O QUE APRENDI COM O MEU CÃO

“Antes de ter amado um animal, parte da nossa alma permanece desacordada.” Anatole France 
"Os bons cuidam bem dos seus animais, porém o coração dos maus é cruel." Pv 12:10 (NTLH)
Para os que não têm um pet ou nem sequer gostam de animais, este artigo pode parecer absurdo, mas isso é porque não entendem o imenso amor que Deus nos dá através destas vidas tão especiais e que tanto dizem sem palavras e tanto amam, sem esperar nada em troca.
Minimizar o sentimento de perda de alguém tão importante na nossa vida, isso sim, é absurdo e insensível e só demonstra que falta alguma coisa na alma… saber amar e saber respeitar.
Há milhares de anos que os animais cooperam e partilham a vida dos humanos, desempenhando tarefas, protegendo ou simplesmente ensinando-nos a viver melhor.
A medicina descobriu que os animais são benéficos para a saúde dos humanos, prolongando a nossa longevidade, aumentando a autoestima, ajudando na reabilitação de doenças físicas e psicológicas, prevenindo alergias, doenças cardiovasculares e até detetando certos tipos de cancro, diabetes ou Alzheimer; mas também melhorando as relações familiares e promovendo a socialização entre humanos. Quem partilha a vida com um animal é mais feliz e tem mais chances de ser mais saudável.

A ciência fez ainda outras descobertas surpreendentes que provam, não só que os animais nos entendem, mas que realmente sentem amor pelos seus donos:
“Funciona assim: o cão olha para o seu dono, que percebe o contato. Apenas essa interação já faz com que a ocitocina seja liberada no cérebro do homem, o que o leva a demonstrar carinho, tocando ou mesmo conversando com o pet. O contato físico, por sua vez, libera o hormônio também no cérebro do cachorro, fazendo com que ele intensifique o contato visual com o dono.” [1]

A Universidade Azabu no Japão, comprovou que a troca de olhares entre um cão e o dono dispara os níveis de ocitocina no cérebro dos dois. Esta “hormona do amor" é encontrada nos padrões de relacionamento entre casais ou entre pais e filhos. "O mesmo mecanismo de conexão, baseado no aumento da ocitocina ao se olharem, que fortalece os laços emocionais entre mães e seus filhos, ajuda a regular também o vínculo entre os cachorros e seus donos"concluiu a pesquisa. [2]

Também a Claremont Graduate University, na Califórnia, comprovou que os animais domesticados formam ligações e sentem o amor da mesma forma que os humanos. Curiosamente os pesquisadores descobriram que as alterações nos seres humanos, diferem de pessoa para pessoa, e algumas pessoas simplesmente não são "pessoas de animais", ou seja, não conseguem sentir empatia por bichos. [3]
Os resultados de cinco outros estudos corroboram a tese de que os cães nos amam, pois:
  1. Sentem ciúmes de nós
  2. Sabem como estamos sós pela entoação da nossa voz
  3. Identificam o nosso humor só por nos verem
  4. São empáticos nos momentos difíceis, tentam confortar e identificam quando algo está mal
  5. Ao sentirem o cheiro do dono, a região do cérebro relacionada ao prazer é ativada
O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE OS ANIMAIS?
Os animais fazem parte da criação de um Deus amoroso e cheio de criatividade: Génesis 1 relata-nos como a terra foi feita de forma magistral com toda a espécie de animais domésticos, animais selvagens e todos os bichos” Gn 1:24 (BPT) "E Deus achou que eram coisas boas." Gn 1:21 (BPT)
É reconfortante perceber que a ideia de paraíso para Deus inclui os animais, tanto no Éden, como na Nova Terra e Novos Céus: "Os lobos e os carneirinhos pastarão juntos, os leões comerão palha como os bois, e as cobras não atacarão mais ninguém. E no meu monte santo não acontecerá nada que seja mau ou perigoso. O Senhor falou." Is 65:25 (NTLH)
"Então o lobo habitará com o cordeiro, o leopardo deitar-se-á junto do cabrito, o vitelo e o leão pastarão juntos; até uma criança pequena os conduzirá. A vaca pastará com o urso, as suas crias deitar-se-ão juntas, e o leão comerá erva com o boi. O bebé brincará na toca da cobra, e a criança meterá a mão no buraco da víbora. Não haverá mais mal nem destruição em todo o meu Monte Santo, porque o conhecimento do Senhor encherá o país, tal como as águas enchem o mar." Is 11:6-9 (BPT)

Por toda a Bíblia vemos que Deus tem um cuidado especial pelos animais, providenciando-lhes sustento:
"Tu, que, nos vales, fazes rebentar nascentes, que correm entre os montes. Dão de beber a todos os animais do campo; os jumentos monteses matam com ela a sua sede. Junto delas, habitam as aves do céu, cantando entre os ramos. (…) Os leõezinhos (…) de Deus buscam o seu sustento." Sl 104:10-12,21 (RC)
"Tu, Senhor, cuidas tanto dos homens como dos animais. Que maravilhoso, ó Deus, é o teu amor!" Salmos 35:7-8 (BPT)
"Olhem para as aves do céu, que não semeiam, nem colhem, nem amontoam grão nos celeiros. E no entanto, o vosso Pai dá-lhes de comer." Mt 6:26 (BPT)

A Aliança de Deus com Noé, incluiu humanos e animais: "Vou fazer um pacto de aliança convosco e com os vossos descendentes, que se estenderá a todos os seres vivos que estão convosco, aves, animais domésticos e selvagens, os que agora saíram da arca e todos os que existirem na terra." Gn 9:9 (BPT) e o Quarto Mandamento fala sobre o descanso tanto de humanos como dos animais (Deut 5:12-15).
Eu acredito que Deus usa a sua criação para nos ensinar: com os nossos animais, nós aprendemos acerca de compaixão, paciência e sobre amor incondicional. É orientação divina que tratemos bem os nossos bichos e, na verdade, toda a criação: "Os bons cuidam bem dos seus animais, porém o coração dos maus é cruel." Pv 12:10 (NTLH)

Aprendi com o meu cão sobre amor, humildade e quebrantamento, perdoar e superar, e focar-me naquilo que é realmente importante. A minha vida foi profundamente enriquecida por esta criatura espectacular! Jamais o esquecerei...



O QUE APRENDI COM O MEU CÃO, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

A DEFESA DO EVANGELHO