CRIADOS PARA SERMOS CRIATIVOS

QUEM É O CRIADOR?
“O nosso Deus é Criador. Tudo o que cria é bem feito. Nada na Bíblia nos indica que Ele parou de criar. Pelo contrário, a beleza que vemos na vida das suas criaturas mostra claramente que Ele ainda está a trabalhar. (...) Quanto mais próximos estamos de Deus, mais forte é o desejo de criar com Ele.”[1]
"É pela fé que entendemos que o Universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê. Hb 11:3 (NTLH)

"Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas. Ap 4:11 (RC)
QUEM SOMOS NÓS?
“(...) Deus fez o Homem à Sua Imagem e Semelhança. Este facto coloca-nos num lugar muito especial. Nós somos diferentes de tudo o que existe na criação. (...) o amor de Deus abunda onde Ele reina. Foi intenção de Deus que o Homem governasse com o mesmo espírito. O facto do Homem ter sido criado à Imagem e Semelhança de Deus implica que seja também criativo e inventivo (...) significa criatividade activa (...). Viver significa crescer. Deus é infinito, portanto há sempre mais alguma coisa para descobrir.”[2]


"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. [Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher]." Gn 1:27 (RC, NTLH)

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." II Co 5:17 (RC)

"Foi o próprio Deus quem fez de nós o que somos e nos deu uma vida nova da parte de Cristo Jesus; e muitos séculos atrás, ele planeou que gastássemos essa vida em auxiliar aos outros [fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós.]" Ef 2:10 (BV, NTLH)

FOMOS CRIADOS PARA SERMOS CRIATIVOS
Todo o ser humano tem dentro de si a capacidade de ser criativo. Faz parte da nossa natureza por termos sido criados por Deus, Ele próprio criativo. A Bíblia está cheia de exemplos de meios criativos: música, mímica, silêncio, cores, actos simbólicos, etc. Deus ama a diversidade e a criatividade, por isso ele deu talentos tão diferentes ao Homem e dons espirituais abrangentes à Sua Igreja. Podemos pensar que não temos qualquer dom, mas isso não é verdade:
"(...) cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira, e outro de outra." 1 Co 7:7 (RC)

COMO PODEMOS SER CRIATIVOS COMO DEUS?
Há sempre algo em que podemos ser usados para abençoar os outros e esse dom deve ser usado com CRIATIVIDADE. Podemos ser criativos ao servir um simples café, ao ajudar os filhos nos trabalhos da escola, ou expressar amor ao cônjugue de uma forma nova e surpreendente.
O próprio Jesus mostrou muita criatividade: Ele era um óptimo contador de histórias e desta forma Jesus não só mostrou uma grande sensibilidade de como as pessoas ficariam abertas a receber a verdade, como foi frutífero no seu ministério.
1.  DECIDA SER UMA BENÇÃO
1.1  A COMEÇAR PELA BOCA
As nossas palavras têm poder. Poder para ferir, poder para destruir, poder para edificar, poder para curar. Declarar a bênção na vida da nossa família, da nossa igreja, dos que nos rodeiam é algo bíblico e agradável ao Senhor.
"Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a fazeres. Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, a morte e o mal;" Deut 30:14-15 (RC)

"A boca do justo produz sabedoria em abundância, mas a língua da perversidade será desarraigada. Os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca dos ímpios anda cheia de perversidades." Pv 10:31-32 (RC)

"A pessoa boa tira o bem do depósito de coisas boas que tem no seu coração. E a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. Pois a boca fala do que o coração está cheio." Lc 6:45 (NTLH)

"A língua também é um fogo (...) Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus: de uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim." Tg 3:2b-10
1.2  DEMONSTRE NAS ATITUDES
Um crente cheio do Espírito Santo será sempre um agente de mudança positiva na vida dos que o rodeiam.
1.3  DESCUBRA E DESENVOLVA OS SEUS DONS E TALENTOS
Nada nos pertence. Tudo é de Deus. O nosso tempo, família, bens e até capacidades e dons, tudo é um empréstimo, por um tempo. Se entendermos isto então percebemos o quão preciosa é a nossa vida aqui na Terra. A parábola dos talentos de Mt 25 ensina-nos que todos nós temos dons e que é nossa responsabilidade descobri-los e desenvolvê-los.
Segredo: tire tempo para si uma vez por semana para relaxar e reflectir na sua vida: onde está e para onde quer ir. Se não aprender a fazer este exercício simples, as rotinas e as pressões do quotidiano conduzirão a sua vida, tirar-lhe-ão a alegria e a espontaneidade e chegará ao fim dos seus dias cansado e com pouco ou nada para mostrar de como a sua vida realmente influenciou outros.
Seja prático: comece com o pouco, treine, seja constante e dirigido pelo Espírito Santo e cresça até à maturidade de Cristo. Ef 4:13

2.  MANTENHA-SE ÍNTEGRO
2.1  PARA COM DEUS
A Palavra do Senhor e a comunhão com o Espírito Santo devem ser a nossa bússola e prumo de vida. Só em Deus encontraremos as respostas certas para sermos a pessoa que Ele já idealizou que seremos. O Senhor deve ser o nº 1, para todas as áreas da vida.
2.2  PARA COM AS SUAS PRIORIDADES
1º Deus, 2º o Cônjugue e os filhos, 3º o Trabalho, a Igreja e os Amigos. Esta é a ordem certa para termos equilíbrio em todos os papéis que desempenhamos na vida. Quando decidir algo, mantenha-se firme até ao fim, custe o que custar.
2.3  PARA COM OS VALORES MORAIS CORRECTOS
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai (...) e o Deus de paz será convosco." Fil 4:8 (RC)
Nunca podemos abdicar da verdade, da continuidade, da harmonia, da honestidade, da sinceridade, da pureza, da excelência, da beleza e de todos os valores em que haja edificação e louvor.
Policie-se para que a sua vida seja um exemplo de santidade, de padrões e perseverança.
“Quando a nossa integridade é testada, as nossas aptidões e capacidade têm oportunidade de crescer (...) [até] o sofrimento traz a compreensão da realidade, a compreensão da verdade e limpa a superficialidade.”[3]

3.  MANTENHA-SE LIVRE PARA CRESCER
Jesus não veio à Terra para instituir uma religião, um conjunto de regras de “faz isto... não faças aquilo”. Deus não procura robots, Ele busca corações verdadeiros, sensíveis a Ele. A obra da cruz foi completa para todas as partes do ser humano: espírito, alma e corpo. E, de facto, o que Jesus fez foi libertar-nos das nossas limitações.
"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." João 8:36 (RC)

"O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do SENHOR (...); a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado, a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do SENHOR, para que ele seja glorificado. Is 61:1-3 (RC)

Da mesma forma que o nosso ADN ou impressões digitais são únicas, o propósito de Deus para cada um de nós é único: mais ninguém, em séculos de história e biliões de seres humanos pode cumprir o meu e o seu propósito para que fomos criadas: só eu e só você.
O Senhor quer levar-nos ao ponto em que, porque já sabemos quem somos em Cristo, conseguimos desenvolver a nossa identidade única Nele para Glória Dele.
Cada um de nós tem o potencial para coisas fantásticas dentro de si, mas só será concretizado quando decidir tomar posse do Plano Maravilhoso de Deus para si. Então não haverá limites para o Deus pode fazer através de uma vida rendida aos seus pés. Só cheios do amor, dos pensamentos e da vida de Deus, no centro da Sua vontade, nos tornaremos verdadeiramente pessoas realizadas.

O QUE PODE LIMITAR A NOSSA CRIATIVIDADE
1. FALTA DE CONHECIMENTO
Se não souber o quanto Deus a ama e o que Ele fez por si para a tornar Mais que Vencedor, pode passar a vida inteira a olhar-se de forma errada. Não permita que ninguém lhe diga qual é o seu valor, a não ser o Senhor. Se as pessoas nos poderem rotular isso significa que nos podem limitar e até diminuir. Até descobrir o que Deus pensa de si, não saberá qual o seu valor real como pessoa e qual o seu propósito nesta vida.
"Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais [prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança]. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." Jer 29:11 (RC)
2. FALTA DE DISPOSIÇÃO
Saber a verdade mas não agir não traz qualquer mudança. Depois de descobrirmos a revelação de Deus sobre uma área, devemos agir em cima dessa verdade e mudarmos o que está errado.
"Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu." Mt 18:3 (NTLH)
3. FALTA DE DETERMINAÇÃO PARA ENFRENTAR OS INIMIGOS INTERIORES E EXTERIORES
Medo, inferioridade, superioridade, apatia, desinteresse, egocentrismo, rotina, tradição, críticas e tantos outros, são inimigos que limitarão a nossa criatividade e potencial. A única forma dos vencermos é reconhecer que eles existem, enfrentá-los com as promessas da Palavra de Deus e seguir esta caminhada com Deus para fora das nossas limitações e em direcção ao propósito divino, de sermos tudo o que fomos destinados a ser e a fazer, em Cristo.

CONCLUSÃO
1. Temos de reconhecer que Deus é o Criador de todas as coisas inclusive da nossa vida e que Ele criou-nos para sermos criativos
2. Temos de reconhecer que temos talentos e dons precisamos descobri-los, usá-los e desenvolvê-los.
3. Temos de reconhecer que devemos ser criativos como Deus é, sendo uma bênção para os outros, mantendo-os íntegros e livres para crescer continuamente.
4. Temos de enfrentar o que nos possa estar a limitar de sermos pessoas criativas e pôr em prática o propósito libertador de Deus para a nossa vida e, através de nós, para as nossas famílias.

[1] Floyd MacCung, In Criativos à Sua Semelhança, p. 9
[2] In Criativos à Sua Semelhança, p. 14-15
[3] In Criativos à Sua Semelhança, p. 20

CRIADOS PARA SERMOS CRIATIVOS, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS