DESERTO, Encontrando Deus numa Terra Desolada

DESERTO – O QUE É?
“Terra desolada, desabitada, sem cultivo, estéril, que carece de humidade, chuva e vegetação”Dicionário Funk & Wagnalls, 1984


O Deserto não é um lugar de refrigério. 
É um lugar insólito, desconfortável, inóspito, incrivelmente silencioso e desesperadamente solitário. Mas o Deserto é também um lugar Divino.
Os Desertos figurativos da nossa vida podem ser circunstâncias emocionais, familiares, financeiras, no trabalho, na saúde e, por incrível que pareça até no ministério.
O Deserto é um lugar medonho, mas é também maravilhoso...



PORQUÊ É QUE DEUS CRIOU O DESERTO?
"Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença? Se eu subir ao céu, tu lá estás; se descer ao mundo dos mortos, lá estás também. Se eu voar para o Oriente ou for viver nos lugares mais distantes do Ocidente, ainda ali a tua mão me guia, ainda ali tu me ajudas.
Eu poderia pedir que a escuridão me escondesse e que em volta de mim a luz virasse noite; mas isso não adiantaria nada porque para ti a escuridão não é escura, e a noite é tão clara como o dia. Tu não fazes diferença entre a luz e a escuridão." 
Sl 139:7-12 (NTLH)
Para onde posso fugir da tua presença?
Se eu subir ao céu, tu lá estás; se descer ao mundo dos mortos, lá estás também.
Se eu voar para o Oriente ou for viver nos lugares mais distantes do Ocidente, ainda ali a tua mão me guia,
ainda ali tu me ajudas.
Eu poderia pedir que a escuridão me escondesse
e que em volta de mim a luz virasse noite; mas isso não adiantaria nada porque para ti a escuridão
não é escura, e a noite é tão clara como o dia.
Tu não fazes diferença entre a luz e a escuridão."

A maior necessidade do Mundo, da Igreja e da nossa vida, hoje, é de Autenticidade e Profundidade.
A vida leva-nos a correr de um lado para o outro, cada vez mais rapidamente, para cumprimos horários e objetivos. Comemos a correr, dormimos a correr, envelhecemos a correr, sem realmente desfrutarmos da vida.
À nossa volta temos um ruído de fundo constante que nos impele a ir mais depressa, a comprar mais, a vestir melhor, a procurar uma casa nova ou um carro melhor, uma profissão mais realizadora... Vivemos rodeados de sons, de publicidade, de vozes e ruídos que abafam a nossa voz interior e a voz do Espírito Santo nas nossas vidas.
Facilmente perdemos o rumo da vontade de Deus e acabamos por nos distanciar tanto que... Ele tem de nos trazer para o Deserto. Outras vezes, podemos ter acabado de passar uma fase maravilhosa de poder espiritual, tudo vai bem e de repente é o caos. Porquê?
  1. O Deserto é um Lugar Silencioso – lá não há ruído de fundo, nem distracções. É o lugar onde nos encontramos com o nosso verdadeiro Eu, com as nossas verdadeiras motivações. É o lugar onde olhamos para o espelho da nossa alma e vemos como somos realmente.
  2. É um Lugar de Revelação - onde Deus sonda o nosso coração e revela pecado, muitas vezes que nem sabíamos que existia.
  3. É um Lugar de Espera – por vezes entre Deus prometer-nos alguma coisa e ela se concretizar, passam-se meses e até anos. Porquê? Não é porque Ele se enganou ou nós ouvimos mal: as promessas de Deus são “sim e amém” (II Co 1:20), ou seja Ele quer dar-nos tudo o que Ele promete na Sua Palavra (uma vida de abundância e alegria) – mas para a recebermos, antes temos de estar prontos, especialmente no nosso carácter. Exemplos:
  • Cura – para a pessoa viver saudável tem em 1º lugar de compreender que o seu Corpo é o Templo do Espírito Santo e deve cuidar dele, alimentando-se em condições, praticando desporto, repousando o suficiente, etc. Se estiver doente, deve seguir as instruções da Bíblia e dos médicos até a cura se manifestar.
  • Família – se queremos ser amados, temos de dar o 1º passo, perdoando e dando sempre uma 2ª oportunidade, ensinando os filhos na Verdade, a serem pilares da Igreja e da Sociedade. O nosso testemunho, como famílias, atrairá outras famílias a Jesus.
  • Emprego – a pessoa tem dar passos para alcançar a promessa: talvez procurar emprego ou estudar para progredir na carreira ou tirar um curso. Ser fiel no cumprimento de horários, na assiduidade, nas atitudes para com colegas e chefia. Então Deus poderá abrir as portas e dar-nos a melhor situação profissional possível, de acordo com o nosso desejo e capacidades.
Todas as áreas da nossa vida implicam uma combinação de: (1º) a vontade de Deus, (2º) uma decisão e acção nossas e (3º) a ajuda de Deus para nos fazer prosperar em tudo o que fazemos e somos.
  1. É um Lugar de Cura - onde Deus vai ministrar mansamente à nossa alma, retirar o que não presta e substituir pelo Seu carácter. É o lugar onde Ele nos ama incondicionalmente, não pelo que fazemos, por quão inteligentes somos, pelas máscaras que usamos, ou talentos que dispomos, mas porque simplesmente Ele nos ama e quer estar connosco e perto de nós.
  2. É um Lugar de Comunhão - onde Deus se revela de um modo muito mais profundo e íntimo. Ele torna-se o nosso único conforto e certeza. É o lugar onde as nossas forças e capacidades se esvaem, para encontrarmos a Sua Força e o Seu Poder a agirem em nosso favor.
  3. É um Lugar de Aprendizagem – as duas maiores lições do deserto são dependência e intimidade com o Senhor. Primeiro aprendemos que somos fracos e dependentes de Deus. Depois, encontramos o Pai e o seu carinho.
  4. É um Lugar de Propósito – para nos fortalecer, não na nossa força, mas em Cristo (Cantares 8:7). Lá, chegamos ao fim de nós mesmos e ao início de Deus. Sem Deus não somos nada, não temos nada e não podemos fazer nada.
  5. É um Lugar de Poder – à medida que nos deixamos moldar pelo Senhor, no Deserto, Ele vai-nos capacitando, vai amadurecendo o nosso carácter de forma a poder dar-nos mais responsabilidades e unção, vai encher-nos com o poder do Seu Espírito para fazermos a Sua vontade. Ex. Jesus nunca teria tido um ministério de sinais e milagres se, antes, não tivesse passado 40 dias e 40 noites no deserto, a ser tentado pelo diabo e provado por Deus. Porque venceu, Ele saiu mais forte do que nunca! E cumpriu o Seu ministério até ao sangue.
PODEMOS FUGIR DO DESERTO?
O Deserto é sobretudo um local emocional e espiritual. É solitário, mas nunca estamos sozinhos: o Senhor está lá connosco.
É como um Campo de Treino e não há fuga possível. Quanto mais evitarmos o Deserto, mais tempo passaremos lá. Deus não faz isto para nos castigar, mas sim para nos ensinar e amadurecer, para nos preparar para as bênçãos que vêm adiante, para nos elevar acima das nossas próprias limitações.
Deus sabe que todos nós fugimos à dor e às dificuldades e que, por comodismo, nunca queremos crescer na medida que Ele visionou para nós. Muitas vezes só superamos desafios e obstáculos, simplesmente porque não temos outra alternativa senão enfrentá-los, se queremos sobreviver.
O Deserto é a forma que Deus usa para nos moldar à Sua Perfeição (Mal 3:3). Para conseguirmos isso, temos primeiro de nos humilhar, porque Deus resiste aos orgulhos, mas dá graça aos humildes (Tg 4:6).

O QUE DEVEMOS FAZER ENQUANTO ESTAMOS NO DESERTO?
  1. Buscar o Senhor para que Ele sonde o nosso coração e nos revele a Sua vontade e direção.
  2. Humilharmo-nos e arrependermo-nos de tentarmos fazer as coisas na nossa força e inteligência.
  3. Louvarmos o Senhor com gratidão, apesar das circunstâncias – o louvor é uma arma que, não só faz guerra no mundo espiritual, mas demonstra que confiamos em Deus, acima das dificuldades e que sabemos que Ele vai abrir o caminho, onde não existe caminho (Is 43:1-3).
  4. Esperar até que o tempo do deserto passe, aprender com o Senhor a mansidão e a sabedoria e depois, ver as portas a abrirem-se e as bênçãos a chegarem.
Amém.

Referências Bíblicas:
  • Abraão esperou 25 anos pelo filho da promessa: Gn 15:1,4 até Gn 21:1-3
    “E o Senhor visitou a Sara (...) e concebeu (...) e chamou Abraão o nome de seu filho (...) Isaque.”
  • José vendido pelos irmãos: Gen 37:26-28
    (entre ser vendido e subir ao poder como Governador do Egipto, José suportou 13 anos de escravatura)
  • Moisés foge de Faraó para o deserto de Midiã: Ex 2:11-21
    (entre sair do Egipto e voltar como o Salvador dos hebreus, Moisés teve 40 aos no deserto a ser treinado por Deus e depois esteve mais 40 anos a caminhar com o povo de Israel até chegarem à Terra Prometida. 2/3 da sua vida foram passados no deserto e a Bíblia diz que ele era o homem mais manso da terra.)
  • Elias foge de Jezabel: I Re 19:3-18
    (após uma caminhada de 40 dias, Elias encontrou a voz mansa de Deus no Monte Horebe)
  • David foge de Saúl para o deserto de Zife: I Sm 23:14-15
    (entre ser ungido pelo Profeta Samuel como Rei e ser efectivamente rei, passaram-se 13 anos)
  • Jesus impelido para o deserto: Lc 3:21-22; 4:1-2 “(...) sendo baptizado também Jesus, orando Ele, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele (...) como uma pomba e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me tenho comprazido. E Jesus, cheio do Espírito Santo (...) foi levado pelo Espírito ao deserto. E 40 dias foi tentado pelo diabo e, naqueles dias, não comeu coisa alguma (...).”
  • Deus está em todo o lugar: Sl 139:7-13a
    “Para onde fugirei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao Céu, Tu aí estás; se fizer no abismo a minha cama, eis que Tu ali estás também; se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a Tua mão me guiará e a Tua destra me susterá. Se disser: decerto que as trevas me encobrirão, então, a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me escondem de Ti (....) pois possuíste o meu interior (...).”
  • As promessas de Deus: II Co 1:20
    “Porque quantas promessas há de Deus são nele sim e por Ele o amém, para glória de Deus, por nós.”
  • A Noiva sai do deserto apoiada pelo Noivo: Cantares 8:5,7
    Quem é esta que sobe do deserto e vem encostada tão aprazivelmente ao seu amado? As muitas águas não poderiam apagar esse amor nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse toda a sua riqueza de sua casa por esse amor, certamente a desprezariam.”
  • Deus purifica-nos como o ouro: Mal 3:3
    “E assentar-se-á afinando e purificando a prata, e purificará os filhos e os afinará como ouro e como prata; então ao Senhor trarão ofertas em justiça.”
  • Deus não deixa que as circunstâncias nos destruam: Is 43:1b-3
    Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome; tu és meu. Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque Eu Sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador (...).”

DESERTO,  Encontrando Deus numa Terra Desolada, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS