O MAL TRANSFORMADO EM BEM

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente, para o bem daqueles que amam a Deus, 
daqueles que são chamados por seu decreto.” Romanos 8:28 (BPT)
Como "todas as coisas", incluindo as más, "contribuem para o bem"?

É óbvio que doenças, fatalidades ou humilhações não são coisas boas e, nenhum bem parece prover delas. Contudo, Deus assegura-nos que Ele pode tirar algum proveito até das piores situações, se reconhecermos a Sua soberania e confiarmos nEle.
"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." Isaías 55:8-9 (RC)
Este paradoxo pode até ser explicado pelas leis da física: nada se perde, tudo se transforma.

Milhares de mártires têm sido mortos por amor de Cristo, mas onde a terra bebeu o seu sangue, outros milhares se têm convertido, muitas vezes até os próprios assassinos.
A brutal perseguição da igreja primitiva, foi na verdade a causa da expansão do Evangelho por todo o império romano e a razão porque hoje somos salvos.

O sofrimento, posto em perspectiva, leva ao crescimento interior, quebrantamento e humildade, torna-nos pessoas mais genuínas, e ensina-nos preciosas lições de vida.
"Uma vez que são o povo santo de Deus, escolhido e amado por ele, a vossa conduta deve ser marcada por compaixão, bondade, humildade, modéstia e paciência." Col 3:12 (BPT)
Deus usa as coisas fracas e loucas para confundir as arrogantes e auto-suficientes.
"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;" I Co 1:27 (RC)

A vida é frágil, desafiante e inesperada. Vivemos num mundo imperfeito onde provações fazem parte da condição humana.
Haverá sempre situações inexplicáveis e incompreensíveis, mas Deus espera de nós a dependência, para que as provações cultivem a nossa fé, mesmo sem vermos nenhuma luz ao fundo do túnel (Hebreus 11:6), e 
Paulo aconselha-nos a contentarmo-nos independentemente das circunstâncias (Filipenses 4:11).
"Sem fé ninguém pode agradar a Deus. Quem se aproxima de Deus deve acreditar que ele existe e recompensa os que o procuram." Hebreus 11:6 (BPT)
"Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho." Filipenses 4:11 (RC)

Os 3 amigos de Daniel recusaram curvar-se perante ameaça de morte e afirmaram que confiaram em Deus quer Ele os livrasse ou os matasse (Daniel 3:17-18).
"Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará do forno de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste." Daniel 3:17-18 (RC)

Esta intrepidez deverá inspirar-nos a permanecemos inabaláveis diante das adversidades.
A nossa vida aqui é, afinal, uma breve passagem e está-nos prometido imenso galardão no Céu.


O MAL TRANSFORMADO EM BEM, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

A DEFESA DO EVANGELHO