O PRINCÍPIO DA ADVERSIDADE

"Meus irmãos, devem sentir-se profundamente felizes ao terem de passar por várias provações. Pois sabem que uma fé assim provada dá como fruto a perseverança." Tg 1:2-3 (BPT)

Adversidade significa contratempo, obstáculo, dificuldade. É um imprevisto, um aborrecimento, uma contrariedade, um impedimento. Normalmente não gostamos de adversidades e tentamos evitá-las ou contorná-las, mas a única maneira de as superar é atravessá-las.
Abraham Lincoln, um exemplo de perseverança face aos revezes da vida, disse: "Quase todos os homens são capazes de superar a adversidade, mas, se se quiser pôr à prova o carácter de um homem, dê-se-lhe poder." A sua carreira, não apenas unificou uma nação, durante o flagelo de uma guerra civil, como proporcionou princípios de liberdade e igualdade, que nos inspiram até hoje.

Stephen Hawkins, astro-físico e considerado o homem mais inteligente da terra, foi diagnosticado aos 21 anos com ALS (Esclerose Lateral Amiotrófica), uma doença neurodegenerativa progressiva fatal, e foi-lhe dito que teria apenas 2 anos de vida. Até então, entediado com a vida, descobriu que o diagnóstico fatal lhe trouxe afinal felicidade. Determinado a gozar cada minuto, concentrou-se naquilo que ainda poderia fazer e recusou-se a ser um deficiente emocional. Hoje, com 75 anos, continua a ser uma influência no mundo.

Até na natureza, a adversidade intensifica a sobrevivência e a robustez. As espécies fortalecem-se ao vencerem adversidades e ao se adaptarem. Ao contrário, o facilitismo corrói e o conforto sedutor, desintegra indivíduos e sociedades tornando-os instáveis à mínima pressão.

As maiores histórias de coragem, abnegação e amor incondicional encontram-se em tempos de aflição e não de calmaria. A Segunda Guerra Mundial, por exemplo, está cheia delas! Nações inteiras recusaram ceder à tirania, à impiedade, à fome e ao desespero e, reconstruíram vidas e países, virtualmente das cinzas.
Heróis, muitos vezes anónimos, vingaram a injustiça, com coragem, amor e perdão, como o caso de Corrie ten Boom (1), escritora cristã e resistente holandesa que ajudou a salvar a vida de muitos judeus ao escondê-los dos nazistas. Denunciada à Gestapo em 1944, por um informante holandês, toda a família foi levada para um campo de concentração. O pai e irmã não resistiram.  Antes de morrer a irmã afirmou "não há abismo tão profundo que o amor de Deus não seja ainda mais profundo".

Aristides de Sousa Mendes (2), cônsul português no Consulado de Bordéus, ousou desobedecer a Salazar e passou 30 mil vistos para os judeus que fugiam do nazismo, em obediência a uma voz interior que lhe ordenou que ajudasse os refugiados. Foi condecorado a título póstumo em 1987, com a Ordem da Liberdade, e homenageado pelo Canadá, a França, os Estados Unidos e Israel.

E quanto a nós? 
"Mais ainda, nós sentimos alegria nos nossos sofrimentos, porque o sofrimento produz a perseverança; a perseverança provoca a firmeza de caráter nas dificuldades e a firmeza produz a esperança." Rm 5:3-4 (BPT)

A Galeria dos Heróis da Fé de Hebreus 11, fala-nos não apenas dos que conseguiram milagres, mas de tantos outros, que não chegaram a receber as promessas de Deus e, ainda assim, não desistiram!
"Outros foram torturados até à morte e recusaram-se a aceitar a libertação. Queriam ressuscitar para uma vida melhor. Outros ainda sofreram escárnios, foram vergastados, atados e postos na cadeia. Foram apedrejados, serrados ao meio e mortos à espada. Andavam de terra em terra, vestidos de peles de ovelha e de cabra, sofriam necessidades, aflições e maus tratos. O mundo não era digno deles. Andavam fugidos pelos montes e desertos e viviam em cavernas e em buracos escavados na terra." Hb 11:35-38 (BPT)

Devemos considerar e imitar o seu exemplo, e viver com honra e dignidade, apesar de todas as adversidades.


O PRINCÍPIO DA ADVERSIDADE, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS