A GUERRA INVISÍVEL - Parte 2

A ARMADURA DIVINA

Imagem relacionada
"Revistam-se da armadura de Deus. 
Pois não é contra seres humanos que temos de combater, mas contra poderes e autoridades, que dominam este mundo de escuridão, e contra os espíritos do mal, que não se veem. (…)
Usem a verdade como um cinto bem apertado e a justiça como armadura. Que a prontidão em anunciar o evangelho da paz seja como o calçado para os vossos pés. Andem sempre armados com o escudo da fé, para poderem defender-se das setas incendiárias do inimigo. Que a salvação vos sirva de capacete e combatam com a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. (…). Estejam vigilantes (…).” 

Ef 6:10-18 (BPT)


COMO COLOCAMOS A ARMADURA DE DEUS?
Larry Lea faz um paralelo de cada parte da armadura, como uma porção do carácter de Cristo.
“Cada peça (…) é uma manifestação do Senhor Jesus em nossa vida. Estamos nos vestindo realmente de Jesus Cristo. (…) é um modo de liberar o carácter de Jesus Cristo de modo que aquele que está em nosso interior seja manifesto em nosso exterior.” [1]
Estas peças são espirituais, tal como é pela caminhada da fé que avançamos, por isso o mérito está todo em Deus e não em nós. Só nos resta obedecer totalmente.
"As armas que utilizamos no combate não são apenas humanas, porque a sua força vem de Deus e deita por terra todas as fortalezas. Deitamos abaixo as ideias erradas e toda a espécie de arrogância que se levanta contra o conhecimento de Deus. E fazemos com que o pensamento humano obedeça a Cristo." II Co 10:4-5 (BPT)
À medida que nos submetemos em tudo, estamos a transformar a nossa mentalidade (Rm 12:2), a crescer em maturidade (I Tss 4:1-2) e a assemelharmo-nos a Cristo. 
“Primeiro, devemos reconhecer quem é o nosso inimigo. Segundo, devemos compreender o que temos de fazer e, por último, precisamos poder para lutar de forma a obter a vitória.” [2]
CINTO DA VERDADE
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32 (RC)
O cinto de qualquer armadura protege a zona lombar, a área de sustentação do corpo. No mundo espiritual, o sustentáculo de qualquer salvo em Cristo, é a Verdade. O próprio conceito da Verdade hoje está sob ataque: as pessoas desvalorizam-na, ignoram-na e substituem-na por falácias e ilusões, mas Efésios 4:15 nos admoesta que seguindo "a verdade em amor, cresçamos, em tudo, naquele que é a cabeça, Cristo". O próprio Jesus é a Verdade (Jo 14:6).
Satanás é o pai da mentira (Jo 8:44) e Deus abomina a decepção, tanto que nenhum mentiroso entrará no reino dos Céus (Ap 22:15). A potestade do engano é uma das que mais atua no mundo e na igreja para enganar as pessoas com falsas doutrinas, heresias, divisões, contendas, etc.

COURAÇA DA JUSTIÇA
“(…) fostes feitos servos da justiça (…) apresentai agora os vossos membros, para servirem à justiça, para santificação.”  Rm 6:18-19 (RC) 
A parte do peitoral, atualmente, o colete à prova de bala, protege o coração (que bombeia o sangue para todo o corpo) e os pulmões (que tratam da respiração), ambos órgãos vitais. Espiritualmente, o sangue de Cristo e o sopro de vida do Espírito Santo devem estar constantemente nas nossas vidas, através da justificação e da santificação. É Deus quem nos justifica quando o acusador nos quer condenar (Rm 8:1) e é o sangue do Cordeiro que nos torna apropriados de entrarmos na presença de Deus.

CALÇADO DA PAZ
“E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!” Rm 10:15 (RC)

O calçado de um soldado protege-o de obstáculos que o inimigo tenha preparado à medida que avança em território hostil. Estamos neste mundo, mas não somos deste mundo (Jo 17:14), antes somos Embaixadores de um reino melhor e, como tal, queremos que outros estejam connosco nesse lar celestial onde não haverá morte, nem lágrimas, nem miséria, nem doenças, nem mal algum (Ap 21:4). Logo, o Calçado da Paz, faz todo o sentido para um planeta moribundo.

ESCUDO DA FÉ
"Toda a palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam Nele.” Pv 30:5 (RC)
Os dardos inflamados do inimigo atacam a fé. Embora o diabo não saiba o que estamos a pensar, ele tem milhares de anos a lidar com humanos e pode semear pensamentos disfarçados de ideias nossas. Esses dardos normalmente apresentam dúvidas, medos, questionamentos. Como alguém dizia, não podemos evitar que caia um dejecto de um pássaro na nossa cabeça, mas podemos seguramente impedir que ele construa um ninho.
Da mesma forma, devemos usar da sabedoria divina (Tg 1:5), para identificar a origem da nossa actividade mental e “Dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo.” II Co 10:5b (NTLH)

CAPACETE DA SALVAÇÃO
“Mas as que vivem de acordo com o Espírito de Deus têm a sua mente controlada pelo Espírito.” Rm 8:5 (NTLH)
Um soldado jamais poderá sobreviver a uma ferida fatal na cabeça, por isso, em qualquer farda de combate, o capacete é vital. Na nossa armadura espiritual, o capacete protege-nos de condenação, enganos, dúvidas quanto à nossa salvação, falsas doutrinas, tentações, etc. Como costumo dizer, assim com nem tudo o que brilha é ouro, nem tudo o que se diz “cristão” o é na verdade. O nosso capacete é ativado quando escrutinamos qualquer afirmação, música, pregação, livro, filme, pela verdade da Palavra de Deus. Não está de acordo com a Bíblia? Apague da sua mente!

ESPADA DO ESPÍRITO
“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, (…) para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, (…) prudentemente te conduzirás.” Josué 1:8 (RC)
A espada de dois gumes é apta para dividir a alma do espírito, os pensamentos das intenções (Hb 4:12). Jesus usou a Palavra para se defender e contra-atacar o diabo durante a Tentação no Deserto (Mt 4:1-11). Da mesma forma devemos pôr o inimigo em retirada com “Está escrito…!”. Timóteo avisa-nos de que devemos “manejar bem a palavra da verdade” (II Tm 2:15) – ora, para a conhecer com perícia, temos de a ler diariamente e estudá-la atentamente.

A boa notícia é que o Senhor já providenciou defesas para o seu povo e Jesus “se manifestou: para desfazer as obras do diabo.” I João 3:8 (RC) por isso, não temos que temer, apenas conhecer as artimanhas do nosso inimigo, colocar a armadura de Deus e estarmos alertas na batalha espiritual.
Se ficarmos firmes na Palavra e cobertos pelo sangue de Cristo que nos purifica de todo o pecado, sairemos vencedores! AMÉM!
_________________________
[1] Lea, pg. 83-84
[2] Brown, pg. 310 

Leia também os Artigos:
BIBLIOGRAFIA
Bíblia de Estudo Pentecostal. Ed. CPAD
BAXTER, Mary. (2010) Divina Revelação do Mundo Espiritual. Belo Horizonte. Ed. Dynamus
BROWN, Rebecca. (1998) Prepare-se para a Guerra, Ed. Danprewan
LEA, Larry. As Armas da Nossa Guerra, Ed. Vida
SHERMAN, Dean. Batalha Espiritual. Ed. Betânia

A GUERRA INVISÍVEL - Parte 2, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS