MULHERES QUE MUDARAM O MUNDO

Os heróis vêm em todas as formas e feitios, inspirando-nos a nos elevarmos além da mediocridade e acreditarmos que o impossível é apenas algo que ainda não se fez.
Decidi escrever sobre estas heroínas não no Dia Internacional da Mulher, porque isso seria fastidiosamente óbvio, não acham? Porque não celebrar quem sonha mais alto num qualquer casual dia? 
Ao fim ao cabo, “Tudo é possível aquele que crê.” (Marcos 9:23), aplica-se a qualquer data, n'est-ce pas?

Amelia Mary Earhart (1897-1937)
pioneira na aviação dos Estados Unidos, autora e defensora dos direitos das mulheres, foi a primeira mulher a receber a "The Distinguished Flying Cross", condecoração dada por ter voado sozinha sobre o oceano Atlântico. Estabeleceu diversos recordes, escreveu livros e foi essencial na formação de organizações para mulheres que desejavam pilotar.
Citação: "Todos tem oceanos para cruzar, desde que tenham o coração para fazê-lo. É impulsivo? Talvez. Mas o que os sonhos sabem sobre limites?".

Angelina Grimké Weld (1805-1879)
foi a única sulista branca a fazer parte do Movimento Abolicionista, inspirada pela Bíblia e a Constituição dos EUA. Juntamente com a irmã Sarah, foram activas na Associação Sufragista das Mulheres no estado do Massachusetts. Em 1836 foram as primeiras mulheres convidadas para a Associação Americana Anti-Escravatura e em 1838 foi a primeira mulher a falar perante o poder legislativo. Citação: "Devemos amar a Deus tanto com a mente como de todo o coração."

Bertha Benz (1849-1944) 
ousou ser a primeira condutora ao conduzir o triciclo com motor mono-cilíndrico de 1.6 litros inventado pelo marido por 106 Km. Durante o trajecto, Bertha resolveu problemas relacionados com o sistema de refrigeração, lubrificação e travões do automóvel. Sem ela, a Mercedes-Benz não seria o que é hoje! Ora aí está uma façanha para os que dizem que as mulheres não sabem conduzir...

Daisy Lee Gatson Bates (1914-1999) 
foi uma activista americana dos direitos civis, editora, jornalista e conferencista, líder na Crise de Integração de Little Rock, de 1957. Foi uma figura central no movimento dos Direitos Civis. 
Serviu na administração do Presidente Lyndon Johnson, em programas anti-pobreza e até à sua morte, serviu a sua comunidade através de um programa para a melhoria das condições de vida no Arkansas.
.
Eleanor Roosevelt (1884-1962)
primeira-dama de Franklin Roosevelt, tornou-se grande defensora dos direitos humanos, foi uma das co-fundadoras da Freedom House e apoiou a criação da ONU. Participou na elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos e sempre lutou pela igualdade e liberdade das mulheres. Citação: "As pessoas crescem através da experiência se elas enfrentam a vida honesta e corajosamente. É assim que o carácter é construído."

Elizabeth Blackwell (1821-1910)
foi a primeira mulher a formar-se em medicina, pelo Geneva Medical College em 1849, abrindo caminho para outras mulheres seguirem a carreira médica e tendo fundado diversas instituições para a Enfermeira, a Mulher e a Criança.
Citação: "Não é fácil ser-se um pioneiro, mas oh, é fascinante!"


Irena Sendler (1910-2008)
conhecida como "O Anjo do Gueto de Varsóvia," contribuiu para salvar mais de 2.500 crianças judias durante a Segunda Guerra Mundial, e ao levar alimentos, roupas e medicamentos às pessoas barricadas no gueto, com risco da própria vida.
Citação: "O mundo pode ser melhor se houver amor, tolerância e humildade."


Malala Yousafzai nascida no Paquistão em 1997,
é activista paquistanesa, foi a pessoa mais nova a ser laureada com o Prémio Nobel da Paz "pela sua luta contra a supressão das crianças e jovens e pelo direito de todos à educação". É conhecida principalmente pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação na sua região natal, no nordeste do Paquistão, onde os talibãs locais impedem as jovens de frequentar a escola.
Citação: "Deus me deu uma nova vida, uma segunda vida. E eu vou aproveitá-la. Vou servir aos outros. Quero que todas as meninas, todas as crianças, recebam educação.”

Wangari Maathai (1940-2011)
professora queniana e activista, foi a primeira mulher africana laureada com o Prémio Nobel para o desenvolvimento sustentável, a democracia e a paz. Fundou o Cinturão Verde, uma organização não-governamental, concentrada na plantação das árvores, conservação ambiental, e direitos das mulheres. Tornou-se Mensageira da Paz das Nações Unidas e trabalhava para a plantação de 1 bilião de árvores quando faleceu aos 71 anos. Citação: "Há oportunidades até nos momentos mais difíceis!

Pessoas assim inspiram-me e ajudam-me a levantar os olhos da poeira do dia-a-dia. Deus colocou a Sua criatividade no coração do Homem para, como o nosso Criador, sonharmos alto e em grande.
Qual é o seu sonho e o que está a fazer para alcança-lo?

MULHERES QUE MUDARAM O MUNDO, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS