O GALARDÃO DE OBRAS ETERNAS - Parte 2
Uma Responsabilidade Individual
Não há nada que possamos fazer para que Deus nos ame mais ou ame menos, contudo nós somos pessoalmente responsáveis de quão agradado Deus está connosco.
"Tende cuidado de vós mesmos para não destruirdes o fruto do nosso trabalho, mas para que, pelo contrário, venhais a receber plena recompensa." II Jo 8 (Almeida21)
O que é o Tribunal de Cristo?
"Pois é necessário que todos sejamos apresentados diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba retribuição pelo que fez por meio do corpo, de acordo com o que praticou, seja o bem, seja o mal." II Co 5:10 (Al21)
Todos os salvos estarão presentes perante o trono de Deus no final dos tempos, não para serem julgados, porque o preço pelos nossos pecados já foi pago uma vez por todas. Este Julgamento dos crentes é para galardão.
A palavra original de juízo (do grego "krima"), referente aos crentes significa "uma decisão resultante de uma investigação".
O que é que Jesus vai investigar?
A forma como vivemos na Terra, depois de sermos salvos. Em relação a quê? A nossa obediência quanto à nossa chamada, e mais, as nossas obras, atitudes, intenções e até pensamentos secretos.
"(...) o Senhor, (...) não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os motivos dos corações. Então cada um receberá seu reconhecimento da parte de Deus." I Co 4:5 (Al21)
A CRUZ determina onde passaremos a eternidade: se aceitarmos Jesus como salvador estaremos com Deus no céu. Se rejeitarmos a redenção de Cristo iremos para o inferno.
Agora, a FORMA como vivemos como cristãos, determina se receberemos ou não o reconhecimento (galardão) de Deus.
A Bíblia assegura-nos que Deus já escreveu a história da nossa vida, antes de nascermos.
"Teus olhos viram a minha substância ainda sem forma, e no teu livro os dias foram escritos, sim, todos os dias que me foram ordenados, quando nem um deles ainda havia." Sl 139:16 (Al21)
Cada cristão tem uma chamada individual na sua vida, não apenas os que estão nos 5 ministérios. Todos teremos de responder se obedecemos ou não àquilo que Deus nos destinou a ser e a fazer.
"Pois fomos feitos por ele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, previamente preparadas por Deus para que andássemos nelas." Ef 2:10 (Al21)
Onde praticamos, ou não, boas obras?
- Na forma como construimos a nossa familia
- Na maneira como nos comportamos na vida
- Na influência que exercemos naqueles que nos rodeiam
- No nosso envolvimento na construção do reino de Deus
"Porque somos cooperadores de Deus, e dele sois (...). Mas cada um veja como constrói. Porque ninguém pode lançar outro alicerce (...), o qual é Jesus Cristo.
E, se o que alguém constrói sobre esse alicerce é ouro, prata, pedra preciosa, madeira, feno ou palha, a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia [do Tribunal de Cristo] a demonstrará, porque será revelada pelo fogo [da glória de Deus], e o fogo testará a obra de cada um.
Se a obra que alguém construiu permanecer, este receberá recompensa. Se a obra de alguém se queimar, este sofrerá prejuízo, mas será salvo, como alguém que passa pelo fogo." I Co 3:9-15 (Al21)
Não podemos fazer nada de valor eterno a não ser pela graça de Deus. Ele já nos deu dons e talentos, mas ainda assim, as nossas obras podem ser feitas no espírito ou na carne.
- ouro, prata, pedra preciosa = espírito > receberão galardão porque são frutos de obediência
- madeira, feno ou palha = carne > serão queimadas porque são auto-promoção, egoísmo ou preguiça
O Espírito Santo convida-nos a entrarmos na perspectiva da eternidade. Vamos obedecer-Lhe?
Comentários
Enviar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário. Convide os seus amigos para o blog. | Thank you for your comment. Invite a friend.