OS PERIGOS DO ENGANO

ENGANO           
Disfarce, equívoco, logro, embuste, fraude, oculto, suborno, traição.
In Priberam
DEFRAUDAR
Engano propositado; logro; artifício para iludir; cilada.
In biblia.com.br/dicionario-biblico
MENTIRA
Manifestação contrária ao que se pensa, com intenção de enganar. Além do prejuízo que o conhecimento falsificado pode causar ao outro, a mentira encarna a malícia de destruir ou deteriorar o fundamento das relações entre os homens, que se baseiam na verdade e na confiança mútua. In biblia.com.br/dicionario-biblico
HIPOCRISIA 
Impostura, fingimento, simulação, falsidade.
In biblia.com.br/dicionario-biblico

DUAS NATUREZAS EM CONFLITO    

Imagem relacionadaEnsinamos às crianças que não devem dizer mentiras, porque a falsidade causa mais mal do que bem e em circunstância alguma devia ser tolerada. Lembro-me dos meus pais me ensinarem: “mesmo que seja com prejuízo teu, nunca digas mentiras – assume as consequências quando errares”. Estes valores que os meus pais me ensinaram, mesmo antes de se converterem ao Evangelho, demonstram uma realidade brutal: por muito apelativa que a mentira pareça, ela tem sempre um custo maligno, seja nos negócios, nos relacionamentos ou simplesmente quando nos olhamos no espelho.
Quantas vezes conflituam dentro de nós duas naturezas: a natureza de Deus: santa, pura, verdadeira, que só produz bons efeitos... e a natureza de satanás: enganadora, fraudulenta, traiçoeira, a qual só produz morte e destruição.
NATUREZA DE DEUS
"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa [Deus não muda de palavra, como os homens, não volta atrás, como os mortais. (BPT)] (...)." Nm 23:19 (RC)
"(...) é impossível que Deus minta (...)." Hb 6:18 (RC)
"Tu aprecias a verdade no fundo do coração e no íntimo me ensinas a sabedoria." Sl 51:8 (BPT)

NATUREZA DO DIABO
"O vosso pai é o Diabo e o que vocês querem é fazer aquilo que lhe agrada. Ele foi assassino desde o princípio. Nunca esteve ao lado da verdade, porque nele não há verdade. Quando diz mentiras fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e é o pai da mentira." Jo 8:44 (BPT)
Quem pois devemos imitar? A quem devemos seguir? E como devemos proceder?
Quando optamos por mentir, enganar, trair ou simplesmente omitir, a quem estamos a imitar, a quem estamos a honrar e a quem estamos a chamar realmente de Pai? 
A Deus ou ao diabo?
Deus abomina a MENTIRA, pois é a expressão da real natureza do diabo, rebelde, desleal, falacioso, trapaceiro, enganador, em todos os sentidos. Em Satanás não há absolutamente qualquer raio de verdade, bondade, luz ou justiça.
Qualquer palavra ou ação que seja desonesta ou mentirosa ou com intenção de prejudicar, é uma forma de desonramos Deus.
Até sem queremos, estamos a unir-nos ao “pai da mentira”.
Abrimos uma brecha para que a maldição entre na nossa vida, ao mesmo tempo que danificamos a vida de outros.
Tudo o que semeamos iremos colher! 
A primeira consequência será a quebra de confiança. Depois seguem-se relacionamentos desfeitos, danos financeiros, poluição moral, falta de autoridade, vidas infelizes e por fim, se não houver verdadeiro arrependimento... o juízo divino. 
Meditemos no que a Palavra de Deus diz acerca de como devem ser os nossos comportamentos:

A NATUREZA DOS FILHOS DE DEUS
"Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade (...)." Ef 5:9 (RC)
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." Jo 8:32 (RC)
"Faz com que te sirvam pela verdade. Santifica-os pela verdade; a tua palavra é a verdade." Jo 17:17 (BPT)
"É isto que devem fazer sempre: digam a verdade uns aos outros (...)." Zc 8:16 (BPT)
"Meus filhos, não amemos com palavras e discursos, mas com ações e com verdade." I Jo 3:18 (BPT)
"Adquire verdade, sabedoria, educação e prudência e não as vendas por preço nenhum." Pv 23:23 (BPT)
"Usem a verdade como um cinto bem apertado e a justiça como armadura." Ef 6:14 (BPT)

CASTIGO OU GALARDÃO?
Na segunda carta aos Tessalonicenses, Paulo reflete sobre o Dia do Senhor, no fim dos tempos, quando o mundo chegará a um tal estado de depravação, impiedade e injustiça, como nunca se viu.
Vemos o mal a aumentar na Terra. A cada geração que passa, a humanidade está a tornar-se mais egoísta, mais perversa, mais traiçoeira e só irá piorar.
Chegará o momento em que vai aparecer aquele que é a rebeldia em pessoa, que está destinado à perdição; é ele que se revolta e se coloca acima de tudo o que se considera divino ou sagrado. Chegará mesmo a tomar assento no templo de Deus, apresentando-se a si mesmo como deus.” II Ts 2:3-4 (BPT)
Este líder mundial rebelde contra Deus, também conhecido por “A Besta” ou “Anticristo” Utilizará todas as artimanhas do mal para enganar os que se vão perder, porque não acolheram nem amaram a verdade a fim de serem salvos. Por isso, o Senhor permitiu que fossem dominados por uma força enganadora que os leva a acreditarem na mentira. Assim se faz o julgamento daqueles que não acreditam na verdade, mas preferem praticar o mal.” II Ts 2:10-12 (BPT)

Parecerá que tudo estará perdido, mas Jesus voltará para 2 coisas:
1. Para castigar os que não obedecem à Verdade
Virá por entre chamas de fogo para castigar aqueles que não reconhecem Deus e os que não obedecem ao evangelho de Jesus, nosso Senhor. Esses serão condenados à perdição eterna, longe da presença do Senhor, longe do seu poder e da sua glória. II Ts 1:8-9 (BPT)
2. Para dar descanso e recompensa aos seus fiéis
Então o Senhor virá para ser honrado no meio de todos os seus escolhidos e contemplado por todos os que aceitaram a fé. II Ts 1:10 (BPT)
Estas 2 categorias de pessoas sempre existiram na Terra e existem também agora na nossa geração: aqueles que DECIDEM AMAR A VERDADE (2:13b) e os que PREFEREM PRATICAR O MAL (2:12).

Pense nisto: cada mentira é um contrato com o inferno. Eu prefiro pagar o
preço da verdade para ter 
o galardão da vida eterna.

O factor decisório do julgamento divino será exatamente o amor ao engano: tanto para aqueles que decidem ser incrédulos, não acreditando no Evangelho como para os que, dizendo-se crentes, continuam a amar a mentira, continuam a ter prazer no pecado, ao invés de abominarem a imoralidade, lutarem contra o engano e proclamarem a verdade a todo o custo.

A que grupo pertence? 
Ama a VERDADE incondicionalmente, mesmo com prejuízo próprio? Ou consente com o ENGANO, com as “pequenas mentiras inocentes”, com os alvos humanos egoístas, com o envolvimento na imoralidade, com o desvio do evangelho puro e verdadeiro, em prol de uma “graça” barata, sem valores que despreza o arrependimento com frutos sinceros e uma real mudança de vida?
Hoje a decisão estás nas suas mãos. Decida bem.

OS PERIGOS DO ENGANO

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS