ANJOS - Parte 1

O mundo angelical inclui seres santos chamados serafins, querubins, arcanjos e anjos, bem como tronos, soberanias, principados e potestades.” Mary Baxter [1]
Os anjos são seres incorpóreos criados por Deus, dotados de inteligência e de poder sobrenatural.
"Porque nele [Jesus] foram criadas todas as coisas que há, nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por ele e para ele; E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele." Colossences 1:16-17 (RC)
A sua primeira função é adorar o Criador e servi-Lo. Jamais devemos reverenciar os anjos, apesar de serem formidáveis e muito mais poderosos, sábios ou experientes do que qualquer ser humano. Afinal, têm milhares, senão milhões de anos de existência, e o seu número é incontável: "E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos, ao redor do trono e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares. Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e acções de graças." Apocalipse 5:11-12 (RC)
O seu esplendor é magnífico e nenhuma representação artística jamais poderá alcançar a reverência, glória e santidade que eles transmitem. O próprio Apóstolo João ficou tão assoberbado diante do anjo que lhe revelava as coisas vindouras que, ajoelhou-se para o adorar, mas de imediato foi repreendido: "Eu, João, (...) caí aos pés do anjo que mas mostrava, para o adorar. Mas ele disse-me: «Não faças isso! Eu estou ao serviço de Deus como tu e como os teus irmãos, os profetas, e como todos os que guardam as palavras deste livro. É a Deus que tu deves adorar.»" Apocalipse 22:8-9 (BPT)
Digamos que a sua importância deriva da sua função. Porque o Senhor é um Deus de ordem, os anjos também têm hierarquias e missões específicas. São zelosos das suas responsabilidades e reverentes ao cumpri-las. Faríamos bem seguir o seu exemplo nisto: sermos vigilantes e sempre prontos a obedecer rapidamente às ordens divinas.
A Hierarquia dos Anjos:
1.  Arcanjo
Miguel, o Guerreiro (Dn 10:13, 21; 12:1; Jd 1:9; Ap 12:7). O arcanjo Miguel é um príncipe divino, poderoso e com maior autoridade, tanto que ele aparece em batalha a favor do povo de Deus e contra as hostes da maldade em diferentes escrituras.
"o príncipe do reino da Pérsia [um principado demoníaco] se pôs defronte de mim, vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me." Daniel 10:13 (RC)
"E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo." Daniel 12:1 (RC)
"Miguel e os seus anjos declararam guerra ao dragão e (…) foi esmagado. Ele é a antiga serpente, aquele a quem chamam Diabo e Satanás, o sedutor de toda a gente. Ele e os seus anjos foram atirados para a Terra." Apocalipse 12:7-9 (BPT)
2.  Serafins
Estes seres celestiais são adoradores e proclamam a glória de Deus por todo o Universo.
“Os serafins eram uma ordem superior de anjos segundo o entendimento dos judeus (…) proclamavam a santidade de Deus (…) impressionados com os atributos da Divindade.” [2]
"Havia serafins junto dele, para o servirem. Cada um tinha seis asas: com duas cobriam a cara, com duas cobriam o corpo e com duas voavam. E clamavam uns para os outros: «Santo, Santo, Santo é o Senhor do Universo! Toda a terra está cheia da sua glória». A voz deles fazia tremer as portas nos gonzos e o templo encheu-se de fumo.” Isaías 6:2-4 (BPT)
3.  Querubins
Os querubins são mencionados pela primeira vez em Génesis 3:24, quando o homem é expulso do Jardim do Éden após ter pecado. Mais tarde, são desenhados na Arca da Aliança (Ex 25:18-20) e no Templo (I Rs 6:23-24). 
“Dentro do santuário pôs dois querubins de madeira de oliveira. Cada um deles media cinco metros de altura e cada uma das suas asas media dois metros e meio. Assim de uma extremidade à outra das asas, cada querubim media cinco metros.” I Reis 6:23-24 (BPT)
4.  Anjos
Os anjos são primeiramente adoradores de Deus. 
São mensageiros e guerreiros para o Reino Celestial e também ministram a favor dos redimidos. "Não são, porventura, todos eles, espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação? Hebreus 1:14 (RC) “Os anjos se relacionam com o povo de Deus de diversos modos e são como que um elo entre Deus e o povo escolhido. Eles formam o conselho divino para o bem do povo (…) e são portadores da mensagem de Deus aos homens."[3] Devemos sempre lembrar-nos que mais são os que estão connosco do que com o inimigo (II Reis 6:16). Quando entro em guerra espiritual, oro para que o exército dos anjos guerreiros forme um cordão de fogo consumidor contra todos os inimigos espirituais e naturais e destrua os intentos deles. Frequentemente sinto os anjos desembainharem as suas espadas para combaterem a meu favor.
Os anjos zelam pela nossa segurança, viajam a velocidades incríveis e os relatos das suas intervenções permeiam o Velho e Novo Testamento. Génesis 48:16 é talvez a referência mais antiga feita a Anjos Protetores ou Anjos da Guarda e o seu conceito era conhecido tanto por hebreus como por gentios, e acreditava-se que servirem não apenas indivíduos, mas também nações (II Rs 19:35).
"Vou enviar um anjo à tua frente para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que preparei para ti. Porta-te com respeito diante dele; obedece-lhe e não lhe faças resistência, porque ele atua em meu nome e não perdoará os vossos pecados." Êxodo 23:20-21 (BPT)
"O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra." Salmos 34:7 (RC)
"Porque Deus há de enviar-te os seus anjos, para que te guardem em todos os teus caminhos." Salmos 91:11 (BPT)
Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque, eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre veem a face de meu Pai, que está nos céus." Mateus 18:10 (RC)
Mas os Anjos também exercem juízo e trazem destruição daqueles que se opõem a Deus:
"Estava anoitecendo quando os dois anjos chegaram a Sodoma. (...) nós vamos destruir este lugar. O Senhor Deus tem ouvido as terríveis acusações que há contra essa gente e por isso nos mandou para destruirmos Sodoma." Génesis 19:1, 13 (NTLH)
"Balaão e ele pôde ver o anjo do Senhor de pé no meio do caminho, com a espada desembainhada (...). O anjo do Senhor disse-lhe: (...) A burra viu-me e por três vezes se desviou de mim. Se ela se não tivesse afastado, eu já agora te teria matado." Números 22:31-22 (BPT)
"Estendendo, pois, o anjo, a sua mão sobre Jerusalém, para a destruir, o Senhor (…) disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua mão." II Samuel 24:16 RC)
"Naquela mesma noite, o anjo do Senhor interveio no acampamento assírio e matou cento e oitenta e cinco mil homens." II Reis 19:35 (BPT)
"Vi (…) sete anjos que levavam sete castigos. Estes são os últimos castigos com os quais a ira de Deus chega ao seu fim." Apocalipse 15:1 (BPT)
Eis algumas das atividades e funções dos Anjos [4]:
1.     Cumprem as ordens de Deus (Nm 22-22; Sl 103:20)
2.     Castigam inimigos (II Rs 19:35; At 12:23; Ap 14-16)
3.     Lutam contra demónios e ganham (Ap 12:7-9)
4.     Ajudam a interpretar sonhos ou visões (Dn 7:15-16)
5.     Regozijam-se quando os pecadores se salvam (Lc 15:10)
6.     Fortalecem e confortam nas provações (Lc 22:43)
7.     Servem o povo de Deus (Dn 3:25; Mt 18:10; At 5:19; 12:7; 27:23-25; Hb 1:14)
8.     Observam o comportamento das congregações (I Co 11:10; Ef 3:10; I Tm 5:21)
9.     Trazem mensagens (Zc 1:14-17; At 10:1-8; 27:23-24)
10.   Trazem respostas às orações (Dn 9:21-23; At 10:4)
11.   Conduzem os salvos ao céu (Lc 16:22)
12.   Acompanharão Cristo na Segunda Vinda (Mt 24:30-31)
13.   Estarão presentes no Julgamento da Raça Humana (Lc 12:8-9)
Características dos Anjos:
São submissos a Deus (I Pe 3:22), são superiores aos humanos (Hb 2:6-7), são imortais (Lc 20:34-36), embora habitem no céu e sejam seres celestiais, podem adquirir forma humana (Gn 18:2; 19:1; Hb 13:2), não têm género nem se casam (Mt 22:3).

Continua no próximo artigo: Anjos Caídos - Parte 2.



[1] BAXTER, Mary. (2010) Divina Revelação do Mundo Espiritual. Belo Horizonte. Ed. Dynamus, pg. 15
[2] SILVA, Hylarino. (2003). Anjos Agentes Secretos de Deus. Curitiba. Ed. AD Santos, pg. 35
[3] SILVA, pg. 29
[4] Adaptado do estudo Os Anjos e O Anjo de Senhor, Bíblia de Estudo Pentecostal, pg. 386

BIBLIOGRAFIA
Bíblia de Estudo Pentecostal. Ed. CPAD
BAXTER, Mary. (2010) Divina Revelação do Mundo Espiritual. Belo Horizonte. Ed. Dynamus
SILVA, Hylarino. (2003). Anjos Agentes Secretos de Deus. Curitiba. Ed. AD Santos
www.pictures4bibles.com
www.revelationillustrated.com

ANJOS - Parte 1, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS