OBEDIÊNCIA OU SUBMISSÃO

Aparentemente semelhantes, submissão e obediência são duas diferentes faces de um princípio espiritual que determina o nosso sucesso nesta vida.
Podemos obedecer aparentemente, sendo insubmissos no coração; assim como podemos ser totalmente submissos às autoridades acima de nós e não obedecer a algo que viole diretamente a Palavra de Deus.
Deus abomina a primeira e honra a segunda.
Se olharmos para as definições no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, percebemos logo algumas diferenças entre estes vocábulos:
Obediência = cumprimento da vontade alheia, homenagem, execução, observância.
Submissão = sujeição, humildade.
A primeira conclusão é que a obediência está diretamente relacionada com AÇÃO, enquanto que a submissao é uma ATITUDE.
Sobre ação (obediência), vemos um exemplo explícito na Parábola dos Dois Irmãos :
"Um homem tinha dois filhos e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha. Ele respondeu: Não quero; mas depois, reconsiderando, foi. Dirigindo-se então ao segundo, falou com ele da mesma forma; este lhe respondeu: Sim, senhor; mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Eles disseram: O primeiro." Mateus 21:28-31 (A21)
O único que obedeceu foi o primeiro filho, mas nenhum deles era submisso, porque não respeitavam o pai.
Noutra história verídica, encontramos 3 heróis que não obedeceram a uma ordem idólatra de um rei pagão, no entanto, trataram-no com o respeito e deferência que o seu cargo exigia; ou sejam foram submissos. E por causa da sua atitude (submissão), foram promovidos.
"Então Nabucodonosor falou, e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou seu anjo e livrou seus servos, que confiaram nele e frustraram a ordem do rei, preferindo entregar os seus corpos a cultuar ou adorar outro deus, senão o seu Deus. Por isso, eu decreto que (...) não há outro deus que possa livrar desta maneira. Então o rei fez Sadraque, Mesaque e Abednego prosperarem na província da Babilónia." Daniel 3:16-30 (A21)

Ora tendo por pressuposto esta diferença, como devemos ser submissos e obedientes na prática do dia-a-dia?
Romanos 13:1-5 diz: "Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.  Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.  Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. (...) Pelo que é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa da ira, mas também da consciência."
Paulo está a considerar neste capítulo, como todas as autoridades, sejam civis, militares, legislativas, familiares ou eclesiásticas, foram instituídas por Deus para nossa proteção.
Qualquer pessoa que tenha passado situações de guerra, anarquia ou estado de sítio, concordará que não é um ambiente seguro nem propício ao desenvolvimento de uma nação.
Da mesma forma, na família e na igreja, sem ordem, reinará o caos e a destruição.
Até os animais sabem que a sobrevivência do grupo depende de uma hierarquia - são sempre os isolados que se tornam as presas fatais.
Se entendermos que o princípio de autoridade está diretamente relacionado com a nossa proteção, entenderemos que, qualquer cargo que serve em autoridade, é algo muito sério e um dia prestará contas a Deus do seu serviço, seja um político de um país, um diretor de uma empresa, um professor numa escola, um polícia num bairro, um pastor numa igreja ou um pai numa família.
Aquele que maltratar os que é suposto proteger, enfrentará a ira de Deus:
"O Senhor, o Deus de Israel, diz o seguinte a respeito das autoridades encarregadas de cuidar do seu povo: Ai de vocês, autoridades, que deixam que o meu povo seja morto e espalhado! Vocês não cuidaram do meu povo (...). E agora eu castigarei vocês por causa das maldades que têm feito. Sou eu, o Senhor, quem está falando. (...) Eu lhes darei líderes que cuidarão deles." Jeremias 23:2-4 (NTLH) 

Porque então este princípio de submissão e obediência, é tantas vezes resistido ou mal compreendido?
Creio que muito tem a ver com ensino incorreto e também com a deturpação de que humildade é  fraqueza. Nada poderia estar mais errado! Na verdade é mais difícil ser humilde (submisso a Deus e aos homens) do que ser orgulhoso e irreverente.

A Bíblia conta que Moisés era o homem mais humilde da terra e por isso o Senhor falava com ele "face a face" (Êxodo 33:11).
David já tinha sido ungido rei por ordem divina e, ainda assim, andou fugido 13 anos por se recusar a desrespeitar Saul. Foi o homem "segundo o coração de Deus" que unificou as tribos e teve a promessa que a casa de David reinaria para sempre, através do Messias.

Quer ter uma vida de sucesso? Honre o princípio da submissão e autoridade. E se o Senhor o levantar sobre alguma responsabilidade, sirva com temor a Deus e amor ao próximo, pedindo sempre a sabedoria do Céu, para cumprir bem o seu dever.

OBEDIÊNCIA OU SUBMISSÃO, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS