OS PERIGOS DE ENDURECER O CORAÇÃO

Ao reflectir sobre os significados de algumas palavras na Concordância Exaustiva de Strongs, apercebi-me de como o nosso "coração" controla toda a nossa vida, nos planos naturais, emocionais e espirituais. Logo, este centro deve ter sido em especial atenção. Vejamos:

CORAÇÃO 
centro de vida física e espiritual, alma/mente como fonte de pensamentos, paixões, desejos, apetites, afeições, propósitos, esforços, entendimento, inteligência, vontade e caráter. 
CANCELAR PECADOS 
ungir, limpar, cobrir, obliterar, apagar, remover, destruir.
CONVERTER 
retomar ao amor e à obediência a Deus, ao amor e à sabedoria e retidão.
CURADOS 
tornar perfeito, livrar dos erros e pecado, levar à salvação. 
ENDURECIDO 
tornar espesso, tornar gordo, tornar estúpido (entregar-se à estupidez ou fazer a alma insensível). 
ARREPENDER-SE 
mudar a mente para melhor, emendar o coração, ter pesar dos pecados passados / Metaneo = mudança emocional, escolha que é mais do que pesar ou remorso, reversão de propósito moral.

A própria Palavra de Deus, dá uma atenção especial ao estado do coração do homem:
“O arrependimento prepara o caminho e endireita as estradas do nosso coração (...) prepara-nos para a presença de Deus.” Tommy Tenney, Caçadores de Deus, pg 27
"Vai dizer isto a esse povo: Por mais que oiçam, não vão compreender, por mais que vejam, não vão distinguir. Porque o coração deste povo tornou-se duro. Taparam os ouvidos e fecharam os olhos para não verem com os olhos, nem ouvirem com os ouvidos, nem entenderem com o coração, nem se converterem a mim, para eu os curar." At 28:26-27 (BPT)

"Por isso procuro ter sempre a minha consciência limpa diante de Deus e dos homens." At 24:16 (BPT)

"Saulo, Saulo! Por que me persegues? De nada te serve revoltares-te como um animal espicaçado." At 26:14 (BPT)

"(...) mostrando pelo seu comportamento que estavam arrependidos." At 26:20

"Felizes os que têm fome e sede de ver cumprida a vontade de Deus, porque Deus os satisfará!" Mt 5:6 (BPT)

"Mas os seus sentidos foram endurecidos, (...) o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará." II Co 3:14-18 (RC)

EXEMPLOS DE UM CORAÇAO ENDURECIDO
O endurecimento do coração é algo a que todos estamos sujeitos. Pode até ser despoletado por uma tragédia, uma injustiça, algo que nos é insustentável ou incompreensível. Começa devagarinho, com uma dúvida ou um sentimento, mas é uma semente maligna que corroerá o coração, infectando-o como um vírus e quando a pessoa se distraí, já não ouve nem vê correctamente, mas está a ser completamente enganado. Sintomas:


  • Diminui a devoção pessoal a Deus: torna-se morno / frio e aceita o mundanismo em vez da verdadeira espiritualidade
  • Dá mais importância às coisas da vida do que às espirituais
  • Em vez de se interessar pelo Reino dos Céus, procura só o sucesso, recursos materiais ou status
  • Tolera a forma de pensar mundana até chegar ao ponto de consentir o pecado
  • Desvia-se da fé e acomoda-se ao erro
  • Não aceita correcção e acaba por se rebelar contra a autoridade da Palavra e da Igreja
  • Deixa de ser submisso à voz da consciência e à voz do Espírito Santo, a ponto de cauterizar a consciência e já não distinguir o bem do mal
  • Não reconhece que erra
  • Não tem arrependimento
  • Não pede perdão
  • Não perdoa
  • É orgulhoso, altivo e pensa que sabe mais do que os outros e que está certo, mesmo quando todos vêem que está errado
  • Em vez de fazer o bem, alia-se ao mal
  • Destrói as pessoas à sua volta
  • Destrói a Obra de Deus
  • Causa escândalos
  • Por fim afasta-se da igreja e da comunhão dos santos
  • Em casos extremos volta para o mundo e vive uma vida ímpia, como se nunca tivesse conhecido a Verdade



QUAL O DESTINO DO CORAÇÃO DURO?
"Com efeito, Deus manifesta a sua ira divina contra toda a impiedade e injustiça cometida por aqueles que, pela sua injustiça, não deixam que se conheça a verdade.  (...) Eles sabiam que Deus existe mas não o adoraram nem lhe deram graças como é devido. Pelo contrário, os seus raciocínios tornaram-se vazios e os seus corações insensatos perderam-se na escuridão. (...) Dizem-se sábios mas não têm juízo. (...) Por isso Deus abandonou-os às paixões dos seus corações e caíram em ações vergonhosas desonrando os seus próprios corpos. (...)
Uma vez que não tiveram em consideração o conhecimento de Deus, o próprio Deus os abandonou ao seu entendimento corrompido para fazerem o que não deviam. 
Encheram-se de toda a espécie de injustiças, perversidades, ambições, maldades, invejas, crimes, desordens, mentiras, falsidades e calúnias. Tornaram-se maldizentes, inimigos de Deus, insolentes, orgulhosos, arrogantes, intriguistas, rebeldes para com os pais, sem consciência, desleais, sem amor e desumanos uns para com os outros. (...)
Eles sabem muito bem que é lei de Deus que todos os que vivem assim merecem a morte. E não só fazem tais coisas mas até aprovam os outros que fazem o mesmo." Rm 1:18-32 (BPT)

"Como é que tu pensas escapar à condenação de Deus se, apesar de criticares aqueles que cometem essas ações, fazes o mesmo que eles? Como é que desprezas a grande bondade de Deus, a sua paciência e tolerância? Não sabes que é a bondade de Deus que te leva ao arrependimento? Mas tu tens um coração endurecido que não quer arrepender-se. Por isso estás a aumentar o castigo para o dia do juízo, em que Deus dará a conhecer a sua justa sentença. Ele dará a cada um conforme as suas obras. Dará a vida eterna aos que praticam com perseverança as boas obras e buscam glória, honra e vida imortal. Mas dará um castigo terrível aos que se revoltam contra ele e não aceitam a verdade, mas seguem a injustiça. Haverá sofrimento e angústia para todos os que fazem o mal, primeiro para os judeus e também para os não-judeus." Rm 2:3-9 (BPT)

A IRA DE DEUS no NT é vista pela entrega que Ele faz dos desobedientes às suas vis paixões e imundície. Deus abandona-os para serem arruinados e fá-lo em 3 etapas:
1. Entrega-os aos seus desejos desenfreados – aquilo que cobiçam torna-se tão forte que já não conseguem resistir-lhe e entregam-se ao mal.
"São bem conhecidas as obras dos maus instintos: desregramentos sensuais, imoralidades, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, intrigas, ciúmes, iras, rivalidades, discórdias, divisões, invejas, embriaguez, abusos na comida e outras coisas semelhantes. Previno-vos, (...) os que fazem tais coisas não herdarão o reino de Deus." Gal 5:19 (BPT)
"Como crentes em Deus, não consintam que a devassidão ou qualquer espécie de imoralidade ou ganância sejam sequer nomeadas no vosso meio." Ef 5:3 (BPT)
2. Entrega-os à vergonha – primeiro pecam às escondidas, mas em pouco tempo todos sabem o baixo nível a que as pessoas desceram. Mesmo assim, estão tão cegos que não consideram nada de errado nas suas acções.
3. Entrega-os a um sentimento perverso – justificam-se na sua mente pelas más acções que cometem e buscam continuamente o mal e o seu próprio prazer, sem olharem a quem magoam ou prejudicam.

QUAL O OBJECTIVO DE DEUS AO ABANDONAR O CORAÇÃO DURO?
Permitir que as consequências do seu pecado acelerem o Juízo Divino. O Mal só gera mal – a pessoa acaba por se ver numa situação tão degredada que já nada lhe dá prazer, nem aquilo que cobiçou em primeiro lugar. Haverá sofrimento e angústia para todos os que fazem o mal. Rm 2:3-9a BPT 
Levar a pessoa a reconhecer o seu estado lastimoso e que precisa de salvação, tal como o Filho Pródigo só reconheceu a situação deplorável em que estava, quando sentiu tanta fome que comeu a comida dos porcos. A voz da sua consciência ensina-lhes o que devem fazer e acusa-os ou defende-os, conforme os casos. Rm 2:15b BPT
“Uma noite com os porcos, é tudo quanto um rebelde precisa para compreender aonde chegou e que necessita de se arrepender.” Joyce Meyer
QUAL É A SOLUÇÃO?
De uma forma ou outra, cada um de nós já se endureceu nalguma área e só despertámos depois que sofremos as consequências do nosso pecado. Quanto mais tempo a pessoa viver endurecido, maior a possibilidade de se desviar por completo do centro da vontade de Deus. Contudo Deus está sempre de braços abertos para nos receber! E há sempre uma nova oportunidade de fazermos o bem em vez do mal. Como?

A. ARREPENDIMENTO SINCERO E COMPLETO de todo o mal feito, perante Deus e perante as pessoas.
Deve pedir perdão a Deus, pecado a pecado, pedindo ao Espírito Santo que o lembre de cada acção, palavra ou pensamento errado que cometeu contra o senhorio de Cristo, contra a santidade do Espírito Santo que habita dentro de si, contra o Pai que é doador da vida e de todas as coisas boas na vivência do ser humano. Humilhar-se no Altar de Deus, sem desculpas, nem rodeios, nem máscaras, nem segundas intenções. “Sonda-me ò Deus” pode ser um processo demorado, porque Deus irá lembrar cada área que deve ser tratada, mas é o único meio de ficar novamente limpo.
Não basta pedir perdão a Deus, mas à medida que o Espírito Santo mostrar como o pecado magoou outras pessoas, às vezes até as mais próximas, deve pedir perdão às pessoas que prejudicou, uma-a-uma, sem orgulho, sem desculpas, admitindo o que fez e confessando o erro.
Por fim, não basta só pedir perdão com palavras, mas deve restituir os prejuízos que causou, sejam financeiros, emocionais ou físicos. 
Quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado e fizer juízo e justiça, restituindo esse ímpio o penhor, pagando o furtado, andando nos estatutos da vida e não praticando iniquidade, certamente viverá, não morrerá. Ez 33:14-15 (RC)

Devem, portanto, confessar a sua culpa e indemnizar aquele que foi prejudicado, na medida do prejuízo e acrescentando mais um quinto do seu valor. Nm 5:7 (BPT)

Zaqueu pôs-se de pé e disse ao Senhor: «Ó Senhor! Vou dar aos pobres metade de todos os meus bens e às pessoas a quem prejudiquei vou dar-lhes quatro vezes mais.» Lc 19:8 (BPT)

B. MUDAR RADICALMENTE de vida, afastando-se de tudo e de todos que possam fazer cair nos velhos hábitos.
Deve dominar a mente e a língua, com uma vida diária de oração e leitura da Bíblia, para evitar contaminar-se com velhos padrões de comportamento ou mentalidade.
Deve ter comunhão com pessoas idóneas saudáveis para se resguardar do mal.
É importante ter alguém a quem preste contas da sua vida espiritual, alguém a quem se sujeita e que respeita, para manter um estilo de vida santo e espiritual. 
Sempre que sentir a mínima tentação, procurar ajuda e confessar a fragilidade, para que juntos possam trabalhar em firmar o carácter na Palavra de Deus, na oração e no jejum, na humildade.
Se alguma coisa incomodou o seu coração, enquanto lia estas palavras, alegre-se: é sensível ao Espírito Santo. Arrependa-se imediatamente e diga como o salmista “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” Sl 139:23-24 (RC)

Não deixe o seu coração contaminar-se com a dureza que significa como diz o dicionário “entregar-se à estupidez ou fazer a alma insensível”. O que ganharia com isso?
Somos únicos e cada um de nós tem um propósito singular nesta terra! Endurecer o coração contra Deus é desperdiçar a dádiva da vida e a mordomia que Ele nos confiou.
Arrependa-se diariamente! Depressa! Seja do que for. Sempre!

OS PERIGOS DE ENDURECER O CORAÇÃO, por Sandra Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASAMENTO, ALIANÇA DE SANGUE

“EU SOU O QUE SOU”

UM OLHAR PROFÉTICO SOBRE OS TEMPOS