A PARÁBOLA DOS TALENTOS

Em Mateus 25:14-30 Jesus ilustrou a nossa existência através de uma história: um patrão que ia ausentar-se, deixou os seus bens a 3 empregados, entregando a cada um, diferentes quantias de dinheiro, conforme as competências de cada um.
"O reino dos céus», continuou Jesus, «é também como um homem que foi fazer uma viagem. Chamou os empregados e encarregou-os de lhe tomarem conta da riqueza. A um entregou quinhentas moedas, a outro duzentas e a outro cem; a cada um segundo as suas capacidades. Depois disto, saiu. Aquele que recebeu as quinhentas moedas foi logo negociar com elas e veio a ganhar outras quinhentas. O que recebeu duzentas moedas fez o mesmo e veio a ganhar outras duzentas. Mas o que recebeu as cem moedas fez um buraco na terra e escondeu lá o dinheiro."

O que é muito interessante nesta história, e Jesus fez questão de o frisar, é que todos tinham capacidades para serem bem-sucedidos na tarefa que lhes fora confiada. Logo aqui, percebemos que não há ninguém que não tenha competências, dons ou talentos. Podemos ter diferentes capacidades e até diferentes níveis de influência nos desafios da vida, mas todos temos a oportunidade de realizar algo.

"Passado muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e fez contas com eles. Apresentou-se o que tinha recebido as quinhentas moedas que entregou mais quinhentas e disse: “O senhor entregou-me quinhentas moedas. Aqui estão mais quinhentas que eu consegui ganhar.” Disse-lhe o seu senhor: “Muito bem! És um servo bom e fiel. Já que foste fiel nas coisas pequenas, eu te confiarei as grandes. Vem tomar parte na felicidade do teu senhor!” 
Apresentou-se também o que tinha recebido as duzentas moedas e disse: “O senhor entregou-me duzentas moedas. Aqui estão mais duzentas que eu consegui ganhar.” “Muito bem!”, disse-lhe o seu senhor. “És um empregado bom e fiel. Já que foste fiel nas coisas pequenas, eu te confiarei as grandes. Vem tomar parte na felicidade do teu senhor!” 
Depois apareceu aquele que tinha recebido as cem moedas e disse: “Eu sabia que o senhor é um homem duro que ceifa onde não semeou e junta onde não espalhou. Por isso, tive medo e fui esconder as cem moedas num buraco. Aqui está o que é seu.” O senhor disse-lhe: “És um mau trabalhador e preguiçoso. Então devias ter posto o meu dinheiro a render para que ao regressar recebesse o que era meu com os respetivos juros.” Depois deu estas ordens: “Tirem-lhe as cem moedas e deem-nas ao que recebeu as quinhentas. Pois, a todo aquele que tem, mais se lhe há de dar e terá de sobra, mas àquele que não tem, até o pouco lhe será tirado. Quanto a esse servo inútil, ponham-no lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes.»" (Versão BPT)
14«O reino dos céus», continuou Jesus, «é também como um homem que foi fazer uma viagem. Chamou os empregados e encarregou-os de lhe tomarem conta da riqueza. 15A um entregou quinhentas moedas, a outro duzentas e a outro cem; a cada um segundo as suas capacidades. Depois disto, saiu. 16Aquele que recebeu as quinhentas moedas foi logo negociar com elas e veio a ganhar outras quinhentas. 17O que recebeu duzentas moedas fez o mesmo e veio a ganhar outras duzentas. 18Mas o que recebeu as cem moedas fez um buraco na terra e escondeu lá o dinheiro.
19Passado muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e fez contas com eles. 20Apresentou-se o que tinha recebido as quinhentas moedas que entregou mais quinhentas e disse: “O senhor entregou-me quinhentas moedas. Aqui estão mais quinhentas que eu consegui ganhar.” 21Disse-lhe o seu senhor: “Muito bem! És um servo bom e fiel. Já que foste fiel nas coisas pequenas, eu te confiarei as grandes. Vem tomar parte na felicidade do teu senhor!” 22Apresentou-se também o que tinha recebido as duzentas moedas e disse: “O senhor entregou-me duzentas moedas. Aqui estão mais duzentas que eu consegui ganhar.” 23“Muito bem!”, disse-lhe o seu senhor. “És um empregado bom e fiel. Já que foste fiel nas coisas pequenas, eu te confiarei as grandes. Vem tomar parte na felicidade do teu senhor!” 24Depois apareceu aquele que tinha recebido as cem moedas e disse: “Eu sabia que o senhor é um homem duro que ceifa onde não semeou e junta onde não espalhou. 25Por isso, tive medo e fui esconder as cem moedas num buraco. Aqui está o que é seu.” 26O senhor disse-lhe: “És um mau trabalhador e preguiçoso. Sabias que ceifo onde não semeei e junto onde não espalhei. 27Então devias ter posto o meu dinheiro a render para que ao regressar recebesse o que era meu com os respetivos juros.” 28Depois deu estas ordens: “Tirem-lhe as cem moedas e deem-nas ao que recebeu as quinhentas.”
29Pois, a todo aquele que tem, mais se lhe há de dar e terá de sobra, mas àquele que não tem, até o pouco lhe será tirado. 30Quanto a esse servo inútil, ponham-no lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes.»

Aos dois empregados que duplicaram as suas quantias, o patrão elogiou-os com a expressão empregado bom e fiel” e recompensou-os, mas o último, que tinha escondido o dinheiro e desperdiçara aquela chance, não só de impressionar o patrão, mas também de ultrapassar os seus medos e comodismo, foi chamado de "preguiçoso" e "inútil". Consequência: perdeu a oportunidade de crescer, desonrou a confiança que tinha sido depositada em si e foi castigado.

Também nós temos recursos que nos foram dados por Deus: a vida, tempo, talentos, família, possessões, saúde, o planeta, etc. Podemos usá-los sabiamente, ou esbanjá-los egoisticamente. Deus é o dono do Universo e nós responsáveis por usarmos bem aquilo que Ele nos deu. Foi-nos dada uma incrível oportunidade, mas um dia iremos prestar contas pela forma como vivemos nesta terra.
A nossa vida é apenas uma passagem. As nossas escolhas tocarão noutros, para bem ou para mal, e determinarão a aprovação ou repreensão de Deus.
Só vivemos uma vez! Então, o que vai decidir? Vai ser uma pessoa talentosa ou inútil? A escolha é sua...

A PARÁBOLA DOS TALENTOS, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS