AS DISCIPLINAS ESPIRITUAIS

Estudando sobre as disciplinas espirituais da Fé Cristã, deparei-me com 4 práticas que deveriam fazer parte do dia-a-dia de todo o cristão.

A DISCIPLINA DO ESTUDO BÍBLICO

"As Disciplinas clássicas da Vida Espiritual convocam-nos a sair da superfície e morar nas profundezas. Elas nos convidam a explorar (…) nos domínios do mundo espiritual. Elas instam connosco a sermos a resposta a um mundo vazio." Richard Foster 
Romanos 12:2
insiste para que não nos conformemos com a mentalidade errada deste mundo, mas descubramos a vontade de Deus. Tal tarefa só pode ser alcançada aos pés do Pai, em meditação, oração e estudo, para sabermos o que lhe é agradável e o que é perfeito”.
Deus usa a disciplina do estudo da Bíblia, de bons livros e pregações, para nos moldar e nos libertar de hábitos errados, que estão arraigados na nossa forma de agir. Como? Através do Conhecimento da Verdade: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32 (RC)

Não basta ler as Escrituras causalmente, há que escavá-las a fundo, na busca dos seus tesouros infindáveis e magníficos. Há que estudá-las concentradamente, com modéstia e ponderação. Há que aplicá-las a todas as áreas da vida, diariamente. Só pela renovação da mente com a Palavra de Deus, se formam novos e bons hábitos. Assim, devemos aproximarmos do Verbo, para sermos transformados e não meramente para acumular informações.
Comece com alguns minutos e vá aumentando o seu tempo de estudo. Se possível, retire-se para um local tranquilo. Desligue-se de distrações. Estude, escreva um diário, reflita, ouça… e II Timóteo 3:16 se tornará uma realidade para si: "Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver." (NTLH)

A DISCIPLINA DA MEDITAÇÃO

"A Meditação Cristã é a capacidade de ouvir a voz de Deus e obedecer à Sua Palavra. (…). A verdade é que o grandioso Deus do Universo, o Criador de todas as coisas, deseja ter comunhão connosco.” Richard Foster

Meditar nas coisas espirituais tem um duplo propósito:
  • Ser orientado pela voz de Deus, em obediência à Palavra Divina, num relacionamento de intimidade com o Senhor.
  • Criar espaço emocional e espiritual para Cristo edificar um santuário no coração, que influencie tudo o que somos e fazemos.
Os heróis da Bíblia, os pais da Igreja, o próprio Jesus, meditavam a sós (Gn 24:63, Sl 63:6, Ec 1:13, Dn 9:2, Mt 14:13, I Tm 4:15). Se gigantes da fé, precisavam desta disciplina espiritual, quanto mais nós, que vivemos nestes tempos acelerados?
Como meditar?
  1. Reflita com a Bíblia – imagine-se na passagem, compreenda as experiências, saboreie os momentos, sinta o que as personagens sentiram, guarde o ensino no coração.
  2. Imagine sempre Jesus – o que Ele faria e diria?
  3. Contemple – descubra Deus na Criação - "Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos." Sl 19:1 (RC). O Universo proclama a Sua glória e poder. Se nos aquietarmos, poderemos ouvir a natureza louvar ao Senhor.
  4. Pondere os tempos – perceba o significado dos acontecimentos para discernir a perspetiva profética do seu papel nesta geração. O que pode fazer?
Comece por tirar uns momentos por semana para este exercício até fazê-lo diariamente. Desacelere e preste atenção ao que o Espírito Santo lhe fala. Isso mudará a sua vida.

    A DISCIPLINA DA ORAÇÃO

    “(…) é a disciplina da oração que nos leva ao agir mais profundo e elevado do espírito humano. A oração verdadeira cria vida e muda a vida. 
    Orar é mudar.” Richard Foster
    O que é orar?
    • É pesquisa em território inexplorado.
    • É a principal via para Deus nos transformar. 
    • É entrar em sintonia com as aspirações de Deus e ver da sua perspetiva.
    • É criar a vida, através do espírito.
    • É colaborar com Deus para mudar o futuro“somos cooperadores de Deus" I Coríntios 3:9.
    • É orar eficazmente com um objetivo específico e um desejo puro. Nada tem a ver com pedidos egocêntricos, antes é ver o mundo pelos olhos do Criador.
    • É seguir a direção do Espírito Santo, quando o Seu desejo é despertado em nós, e perseverar nas “dores de parto”até que a oração produza o seu fruto.
    Oração e Ação são inseparáveis. A oração implica um processo de aprendizagem e prática constante. Deus encontra-nos no nível em que estamos - podemos usar as nossas próprias palavras e sentimento. Deus conhece-nos melhor do que ninguém - Ele sabe exatamente o que queremos dizer.
    Porém, para orar com eficácia, há que conhecer a vontade de Deus e ouvi-Lo, ou seja obedecer-Lhe. Conhecer a mente de Cristo, exige conhecer a Sua Palavra e saber qual a sua vontade. Não há melhor oração do que orar com as promessas da Palavra de Deus, seguindo o Espírito Santo.
    A oração eficaz exige uma vida consagrada – tudo tem de ser entregue a Deus: tempo, aptidões, expetativas. Então, a escritura se cumprirá: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e ser-vos-á feito.” João 15:7 (TB)

    Resultado de imagem para solitude womanA DISCIPLINA DA SOLITUDE

    “Precisamos buscar diligentemente a quietude recriadora da solitude se queremos que a nossa presença na sociedade seja significativa.” Richard Foster 

    Numa sociedade a mil à hora, cheia de ruído, falar de silêncio e solitude, pode parecer incomum, mas o Evangelho é contra-cultura, é sabedoria e é liberdade. O propósito desta disciplina espiritual é saber realmente, ver e ouvir. É saber quando falar e quando se calar, é saber o que precisa ser feito, na hora certa. O que mais encontramos, é gente que não sabe quem é, nem para onde vai. Então, descobrir o propósito divino e sermos disciplinados para atingi-lo, são essenciais para cumprimos os sonhos de Deus para nós, nesta vida.
    No uso frenético da língua, está muitas vezes a necessidade oculta de cultivar uma imagem – queremos ser aceites. O silêncio freia as nossas razões e coloca-nos na dependência da justificação divina. Às vezes passamos por estações da vida que ninguém compreende, nem pode ajudar. O que fazer então? Abraçar a liberdade de ficar quieto, silencioso e a ouvir. Deus deseja mostrar-nos novos futuros, alguns que nem pensávamos serem possíveis, sobretudo depois de perdas impensáveis. Mas, mesmo diante de conquistas, é bom termos tempos de solitude. Jesus afastava-se frequentemente para locais isolados para ouvir do Pai.
    A prática regular de ter espaços de silêncio, de apenas ouvir, ou fazer retiros anuais para meditar e orar em quietude, pode ensinar-nos muitos mais que vãs repetições e correrias de obrigações intermináveis. "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em oculto; e teu Pai, que vê secretamente, te recompensará." Mateus 6:6 (RC)
    Que possamos suspirar como David: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me, e conhece os meus pensamentos.” Salmos 139:23 (RC)

    Citações: Foster, Richard, A Celebração da Disciplina, Ed. Vida
    Versões Bíblicas: NTLH (Nova Tradução Linguagem de Hoje), RC (Almeida Revista e Corrigida), TB (Tradução Brasileira).

    AS DISCIPLINAS ESPIRITUAIS, por Sandra Rosa

    Comentários

    Mensagens populares deste blogue

    CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

    “EU SOU O QUE SOU”

    UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS