ANJOS CAÍDOS - Parte 2

ANJOS CAÍDOS
Há um outro lado da dimensão espiritual: em determinado momento, Lúcifer, supostamente, querubim líder do louvor no céu, arrastou um terço dos anjos (Ap 12:4, 7-9), quando almejou ser adorado como divindade: o seu desejo ilegítimo permanecerá até ao final dos tempos, expresso em todo o tipo de falsas religiões e seitas, práticas ocultistas, heresias e desvios, malignidade, guerras e ódios, enfim, tudo o que existe de mal no mundo.
“Satanás (…) é dotado de liberdade e consciência moral; pode opor-se a Deus (…) foi criado como os outros anjos que o seguiram na rebelião. (…) é um anjo líder e nesta qualidade arrastou milhões de anjos [e] homens.” [1]
"Vivias no Éden, o jardim de Deus, coberto de joias de toda a qualidade: rubis, diamantes, topázio, berilo, ónix, jaspe, safira, esmeralda e crisólito. Tambores e flautas cravejados de ouro estavam à tua disposição, desde o dia em que foste criado. Coloquei-te como um querubim protetor; vivias no meu santo monte e andavas por entre joias cintilantes. Tudo o que fazias era perfeito, desde o dia em que foste criado, até que começaste a praticar o mal. Ocupavas-te a comprar e vender, e isso levou-te a cometer violência e a fazer o mal. Por isso, te obriguei a deixar o meu santo monte. Afastei-te, ó querubim protetor, do meio do brilho das pedras preciosas. Orgulhavas-te da tua formosura e a tua fama levava-te a proceder como um louco. Por isso, deitei-te por terra e fiz de ti um aviso para os outros reis." Ezequiel 28:13-17 (BPT)
Se o pecado original de Lúcifer foi a cobiça, o orgulho ou a altivez não é muito importante – o que lhe aconteceu é um sério aviso para nós e faremos bem em jamais seguirmos o seu exemplo. Deus nunca teve, nem nunca terá, rival que se Lhe iguale. É bom clarificar logo de início que Satanás é um anjo caído e nunca estará ao nível de Cristo.
“Lúcifer (…) convenceu outros anjos no céu a se unirem à sua rebelião. Eles renegaram sua lealdade a Deus. Lançaram fora toda a bondade e passaram a assumir todas as características opostas à natureza de Deus. Eles nutriram o orgulho (…) a arrogância, passaram a exaltar a si próprios [e] (…) a Satanás.”[2]
A rebelião dos anjos caídos custou-lhes tudo: foram expulsos do Céu, ficaram fora da presença de Deus, tornaram-se cheios de ódio, perversidade e rancor, e estão destinados ao tormento eterno no lago de Fogo e Enxofre.
"Lembrem dos anjos que não ficaram dentro dos limites da sua própria autoridade, mas abandonaram o lugar onde moravam. Eles estão amarrados com correntes eternas, lá embaixo na escuridão, onde Deus os está guardando para aquele grande dia em que serão condenados." Judas 1:6 (NTLH)
"O Diabo, que os tinha enganado, foi lançado no lago de fogo e de enxofre onde estão também a besta e o falso profeta. Hão de ser atormentados de dia e de noite para sempre." Apocalipse 20:10 (BPT)
"todos os cobardes, infiéis, depravados, assassinos, desonestos, feiticeiros, idolatras e todos os mentirosos terão o seu lugar no lago de enxofre de fogo, que é a segunda morte.” Apocalipse 21:8 (BPT)
Tal como os anjos, os demónios também não estão limitados por espaço ou matéria. A sua força e esperteza são superados apenas pela sua falsidade e malvadez. São superiores aos humanos e têm uma raiva e crueldade sem limites contra os filhos dos homens.
O seu número é também surpreendente, mas menor do que os anjos – 2/3 dos anjos ficaram em submissão a Deus e estão do nosso lado! Aleluia!
Apesar de conscientes que foram criados por Deus, agora detestam-no e odiam a sua obra, em particular o Homem, “feito à imagem e semelhança de Deus” (Gn 1:27).
A Hierarquia dos Demónios:
Os anjos perversos não vagueiam sem propósito. Eles estão unidos debaixo do seu líder, o maligno, também chamado de acusador (Ap 12:10), caluniador, destruidor (Ap 9:11), homicida e pai da mentira (Jo 8:44), príncipe deste mundo (Jo 12:31), serpente (II Co 11:3), etc.
Têm uma estrutura organizada e trabalham sem parar contra o avanço do Evangelho, pois sabem que o seu fim está próximo.
"Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão." Efésios 6:12 (NTLH)
Principados – Potestades – Dominadores – Hostes da maldade
1.  Principados
Do grego “archás”, significa líderes, reis; território ou jurisdição de um príncipe.
Formam o conselho de ministros de Satanás, o mais elevado escalão das hostes demoníacas. São responsáveis por extensas áreas geográficas, influenciando as regiões com depravação, idolatria, ocultismo, miséria, secularismo, violência, etc. e são chamados de príncipes (Dn 10:20).
Ajudam “a delinear, planear e conduzir os desejos de Satanás. (…) Estes governantes principais são os generais na luta e são todos sagazes e diligentes.”[1]
É visível o seu domínio pelo que acontece numa determinada região e mesmo tentando-se combater esse mal por meios naturais, ele impera, porque é de natureza espiritual e não pode ser rebatido com ONGs, políticas ou boas intenções.
2.  Potestades
Do grego “exousias”, significa autoridade. Têm poderes executivos, organizam o trabalho de demónios inferiores e delegam poderes e tarefas para as atividades malignas. São “espíritos ruins que têm grande poder e autoridade, além de enormes habilidades e poderes destrutivos.”[2]
É bom lembrar que o engano destes governantes não atua apenas contra o mundo secular, mas principalmente contra a Igreja, tentando entrar sub-repticiamente no seio das comunidades com apatia, mornidão, engano, divisões, dissensões, falsas doutrinas, etc.
3.  Dominadores
Do grego “kosmokrator” significa governante. Exercem poderio sobre os governos do mundo, influenciando-os para o mal, criando leis contra o bem e perseguindo a Igreja. Agem principalmente em questões civis e religiosas.
“As províncias do mundo estão comprometidas com alguns dos dominadores deste mundo tenebroso. Enquanto comandam a capital do seu reino (…) seus espíritos do mal circulam por toda a terra. (…). Alguns dominadores do mundo tenebroso são demónios de culto. Outros são (…) especialistas em influenciar tendências e a atmosfera geral da sociedade.”[3]
A Bíblia dá-nos instruções como combater essa influência sobre os dirigentes das nações, sobretudo aqueles que não estão debaixo da Luz de Cristo: "(…) todos façam a Deus orações, pedidos, súplicas e ações de graças por todos. Orem pelos que governam e exercem autoridade, para podermos viver em paz e sossego, louvando a Deus com dignidade e com todo o respeito." I Timóteo 2:1-2
É dever da igreja orar pelo poder legislativo, executivo e judicial do seu país, para que haja liberdade para pregar o Evangelho e para que cada lei favoreça a moral, a família, a prosperidade da nação, a saúde dos cidadãos, etc.
4.  Hostes da Maldade
São os “soldados” que executam as atividades demoníacas na vida dos homens.
“(…) compõem miríades de criaturas perversas e demónios trabalhando dia e noite para levar adiante os planos de Satanás para destruir a humanidade, especialmente a Igreja.”[4]
Características dos demónios:
“Os demónios são seres espirituais com personalidade e inteligência. Como súbditos de Satanás, inimigos de Deus e dos seres humanos (Mt 12:43-45) são malignos e destrutivos e estão sob autoridade de Satanás.”[5]
Tal como os anjos, os demónios também não estão limitados por espaço ou matéria. A sua força e esperteza são superados apenas pela sua falsidade e malvadez. São superiores aos humanos e têm uma raiva e crueldade sem limites contra os filhos dos homens.
O seu número é também surpreendente, mas menor do que os anjos – 2/3 dos anjos ficaram em submissão a Deus e estão do nosso lado! Aleluia!
Apesar de conscientes que foram criados por Deus, agora detestam-no e odiam a sua obra, em particular o Homem, “feito à imagem e semelhança de Deus” (Gn 1:27).
“Uma das razões pelas quais Satanás supera as pessoas é porque elas não reconhecem os seus disfarces (…) ele sempre se camufla e aos seus propósitos”[6] Às vezes ruge como leão (I Pe 5:8), outras vezes disfarça-se de anjo de luz (II Co 11:14), mas o seu objetivo é o mesmo há milénios: envolver o maior número de pessoas na sua desgraça.
Conclusão:
“(…) os demónios têm apenas um interesse nos humanos – aniquilar a capacidade psíquica das suas mentes, a capacidade emocional e psicológica das suas almas, e a vivacidade dos seus espíritos. O único objetivo (…) é conduzir as almas para o inferno.[7]
A boa notícia é que o Senhor já providenciou defesas para o seu povo e Jesus “se manifestou: para desfazer as obras do diabo." I João 3:8 (RC) por isso, não temos que temer, apenas conhecer as artimanhas do nosso inimigo, colocar a armadura de Deus e estarmos alertas na batalha espiritual.
No próximo artigo sobre Guerra Espiritual, estudaremos em maior detalhe sobre as nossas armas espirituais. Até lá, lembremo-nos: o nosso destino é o Céu e o do adversário e do seu exército é o inferno, por isso ele tentará de tudo para nos desencorajar, atrasar e até desviar, mas se ficarmos firmes na Palavra e cobertos pelo sangue de Cristo, que nos purifica de todo o pecado, sairemos vencedores! Amém!
Leia o artigo anterior: Anjos - Parte 1
BIBLIOGRAFIA
Bíblia de Estudo Pentecostal. Ed. CPAD
BAXTER, Mary. (2010) Divina Revelação do Mundo Espiritual. Belo Horizonte. Ed. Dynamus
SILVA, Hylarino. (2003). Anjos Agentes Secretos de Deus. Curitiba. Ed. AD Santos
www.pictures4bibles.com
www.revelationillustrated.com




[1] BAXTER, pg. 57
[2] BAXTER, pg. 57
[3] BAXTER, pg. 59
[4] BAXTER, pg. 60
[5] Bíblia de Estudo Pentecostal, pg. 1466
[6] BAXTER, pg. 35
[7] BAXTER, pg. 67

ANJOS CAÍDOS - Parte 2, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

A DEFESA DO EVANGELHO