COOPERADORES DE DEUS

PORQUE EXISTIMOS
Sabermos quais os 2 ministérios que todos os cristãos têm: adorar o Senhor e ganhar vidas.

COMO PODEMOS SER COOPERADORES DE DEUS?
O nosso propósito de vida não é ter uma profissão, constituir família ou deixar um legado para a posteridade. Todas essas coisas são boas e legítimas, mas o real sentido da vida está revelado em Gn 1 e 2: Deus criou o homem para ter comunhão com ele, por isso o fez parecido consigo (Gn 1:26). Por isso João 4:23 diz que Deus busca adoradores!
Se entendermos que vivemos com o propósito primordial de adorar a Deus com tudo o que somos e temos, as nossas prioridades na vida vão alinhar-se com a vontade de Deus.
“Antes estavam longe de Deus e eram seus inimigos no vosso íntimo, por causa do mal que praticavam. Mas agora, por meio da morte do seu Filho, Deus reconciliou-vos consigo mesmo para vos colocar na sua presença santos, dignos e sem culpa. Mas é preciso que se mantenham firmes e bem fundamentados na fé, e não se afastem da esperança que receberam quando ouviram o evangelho (...).” Col 3:1-4 (BPT)
Praticarmos esses 2 ministérios através de uma conduta santa e agradável a Deus e que vai buscar ao trono celestial a porção diária de unção.
“Uma vez que são o povo santo de Deus, escolhido e amado por ele, a vossa conduta deve ser marcada por compaixão, bondade, humildade, modéstia e paciência.” Col 3:12 BPT
“A vossa conduta era assim antigamente, quando viviam para essas coisas. Mas agora deverão libertar-se de tudo isso: das atitudes de ira e de irritação, da malícia, da blasfémia e das más palavras que possam sair da vossa boca. Não mintam uns aos outros porque já são pessoas diferentes do que eram e deixaram-se dos velhos comportamentos. Foram renovados de acordo com a imagem do próprio Deus e criados por ele para o conhecerem.” Col 3:7-10 BPT

COMO ALCANÇAMOS A PORÇÃO DIÁRIA?
1. Só existem 2 tipos de pessoas na terra: os CARNAIS e os ESPIRITUAIS“Os que vivem conforme as inclinações da natureza humana deixam-se arrastar por elas, mas aqueles que vivem de acordo com o Espírito preocupam-se com aquilo que o Espírito quer. De facto, as inclinações da natureza humana levam à morte, mas aquilo que é do Espírito leva à vida e à paz. Os nossos instintos são inimigos de Deus, pois não obedecem à sua lei nem o podem fazer. Os que estão sujeitos a esses instintos são incapazes de agradar a Deus. Ora vocês já não estão sujeitos a esses instintos, mas ao Espírito, se de facto possuem o Espírito de Deus.” Rm 8:5-9 (BPT)

2. Se somos pessoas espirituais mostraremos pelo nosso testemunho de vida quem realmente somos. Como?
a. Priorizar as coisas de Deus: darmos o dízimo do nosso tempo diariamente com oração, leitura da Palavra e adoração. Se não formos dirigidos pelo Espírito de Deus diariamente, rapidamente cairemos na carnalidade e agiremos na força do nosso braço.
b. Ter sabedoria na conduta e nas companhias. Tiago é peremptório em afirmar que se não temos sabedoria devemos pedi-la a Deus. Provérbios enaltecem a sabedoria, como a qualidade que nos guia na vida e nos protege de perigos.
“A verdadeira Sabedoria não é filha do intelecto mas do coração. Ela consiste não só no que sabemos mas no que somos.” In Comentário Bíblico Meyer, pg 277
c. Manter um coração ensinável e quebrantado para receber correcto do Senhor seja pelo seu Espírito seja pelas autoridades espirituais que Deus coloque para nos dirigir.

3.  A área em que mais falhamos é no domínio da LÍNGUA.


A língua pode fazer BEM OU MAL, com a língua podemos edificar ou destruir. “Com [a língua] bendizemos o Senhor, nosso Pai, e com ela amaldiçoamos as pessoas que foram criadas à imagem de Deus. Da mesma boca saem palavras de bênção e de maldição. Meus irmãos, isto não devia ser assim!” Tg 3:9-10 (BPT) Exemplos:

LEGADO                        


A língua pode educar bem os filhos, prepará-los para a vida e dar-lhes valores para serem pessoas honradas.





Palavras de maldição e crítica podem arruinar uma criança e levá-la a pensar que nunca será ninguém na vida e até empurrá-la para o crime e para a auto-destruição.”Pois a língua é como um fogo; é um mundo de maldade. Sendo uma pequena parte do nosso corpo, pode contaminar a pessoa inteira e pode queimar a vida toda com o seu fogo infernal.” Tg 3:6

FAMÍLIA

Palavras sábias e doces podem edificar o marido ou a esposa e encorajá-lo(a) quando está em baixo ou sob pressão.

A violência psicológica das palavras podem manipular e até em casos extremos levar um conjugue ao suicídio.“Mas a língua, ninguém é capaz de a domesticar. É um mal incontrolável; está cheia de veneno mortal.” Tg 3:8
AMIZADES 
Com palavras amáveis e até com o silêncio, fazemos e edificamos amizades.A nossa língua demonstra se temos um coração puro e tratável, só então se manifestarão os frutos.




Quando contamos alguma coisa que alguém nos disse em confidência ou expomos os seus erros, traímos a confiança dos nossos amigos, familiares ou irmãos, magoamos e afastamos as pessoas de nós.“Mas a sabedoria que vem de Deus é, antes de tudo, pura; pacífica, compreensiva, dócil, cheia de misericórdia e boas ações; não faz distinção de pessoas e não é fingida.” Tg 3:17

RELACIONAMENTOS    

A língua controlada pelo Espírito Santo pode acalmar uma discussão e coloca-se no lugar do outro.




Quem preza mais ter razão do que ganhar o outro, aumenta as discussões e as contendas, desagradando ao Senhor.“Gravem bem isto na memória, meus queridos irmãos! Cada um deve estar sempre pronto para ouvir; mas não deve precipitar-se no falar, nem irritar-se com facilidade. Pois quem se irrita não faz a vontade de Deus.” Tg 1:19 (BPT)

TESTEMUNHO

Um testemunho cheio de alegria e esperança atrai as pessoas a Cristo. Se estivermos preparados para contar como Cristo nos ajuda até nas nossas fraquezas, o mundo reconhecerá que somos pessoas genuínas e que a nossa fé é autêntica.     


Quando criticamos alguém, sobretudo se forem os nossos líderes, pastores, só contribuímos para uma atmosfera de mal-estar, desviamos as pessoas de Cristo, contaminamos os novos convertidos e aliamo-nos ao diabo para destruir a Igreja. A murmuração é uma abominação aos olhos do Senhor – foi por causa dela que os israelitas andaram 40 anos às voltas no deserto até morrerem."Deixem portanto toda a espécie de maldade, toda a mentira, fingimento, invejas e murmurações." I Pe 2:1 (BPT)

ORAÇÃO

A nossa oração e as nossas palavras devem estar em harmonia com a Bíblia.









Se orarmos uma coisa e depois falarmos outra, estamos a desenterrar a semente da Palavra para plantar as mentiras do inimigo.
"Ofereçamos, portanto, continuamente, o nosso louvor a Deus, como sacrifício, por intermédio de Jesus; isto é, ofereçamos-lhe as nossas palavras de louvor, confessando a fé que temos nele. " Hb 13:15


Lanço-lhe um desafio: na próxima semana faça um JEJUM DE SILÊNCIO de 1 hora por dia.
Tire um local onde possa estar em quietude, sem interrupções, leia a sua Bíblia em silêncio, medite na palavra e escute a voz do Espírito Santo. Muitas vezes o nosso devocional de oração mais parece uma lista de supermercado de petições. Quantas vezes tiramos tempo simplesmente para ouvir o que Deus nos quer transmitir? As Disciplinas Espirituais da Meditação e da Oração Silênciosa tem sido descuradas numa sociedade sempre a correr frenéticamente. Que tal experimentar algo diferente? Seguramente terá um testemunho maravilhoso para contar no fim da semana.
As bençãos do Pai, na Sua intimidade!

COOPERADORES DE DEUS, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS