SER EM EQUILÍBRIO: ALIMENTAÇÃO, por Ana Pereira

Convidei a minha amiga, Ana Paula Pereira para nos falar sobre uma Alimentação Saudável. Licenciada em Gestão de Marketing pela Escola Superior de Ciências Empresariais e Bacharel em Teologia pela Universidade Fatin, é docente no Instituto Kletos, pastora na Missão Cristã Internacional e supervisora de vários projetos missionários nacionais e internacionais. Sabe que uma vida agitada precisa de equilíbrio, por isso, vamos apreciar os seus conselhos.


Com tantas atividades diárias, ingerimos na nossa alimentação, o que nos aparece à frente, em meio minuto, sem pensar no que estamos a comer, quantas calorias, açucares e hidratos de carbono ingerimos, assim como a grande diversidade de corantes e conservantes que contém os alimentos que nos aliciam diariamente.
A vasta oferta de comida pré-congelada constituída mais de açucares do que de nutrientes, são uma procura por aqueles que necessitam de facilitadores no seu dia. Sem dúvida, com tanta agitação no nosso quotidiano, a alimentação é a área que mais banalizamos ou saltamos para que não ocupe muito mais do nosso reduzido tempo disponível.
Na verdade, este comportamento vai ser pago um dia na nossa saúde e imagem física. Como se diz: “somos o que comemos”! Isto quer dizer, que o que comemos interfere diretamente com o que somos. Não só na questão física, mas também a nível emocional. 

Vejamos, uma pessoa habituada a ingerir diariamente doces, fritos ou hidratos de carbono, na ausência dessa ingestão, o organismo dá sinais de carência interferindo na estabilidade do humor e sensação de bem-estar da pessoa. Esta carência pode ser a causa de conflitos familiares e de instabilidade nos relacionamentos.
Tudo porque o corpo “grita” por aquilo que lhe criou dependência! A comida interfere mais nas nossas emoções do que pensamos! Como tal necessitamos de adaptar a nossa alimentação por forma a adquirir hábitos saudáveis que nos vão trazer melhorias significativas na área psicológica, física e emocional.
Os hábitos alimentares inadequados são o fator de risco que mais contribui para os anos de vida perdidos pela população portuguesa. Então, é uma escolha mudar esta estatística e sermos exemplo de que a mudança é possível e vale a pena!
Há cerca de 3 anos atrás, fiz uma das maiores mudanças na minha vida! Estava 12 kg acima do peso, mas nem me sentia mal comigo própria (afinal de contas vamo-nos acomodando ao que vemos ao espelho). Vestia-me sem complexos, muito bem resolvida com os meus “pneus”! Mas chegou o dia, em que reparei nos meus 35 anos de idade sem energia, cansados (certamente com uma idade metabólica de 50 anos), onde já não sabia o que era um músculo definido há imenso tempo.
Comecei a pesquisar acerca de alimentação saudável e quais os reajustes a fazer. Um dos meus maiores erros alimentares imediatamente identificados, era o consumo exagerado de pão. A todos os intervalos das refeições principais, eu comia pão. E se a refeição principal tivesse molhos, então: “ora venha lá mais pão”! Estava a começar a ter o primeiro contacto com os erros alimentares que me levariam, certamente, para a obesidade e problemas de saúde.
Tomei uma decisão! Reajustar a minha alimentação por forma a ser prazerosa e cheia de nutrientes que favorecem o meu desempenho diário e a minha saúde! Começava o desafio de hábitos saudáveis na minha vida! A alimentação e o exercício físico como foco!

Neste processo meditei sobre o que a Palavra de Deus diz acerca deste assunto e ainda gerou mais motivação para a minha mudança! Pois a Bíblia diz que o nosso corpo é templo do Espírito Santo (1 Co 6:19), como tal devemos cuidar dele e não o banalizar. Pensamos que o corpo é apenas a aparência e desprezamos muitas vezes a sua saúde. Já vi muitos magros com problemas graves de colesterol e diabetes por ingerirem demasiados fritos e doces. Portanto, ser magro, não significa ser saudável.
A saúde (a decoração interior do nosso corpo) é conquistada por hábitos saudáveis que geram um bom aspeto também. Ter cuidados com a alimentação é cuidar da saúde e consequentemente investir na beleza. É valorizarmos a nossa vida e aquilo que Deus nos deu para cuidar, o Seu templo.
Neste período, em que estava a ficar incomodada com a minha condição física e a despertar para a mudança, iniciou-se na igreja uma campanha de 40 dias de oração e jejum. Pedi ao Senhor direção para o tipo de jejum que deveria fazer. Uma noite antes de me deitar, senti uma vontade enorme de ler um livro de uma nutricionista, que me tinham emprestado. Talvez, essa pessoa já me estava a dar uma dica de forma elegante para eu reajustasse a minha alimentação!
O Senhor falou ao meu coração para fazer o plano alimentar descrito no livro. Consistia em cortar os hidratos de carbono durante 30 dias para desintoxicar o corpo e prepará-lo para a alimentação saudável, introduzindo posteriormente os hidratos de carbono de forma regrada. Motivadíssima, iniciei o plano e o jejum. Nas duas primeiras semanas (as mais marcantes neste processo) ressaquei do pão, das batatas, das massas deliciosas! Instabilidade nas emoções começou a surgir. Uma luta física e ao mesmo tempo emocional. Já não sabia se tinha tomado a melhor opção, mas o que me fazia continuar era o compromisso que tinha feito com Deus para levar este propósito até ao fim. Era necessário passar por isto para começar a dar ao meu corpo, alimentos saudáveis e ter equilíbrio físico, emocional e espiritual.
Sinceramente, não é real quando as pessoas dizem que estão bem emocionalmente e espiritualmente, se o seu corpo está a “gritar” por socorro! Não nos podemos desligar de uma das partes na qual somos constituídos - corpo, alma e espírito - elas estão interligadas. Devemos cuidar destas três áreas em simultâneo.
A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5:23 “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda do nosso Senhor Jesus Cristo.” Quando vimos que o nosso espírito, alma e corpo devem ser conservados íntegros, isto quer dizer que devem ser coerentes, isto é, equilibrados! A ação de os conservar é nossa! Deus deu-nos o corpo, a alma e o espírito e cabe-nos cuidar e manter o seu equilíbrio.
Passado as duas semanas iniciais comecei a sentir-me muito melhor, o corpo desinchou, a minha condição física melhorou, o meu humor estabilizou, e eu estava encaminhada para uma vida saudável. Passados os 30 dias comecei a introduzir todo o tipo de alimentos na minha rotina, com muita moderação de fritos e doces e exclusão dos hidratos de carbono ao jantar. Todo este processo aliado com exercício físico, fez-me perder 10 kg de forma progressiva.
As dietas radicais funcionam momentaneamente, mas quando fazemos algum excesso, o organismo não consegue queimar com facilidade e os kg vêem-se em pouco tempo na balança. Com este processo de optar, não por uma dieta, mas por uma alimentação saudável, mantemos o peso ao longo dos anos, mesmo quando fazemos excessos, o organismo está preparado para queimar as calorias ingeridas. Qual o resultado final? Sinto-me muito melhor, mais bonita, em melhores condições físicas com mais saúde do que estava há 10 anos atrás.
A alimentação saudável juntamente com o exercício físico é o cocktail milagroso para a juventude! Só precisamos de atitude, perseverança e foco. Toda a mudança requer um esforço e para haver uma nova rotina teremos que o fazer. E os hábitos alimentares não ficam fora desta realidade. Com este esforço e foco de conseguir o nosso objetivo, caímos no erro de querer ver resultados rápidos. É necessário perseverar!
Não se esqueça de si! Não banalize o amor de Deus pela sua vida! Cuide do seu corpo, alma e espírito continuamente. Faça os devidos reajustes que são necessários para o seu equilíbrio e viva da melhor forma a sua vida! A fé em Deus ajuda-nos a prosseguir sem desistir. Nunca desista de si, pois Ele jamais desistirá! 
Foco: corpo, alma e espírito saudáveis!

Leia mais artigos da série "Ser em Equilíbrio".
SER EM EQUILÍBRIO: ALIMENTAÇÃO, por Ana Pereira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS