras motivações porque fazemos o que fazemos e as reais razões por que somos como somos. Essa espada corta cirurgicamente, sem piedade, não deixando nada oculto, desde que permitamos a sua influência perfeita na nossa vida.

Quando começamos a ser expostos à Espada do Espirito é impossível o conformismo! É impossível sermos mais um na multidão. É impossível não gritar a verdade implacável: Deixa Jesus ser Senhor e submete-te a Ele! Sem desculpas, nem procrastinação.

“(…) quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.” Mateus 10:38 (NVI)

Evangelho é ser inconformado com este mundo!
É ser moldado pela ESPADA, custe o que custar!
É temer ao Senhor e honrar as suas autoridades.
É tomar a visão do Reino como bússola de vida.
É buscar não o “meu acho”, mas os mandamentos Dele.
É estar disposto a pagar o preço, até ao sangue, até à morte, para encontrar a vida.

“Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.” Mateus 10:39 (NVI)

Evangelho Não É Conformismo, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

A DEFESA DO EVANGELHO