NEM UMA HORA?


Marcos 14:32-41

JESUS PRIORIZOU A ORAÇÃO NA SUA VIDA E NO SEU MINISTÉRIO
Para Jesus, a oração era algo essencial, à qual ele dedicava muito tempo. O seu ministério dependia desse hábito diário que Jesus tinha: ter comunhão com o Pai. O segredo do sucesso do ministério de Jesus estava exactamente na sua vida de oração: Ele tinha autoridade e êxito porque recebia instruções diárias directamente do Pai.

Oração no Getsemani, do Filme Paixão de Cristo
A IMPORTÂNCIA DE ESTARMOS SEMPRE VIGILANTES
Jesus sabia que os discípulos necessitavam aprender este segredo: investir tempo na oração para prevalecerem espiritualmente. O ser humano tem de descobrir que deve depender do seu espírito para viver a sua vida e não o contrário; ou seja, deixar que as circunstâncias, a carne ou a alma o controle e determine as suas decisões. A oração regular alimenta o nosso espírito e aumenta os nossos sentidos espirituais, de forma a termos sucesso em tudo o que fazemos, quer seja espiritual ou natural.
Quando Jesus alertou Pedro, Tiago e João para orarem (“ficai aqui e vigiai”), Ele sabia que estava a chegar a hora em que iria ser traído, preso e crucificado. Obviamente que a Sua parte humana não queria passar por todo aquele sofrimento (“Pai, se possível passa de mim este cálice”), por isso Jesus refugiou-se na oração, para que o Seu espírito estivesse forte e não cedesse à dor, à vergonha, à tentação de entregar os homens à sua sorte...
Sem a vida de oração que Jesus tinha, Ele provavelmente não teria conseguido terminar o seu ministério e cumprir a parte mais dolorosa e mais importante do mesmo.
Jesus ficou surpreendido pelos discípulos não conseguirem orar uma hora sequer e explicou-lhes a importância da oração quando os encontrou a dormir: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mc 14:38).
Por 3 vezes Jesus alertou os discípulos para orarem e das 3 vezes eles adormeceram. No fim Jesus aborreceu-se com a falta de visão e alerta espiritual dos discípulos: “ainda dormis e repousais! Basta!”
QUAL É O NOSSO “SONO”?
Será que nós temos estado distraídos ou apáticos pelo sono espiritual? Qual é o nosso motivo de não estarmos alerta em oração: trabalho, cansaço, tarefas, atividades?
Será que temos investido em oração pelo romper de Deus na nossa nação? Ou sequer pelas nossas vidas, família ou alvos próprios? Temos vigiado? Nem uma hora?
APLICAÇÃO PRÁTICA
Durante esta semana ore pela nação e pelas autoridades, pela Igreja do Senhor e pelos pastores. Estabeleça motivos de oração concretos para o novo ano quanto aos seus alvos pessoas e ore, declarando a Palavra de Deus em cada assunto.

NEM UMA HORA? Por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS