O AGUILHÃO DA INJUSTIÇA


Um dos atributos de Deus é a Sua Justiça (virtude, moralidade integridade).

"Tu não és um Deus que tenha prazer na injustiça; contigo o mal não pode habitar."  Salmos 5:4 (KJA)
"Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade vão adiante do teu rosto." Salmos 89:14 (RC)
Ainda que o conceito nos seja familiar, penso que a nossa humanidade faltosa jamais conseguirá abranger a totalidade do que significa realmente ser justo.
A justiça divina está intimamente ligada com a sua Santidade (1), Retidão (2) e Imutabilidade (3). Deus jamais poderá ser injusto, tal como Ele jamais conseguirá ser mentiroso ou impuro. A sua personalidade é Perfeita e, portanto, a aplicação da Sua Justiça é também sem defeitos.

O nosso conceito de justiça é muitas vezes um conceito de "pagar na mesma moeda", retribuir com vingança ou simplesmente desejar o mal de quem nos injustiçou. De certa forma, é um sentimento com o qual todos nos identificamos, sobretudo quando nos deparamos com graus de maldade inconcebíveis ou injustiças de proporções inaceitáveis.
Por outro lado, creio que o sentimento de injustiça é uma réstia da semente divina em nós. Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais activo será o desejo de vermos justiça perfeita feita. 

A questão é: como?
A Bíblia explica que a injustiça é algo totalmente inaceitável para Deus e que Ele a reprova e castiga:
"Ele recompensará cada um de acordo com o que fez. Deus dará a vida eterna às pessoas que perseveram em fazer o bem e buscam a glória, a honra e a vida imortal. Mas fará cair a sua ira e o seu castigo sobre os egoístas e sobre os que rejeitam o que é justo a fim de seguir o que é mau." Romanos 2:6-8 (NTLH)

"Quem cometer injustiça receberá de volta injustiça, e não haverá exceção para ninguém." Colossenses 3:25 (KJA)

"Quem semeia a injustiça colhe a maldade; o castigo da sua arrogância será completo." Provérbios 22:8 (KJA)

Já provei muitas vezes do aguilhão da injustiça. Ao longo dos anos fui descobrindo princípios que me ajudaram a passar pelos desertos de mentiras denegridoras, pelas consequências das acções destrutivas de outros apesar da minha inocência, pelo silêncio e afastamento de muitos perante tragédias, em vez de um abraço de consolo, pelas perdas emocionais, familiares, físicas e financeiras...

Eis alguns desses princípios que me ajudaram a atravessar os longos vales de intensas trevas:
  1. Desabafar com Deus (4). Só Ele conhece todos os factos e a total verdade. Quando espero Dele a minha defesa, sei que Ele voará nas asas do vento para vir em meu auxílio. Tudo o que é feito em oculto acaba por ser revelado e a verdade vem sempre ao de cima, mesmo que demore anos.
  2. Entregar-lhe o meu desejo de retribuição (5) porque sei que a Sua vingança por amor de mim será mil vezes pior do que qualquer coisa que eu pudesse imaginar e levará os meus algozes a uma de duas alternativas: arrependimento ou destruição. Essa atitude mantém as minhas mãos limpas perante Ele e ativa o meu Advogado Celestial.
  3. Perdoar os meus inimigos (6). Quando consigo orar para que toda a cegueira caia por terra e a luz e verdade sejam reveladas no coração dos injustos, essa escolha cura-me e garante-me a liberdade interior para caminhar focada no futuro em vez de ficar agrilhoada ao passado. Posso contar as cicatrizes que me tornaram mais forte, mas dispenso as mágoas!
  4. Fazer apenas o que Deus me disser para fazer (7), com serenidade e autoridade espiritual. Agir em fé é muitas vezes ficar em silêncio quando nos apetece gritar. É não arredar pé quando tudo parece perdido ou dar um passo em confiança naquele que tudo sabe. É saber procurar o conselho do Espírito Santo, da Palavra e de pessoas idóneas e de confiança.

Até hoje, não houve uma pessoa sequer, que me tivesse prejudicado que não tivesse recebido o tratamento de Deus (8). Quem me tentou despedir injustamente foi despedido, quem se rebelou recebeu rebelião de outros mais à frente, difamadores foram apanhados nas próprias mentiras e quem pagou o bem com o mal, conheceu a desgraça.

Sim, Deus é Justo e Ele é um Pai extremoso. Aí daqueles que se metem com um filho de Deus! (9)
Se a sua atitude for recta, Ele será a sua Justiça e Protecção, tal como tem sido a minha. Enquanto louvamos e esperamos, Ele lima o nosso carácter, prepara a nossa recompensa e, no tempo, certo Ele nos exaltará, se não desfalecermos.
Glória ao Justo para sempre!

(1) "Ninguém é santo como o Senhor, ninguém é igual a ele e não há rocha como o nosso Deus." I Sm 2:2 (BPT)
(2) "O Senhor quer sempre a rectidão e a justiça; o seu amor enche a terra inteira!" Sl 33:5 (BPT)
(3) "O glorioso Deus de Israel não mente, nem muda de ideia. Ele não é um ser humano e por isso não se arrepende." I Sm 15:29 (NTLH)
(4) "Senhor, confio em ti; nunca me deixes ficar desiludido. Salva-me, porque tu és justo. Tira-me da armadilha que prepararam contra mim, pois tu és o meu refúgio! Coloco-me inteiramente nas tuas mãos; salva-me, ó Senhor, Deus fiel!" Sl 31
(5) "Lembra-te de mim, e visita-me e vinga-me dos meus perseguidores; não me arrebates, por tua longanimidade; sabe que, por amor de ti, tenho sofrido afronta." Jr 15:15 (RC)
"Mostra-me como te vingas dos meus inimigos, porque entreguei a minha causa nas tuas mãos." Jr 20:12 (BPT)
(6) "perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas" Mc 11:25 (RC)
(7) "Tu, ó Senhor, dás paz e prosperidade às pessoas que têm uma fé firme" Is 26:3 (NTLH)
(8) "Todo aquele que paga o bem com o mal jamais verá a desgraça sair da sua casa." Pv 17:13 (BPT)
(9) "O Senhor é o nosso protetor; ele defende e salva o seu ungido." Sl 28:8 (BPT)

O AGUILHÃO DA INJUSTIÇA , por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS