ACERCA DE TEMPERAMENTOS

"O temperamento pleno do Espírito Santo desconhece fraquezas; em lugar delas, possui nove forças inteiramente abrangentes. É o homem como Deus entende que deva ser." [1]

Cada ser humano nasce com um tipo de temperamento que herda da sua genética, raça e género, mas que pode ser transformado pela acção do Espírito Santo, num espírito renascido; ou totalmente corrompido se se der largas às inclinações da natureza pecaminosa (Rm 7:24; 7:19; 8:6).
Ao conhecermos os 4 temperamentos básicos [ColérioSanguíneoMelancólico e Fleumático] e identificarmos as suas forças e fraquezas, podemos não só nos sondar e conhecer melhor (Sl 139:23), mas também sermos mais compreensivos com as reacções do próximo.
Todos nós somos limitados, mas podemos ser encorajados pela promessa do aperfeiçoamento de II Coríntios 3:18, sabendo que o justo não precisa viver prostrado (Pv 24:16).

1.  É possível sermos seres plenos no Espírito de Cristo.
Jesus tinha traços de todos os temperamentos e porque era perfeito, conseguia usar as melhores forças de cada um, adequando-as às ocasiões: tanto era compassivo com os perdidos, como inflexível com o pecado e chamava as coisas pelos seus nomes, com autoridade, porque imitava o Pai e nada fazia sem a ação do Espírito. É essa dependência que deve controlar a nossa vida, não importando as circunstâncias: assim o colérico torna-se compassivo pelo fruto do amor, o sanguíneo temperado pela paciência, o melancólico exuberante pela alegria e o fleumático seguro na fé.

2.  As 9 expressões do Fruto do Espírito Santo possibilitam que a vida não seja “fruto do esforço do homem, mas o resultado sobrenatural do Espírito Santo controlando todas as facetas” [2] do cristão. 
"amor, alegria e paz são emoções que neutralizam decisivamente as fraquezas mais comuns do temperamento tais como a crueldade, a ira, a indiferença, o pessimismo, a melancolia [são] razões suficientes para viver-se uma vida plena do Espírito” [3]

3. É possível sermos diferentes num mundo egoísta.
Tal como as pessoas da Trindade são abnegadas e se honram umas às outras, preferindo-se em amor, o mundo só conhecerá a igreja se os seus frutos forem diferentes. "Todos os quatro temperamentos ingênitos tendem a ser egoístas e descorteses, portanto, todos necessitam desse toque de generosidade."[4] O Espírito de Deus está constantemente a estimular-nos a atos de bondade e às boas obras, porque, portanto, a igreja não faz mais diferença no mundo? O avivamento começa em cada um de nós, mas há um preço a pagar, de total rendição, na mudança de vida, em perseverança, em fé. Só seremos competentes (pequenos cristos) quando formos totalmente dirigidos por Deus e só seremos realizados, quando estivermos no centro da Sua vontade, ainda que isso abandonar todos as expetativas, todas as legitimidades e implique perder tudo, até a própria vida (Jo 12:25).
Partilhei pessoalmente a Tommy Tenney, que experimentei há poucos anos, o que ele queria dizer com o ground zero ser o melhor lugar de onde devemos partir: tudo pode ter sido devastado ao derredor, mas é aí que o impossível de Deus acontece. É aí que as máscaras, insuficiências e fraquezas são arrancadas para serem substituídas pela sua Graça infindável e pelo seu Poder que se aperfeiçoa em nós (II Co 12:9).

Sendo, na Psicologia, a Marca da Identidade de Erich Fromm, uma das necessidades básicas da vida, e o Produzir Frutos Significativos para a Vida de Erik Erikson, o objetivo de pessoas maduras, então o cristão precisa realmente saber quem é, para depois cumprir a sua verdadeira chamada individual e assim realizar a maior das missões, a nossa pérola mais preciosa: implementar o Céu na Terra.

Assim que acontece o novo nascimento, o Espírito Santo começa a modificar-nos, porém "O grau de modificação no temperamento de uma pessoa será diretamente proporcional à plenitude do Espírito Santo em sua vida." [5] Seja introvertido ou extrovertido, o Espírito de Cristo traz-nos propósito de vida e a paz e a capacidade para cumpri-lo.
Concordo plenamente que “A coisa mais importante na vida de qualquer cristão é sentir-se pleno do Espírito Santo! (...) portanto, se estamos plenos do Seu Espírito Ele atua fecundamente em nós. Se não estamos plenos do Espírito Santo somos inúteis.” [6]
Só por Ele, para Ele e através Dele, portanto, seremos completos (Rm 11:36)! Ele é o nosso guia para sempre! (Sl 48:15) Amém.

Tim LaHaye, Temperamento Controlado pelo Espírito, p. 30
Ibid, p. 30
Ibid, p. 33
Ibid, p. 35
Ibid, p. 95
Ibid, p. 38

ACERCA DE TEMPERAMENTOS, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

A DEFESA DO EVANGELHO