DO LADO ERRADO DO JORDÃO

 “As tribos de Rúben e Gad tinham muito gado. Vendo que a região de Jazer e a de Guilead eram excelentes para a criação de gado, foram ter com Moisés, com o sacerdote Eleazar e com os chefes da comunidade e disseram-lhes: «(…) Que esta terra fique a ser nossa propriedade e já não teremos de atravessar o Jordão.»

Moisés respondeu aos descendentes de Rúben e Gad: «Então os vossos irmãos vão para a guerra e vocês ficam aqui? (…) Isso foi o que fizeram os vossos antepassados, quando os mandei de Cades Barneia (…) e vocês serão os culpados da destruição deste povo.»

Eles aproximaram-se mais de Moisés e disseram: «Só queremos construir aqui currais para os nossos rebanhos e cidades para os nossos filhos. Depois iremos armados à frente dos israelitas, lutando até os ajudarmos a instalar-se no seu lugar (…) não voltaremos para nossas casas, enquanto cada israelita não tiver ocupado a propriedade que lhe é destinada. E não queremos para nós nenhuma propriedade a ocidente do Jordão, pois a nossa propriedade já está em nosso poder, a oriente do Jordão.»” Números 32:1-19 (BPT)


Antes de uma nova geração de israelitas atravessar o Jordão, desejaram as tribos de Gade e Rúben, que a sua porção territorial fosse ao oriente do Jordão e não DENTRO da terra prometida. No diálogo acima, vemos que Moisés cedeu relutantemente ao seu pedido, na condição de que ajudassem na conquista a ocidente do rio Jordão. Assim o fizeram (Josué 4:12-13), mas a decisão baseada no materialismo das regiões férteis, deixou Gade, Rúben e meia tribo de Manassés, FORA de Canaã, longe do centro espiritual e político da nação, e com as fronteiras abertas aos salteadores do deserto e à invasão de futuros inimigos.

Vejamos como acabaram estas tribos:

Gade     Ficaram com uma área que se estendia por parte de Gileade e por toda a terra de Basã (Deuteronómio 3:13,14). Acabaram cativos de Tiglate-Pileser da Assíria (1 Crónicas 5:26). Jacó tinha profetizado no seu leito de morte: “Gad será assaltado pelos salteadores, mas ele vai assaltá-los também pelas costas.” Génesis 49:19 (BPT)

Rúben   Rúben, cuja história de graves pecados lhe custaram o direito de primogenitura, tinha recebido a seguinte bênção paterna: “Impetuoso como uma onda, mas não hás de ser o primeiro entre os teus irmãos, porque ousaste entrar no leito do teu pai e assim profanaste a minha cama.” Génesis 49:4 (BPT) Após a divisão do reino israelita, o seu território foi reduzido no período do rei Jeú (2 Reis 10:32-33), e posteriormente a tribo foi exilada na Assíria, de onde nunca mais se ouviu falar deles (1 Crónicas 5:6; 26).

Manassés   Ainda que fosse o primogénito de José, a bênção do avô foi para o seu irmão mais novo: “colocou Efraim à frente de Manassés” Génesis 48:17-20 (BPT). A metade da tribo dos manassitas que ficaram com Gade e Rúben a oriente do Jordão, e acabaram deportados quando o Reino do Norte caiu diante da Assíria.


Cativos, deportados ou misturados com outros povos, perdeu-se o rasto destas tribos. Só ouviremos falar delas no futuro Israel de Deus, com a promessa de que tomarão parte na herança vindoira (Ezequiel 48:6,7; Apocalipse 7:5).

O que isto nos ensina?

As nossas decisões têm sempre consequências. E, não só para nós, mas para todos os que influenciamos ao redor, sejam família, colaboradores, liderados ou compatriotas. O próprio Deus avisou as tribos:

“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.” Deuteronómio 30:19 (ACF)

Podemos escolher estar DENTRO da vontade de Deus, seguindo zelosamente os Seus conselhos, observando a Sua Lei e buscando a Sua direção; ou podemos decidir estar FORA da proteção divina, gerindo a vida à nossa maneira, obstinados com as nossas prioridades, cegos pelo materialismo e conduzidos por uma miopia espiritual. 
O nosso posicionamento DENTRO ou FORA, vai determinar o resultado: benefício, maturidade, sucesso ou derrota, decadência, fracasso…

Dezenas de anos mais tarde, Josué voltou a avisar os israelitas: 
“(…) escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram os vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais: porém, eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Josué 24:15 (RC)

A história está escrita para nos ensinar a não cometermos os mesmos erros do passado.

Agora é o tempo de alinhar a sua vida com Deus.

Arrependa-se se for necessário. 
Comprometa-se hoje.
Escolha estar DENTRO sempre, unido ao Amado das nossas almas.
Amém.

DO LADO ERRADO DO JORDÃO, por Sandra Rosa 

Comentários

  1. Desde muito nova que tive o bichinho da leitura.

    E na minha vida diária, por muito cansada k. Estivesse, arranjava sempre tempo para ler algo.
    Ainda me lembro quando menina, o meu querido pai ralhar comigo , por ler á luz do candeeiro de petróleo quase sem nenhum " combustível" e voltado para mim.
    Mais tarde lia nos transportes....

    Até uma vez o condutor parou o autocarro e veio ter comigo dizendo::

    Tenho reparado que :
    :sempre que viajo consigo, vejo-a sempre a ler..
    Mas dou-lhe um conselho..
    A trepidação dos movimentos faz-lhe muito mal aos olhos..
    Acalmei um pouco.
    Mas o bichinho continuou.

    Até, ter mesmo que reduzir a minha tão gratificante e, deliciosa leitura.
    Ó!!!

    Eu sabia tantoooo.
    Sabia discutir quase todos os assuntos.
    Infelizmente deixei de ler , por motivos de saúde nos meus olhos.

    E noto em mim , que perdi quase tudo.,
    Senão tudo o que outrora tanto Tinha aprendido.
    Ó!! Amém pf a leitura
    Ela enriquece-nos a alma.
    A mente
    E, sobretudo o espírito..

    Consultava dicionários
    Amava aprender .
    Hoje estou um pouco esquecida e, tb um pouco perdida....
    Tudo porqué ??
    Falta de ... leitura.
    Acreditem em mim
    A leitura , enriquece-nos no todo.

    Experimentem.
    Depois falem comigo.
    Deus abençoe todos os que amam ler.
    Amemmm
    Bjs e, aproveitem enquanto podem..
    .

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Convide os seus amigos para o blog. | Thank you for your comment. Invite a friend.

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

A DEFESA DO EVANGELHO